EICMA 2022 foi o palco para o lançamento dos modelos da empresa japonesa que usam como plataforma o novo motor de 800cc.
Durante a abertura do Salão de Milão – EICMA 2022 foram apresentados os novos modelos da Suzuki, baseados na plataforma dos motores de 800cc que a empresa japonesa está lançando no mercado mundial. A GSX-8S e a V-Strom 800DE são motos de categorias diferentes, uma naked e uma trail, respectivamente, mas que compartilham a mesma motorização, eletrônica e outros itens.
Sem muitas alterações estéticas, a V-Strom 800DE possui o mesmo propulsor DOHC de dois cilindros em linha com capacidade de 776 cm³ que a GSX-8S, esta sim uma aposta da marca para alavancar vendas globais. Ambas vão estrear no mercado europeu durante o primeiro trimestre de 2023, e, de acordo com a J. Toledo, representante da Suzuki no Brasil, estão previstas para chegarem ao nosso país no segundo semestre do ano que vem.
Além do quadro de aço, as motos compartilham o painel TFT colorido de cinco polegadas, controle de tração de três modos, quickshifter bidirecional, além de embreagem deslizante e modos de potência selecionáveis. A V-Strom 800DE adiciona às configurações de controle de tração um modo G (gravel), com foco na utilização off-road. A aventureira também inclui uma configuração de ABS que oferece dois modos – para maior ou menor intervenção, além da possibilidade de desligar o ABS da roda traseira.
O motor da Suzuki GSX-8S é um inédito dois cilindros em linha paralelo de 776 cm³, que na naked produz 82,9 cv de potência máxima a 8.500 rpm e 7,9 kgf.m de torque em 6.800 giros. Com o novo Cross Balancer, sistema de balanceamento com dois contraeixos (um em cada pistão), as vibrações ficam reduzidas, o que garante um motor mais compacto, proporcionando um quadro mais eficiente. Outro ponto alto é o sistema de escape, com um silenciador mais curto, o que melhora o aspecto compacto da moto e produz um ronco bem interessante.
No chassi da GSX-8S, o caráter streetfighter da moto fica evidenciado, com guidão de alumínio largo e cônico, proporcionando uma posição de pilotagem esportiva, de modo que o piloto consiga contornar curvas com velocidade e segurança.
Nas suspensões dianteiras os garfos são invertidos, enquanto a traseira possui amortecedor KYB e um novo braço oscilante de alumínio exclusivo, projetado para conferir maior estabilidade e conforto na condução.
Os freios contam com discos duplos de 310 mm na dianteira e um simples de 240 mm na traseira, conferindo alto poder de frenagem.
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Fonte: EICMA/Suzuki
Fotos: Divulgação/EICMA/Suzuki
Por Editoria Moto Channel Brazil
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