• Home
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Competições
    • On-Road
    • Off-Road
  • Mercado
    • Superesportiva
    • Esportiva/Naked
    • Crossover/Motard/Scrambler
    • Custom/Cruiser/Touring
    • Trail/Cross
    • City/Scooter/CUB
    • Produtos/Serviços
  • Calendários
    • Esportivos
    • Eventos
  • Vídeos
  • Fale Conosco
Moto Channel Brazil
Moto Channel Brazil

Rio de Janeiro

18 de maio de 2025
  • Home
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Competições
    • On-Road
    • Off-Road
  • Mercado
    • Superesportiva
    • Esportiva/Naked
    • Crossover/Motard/Scrambler
    • Custom/Cruiser/Touring
    • Trail/Cross
    • City/Scooter/CUB
    • Produtos/Serviços
  • Calendários
    • Esportivos
    • Eventos
  • Vídeos
  • Fale Conosco
  • Siga-nos
    • Facebook
    • Twitter
    • Linkedin
    • Youtube
    • Instagram
  • Home
    Vídeos

    Por que o MotoGP não realiza uma etapa no Brasil?

    24 de abril de 2021 Competições, Notícias, On-Road, Vídeos 11 comments 7809

    Compartilhe

    Facebook Twitter LinkedIn

    A falta de um autódromo que possa suprir as exigências de segurança e toda a infraestrutura necessária para a organização do evento são os dois principais fatores.

    Muitos leitores nos perguntam por que o Mundial de Motovelocidade, o MotoGP, não realiza uma etapa no Brasil? O primeiro ponto a ser abordado é o local: Em qual autódromo poderíamos realizar uma corrida de motocicletas de alto nível sem colocar em risco a segurança dos pilotos? Hoje nem todos os circuitos brasileiros são homologados pela Dorna – Promotora e Organizadora do MotoGP – e a maioria das pistas disponíveis no Brasil não oferecem a segurança (área de escape ou traçado adaptado para a prática de motociclismo) necessária aos grandes nomes da modalidade e seus contratos milionários.

     

    Porém, não é só a falta de segurança que inviabiliza a vinda do MotoGP ao Brasil. Pistas como Goiânia (Goiás) e Curvelo (Minas Gerais) já receberam o aval da Dorna para a realização das corridas do Mundial em solo nacional, mas esses dois autódromos carecem de infraestrutura, tais como áreas para montagem de todo “circo” do MotoGP, bem como arquibancadas, camarotes, centros de hospitalidade, restaurantes e até rede hoteleira compatível com a demanda turística no entorno do autódromo. Essas instalações são indispensáveis para receber pilotos, equipes e torcedores com o mínimo de conforto e mobilidade.

     

    Ainda assim, poderíamos pensar em Interlagos, com sua “famosa” Curva do Café, que apesar das reformas dificilmente seria aprovada pela Dorna e pela IRTA (International Road Racing Teams Association – órgão desportivo que cuida das regras e da segurança na motovelocidade mundial), ou um novo autódromo no Rio de Janeiro.

     

    Aproveitando o tema, esse projeto do autódromo do Rio de Janeiro já começa como um verdadeiro fiasco, pois mesmo que seja liberada a obra pelos órgãos ambientais (que embargam o empreendimento por anos consecutivos), o local onde se pretende construir é um dos piores do Estado, tanto em termos de localização quanto ao fato de não haver infraestrutura pronta (hotéis/restaurantes), criando outro “elefante branco” na cidade. Além disso, aquela área é conhecida por ser uma das mais violentas da região, por conta das comunidades no entorno e das ocorrências frequentes entre traficantes de drogas e outros delitos.

     

    Resumindo: A falta de um autódromo que possa suprir as exigências de segurança e toda a infraestrutura necessária para a organização do evento são os dois principais fatores pelos quais o Campeonato Mundial de Motovelocidade não é realizado no Brasil.

     

    Siga-nos nas redes sociais:

    Instagram: https://www.instagram.com/mcbmoto/

    Facebook: https://www.facebook.com/mcbmoto/

    Twitter: https://twitter.com/motochannelbr

    Site: https://mcbmoto.com.br/

     

    Fonte: Moto Channel Brazil

    Fotos: Divulgação

    Por Rubens Junior

    • Tags
    • Autódromo
    • Campeonato Mundial de Motovelocidade
    • Campeonato Mundial de Superbike
    • Competições
    • Esportes
    • MotoGP
    • Mundial de Superbike
    • Superbike
    • SuperBike Brasil
    • WorldSBK
    • WSBK

    Compartilhe

    Facebook Twitter LinkedIn
    Next article Jack Miller leva a Ducati ao topo do pódio em Jerez
    Previous article Fábio Quartararo assume a liderança no campeonato de MotoGP

    Veja Também

    Calendário Mundial de Superbike
    13 de maio de 2025

    Calendário Mundial de Superbike

    Festival Moto Brasil - RJ
    13 de maio de 2025

    Festival Moto Brasil - RJ

    Romain Febvre lidera o Mundial de Motocross
    11 de maio de 2025

    Romain Febvre lidera o Mundial de Motocross

    11 Comments

    1. Rodrigo Cesar
      13 de abril de 2017 at 23:35 Reply ↓

      Uma Duvida o Circuito de Interlagos é anti Horário. E se por ventura deixar o traçado no sentido horário?

    2. Marco Aurélio de Souza Alves
      17 de abril de 2017 at 21:58 Reply ↓

      A temos autódromo para ter as corrida dá MotoGp.Interlagos tem sim condições de receber as corrida é só adpita a pista colocar mais proteção porque recebe o campeonato Brasileiro de moto porque não pode receber a MotoGp.

      1. Moto Channel Brazil
        18 de abril de 2017 at 11:16 Reply ↓

        Porque para a Federação Internacional de Motociclismo (FIM), para a Dorna e para a IRTA, que são as entidades que podem dar o sinal verde para a realização de uma prova da MotoGP no Brasil, Interlagos NÃO oferece a segurança necessária para os pilotos. Veja que a Federação Internacional de Motociclismo NÃO é a Federação Paulista de Motovelocidade, há uma grande diferença…

    3. Luciano
      27 de julho de 2017 at 16:26 Reply ↓

      Não realiza uma prova da WSBK com as motos produzidas em série, o q dirá da MotoGP com seus protótipos que ultrapassam os 340 km/h!

    4. Rafael Brandão
      12 de novembro de 2017 at 12:05 Reply ↓

      Não concordo com questões de infraestrutura, pois quem conhece Termas de Rio Rondo sabe que não há rede hoteleira e hospitalar para um evento desta natureza. É uma deficiência grotesca, porém o mundial ocorre lá.

      1. Moto Channel Brazil
        12 de novembro de 2017 at 12:23 Reply ↓

        Infra estrutura próxima ao autódromo…

    5. Mateus
      17 de junho de 2018 at 09:59 Reply ↓

      Resumindo, não pode haver corrida no Brasil, por causa dos problemas que assolam a população a anos, infraestrutura e segurança!!!

    6. Marcio Rosa
      3 de agosto de 2018 at 20:03 Reply ↓

      Caros, li a matéria e respeitosamente discordo totalmente do exposto! Não por “achismo”, conforme conteúdo do texto…
      Fatos: Ali foram disputadas várias competições Olímpicas e desafio a todos aqui, a trazerem informações (reportagens, estatísticas oficiais…) sobre contundentes violências, conforme quer insinuar a matéria com relação a violência no local, ocorridas no entorno e nos acessos a época da realização dos Jogos.
      Outro ponto: Foi noticiado a intenção da Dorna com os demais interessados em “tocar” o projeto na área citada. Então nós “somos os expertos” e eles são os “tolinhos” em relação aos riscos de um empreendimento destes no mundo dos negócios?
      Fonte:
      https://sportv.globo.com/site/eventos/mundial-de-motovelocidade/noticia/dorna-assina-protocolo-de-intencoes-para-motogp-voltar-ao-rio-de-janeiro-em-2021.ghtml

      Ademais, já ouvi em transmissões do Guto Neijain & Fausto Macieira comentarem sobre o deslocamento deles do hotel para o circuito. Quais os circuitos europeus tem infraestrutura na porta? Citem aí?
      Só para lembra-los: A Transolímpica + a Av. Brasil liga o importante centro hoteleiro e de serviços da Barra da Tijuca ao local do futuro acesso por via expressa onde se deslocaram um número enorme de turistas, durante os Jogos olímpicos com conforto e segurança.
      Precisamos é de matérias isentas e não opiniões pessoais…

      1. Moto Channel Brazil
        5 de agosto de 2018 at 14:21 Reply ↓

        Claro, só não queira nos convencer que Deodoro é uma boa, pois não é. Durante os Jogos Olímpicos, praticamente policiais de todos os cantos do Brasil (Força Nacional inclusive) estavam no Rio para fazer a segurança do entorno e, aos olhos do público e do mundo, tudo transcorrer na mais perfeita ordem. Lembramos que não haverá um aparato de segurança desse nível durante qualquer corrida. Outrossim, sabemos que muitas vezes os órgãos oficiais são “experts” sim em maquiar a real situação para os não-nacionais, vide o histórico do Sr. Sérgio Cabral e Cia, onde estão as UPPs? Não eram exemplos e cases de sucesso? A Transolímpica é insegura e a AV. Brasil meu nobre Márcio está sucateada… e abandonada. Não damos aqui opiniões de A ou B, mas apuramos os fatos e sabemos a realidade em que vivemos. Obrigado.

    7. Tarik Torrezan
      31 de março de 2019 at 11:58 Reply ↓

      Eu acho incrível só ter Interlagos no estado de SP, será que não há público para mais um circuito internacional ou em Campinas ou em Sorocaba ou até no Vale do Paraíba??

    8. ANTÔNIO ALVES
      13 de abril de 2019 at 16:00 Reply ↓

      Os donos da MotoGP não vê retorno nem contrapartida dos envolvidos. Goiânia em 1987 não tinha 10% da infraestrutura de hoje e fez 3 etapas

    Deixe um comentário para ANTÔNIO ALVES Cancelar comentário

    Assista também…
    Mais Lidas
    Calendário Mundial de Superbike Calendários

    Calendário Mundial de Superbike

    13 de maio de 2025 445
    Tiradentes Bike Fest - MG Calendários

    Tiradentes Bike Fest - MG

    15 de abril de 2025 386
    Calendário Mundial de Motocross Calendários

    Calendário Mundial de Motocross

    9 de maio de 2025 231
    Calendário Mundial de Motovelocidade Calendários

    Calendário Mundial de Motovelocidade

    11 de maio de 2025 225
    Festival Moto Brasil - RJ Calendários

    Festival Moto Brasil - RJ

    13 de maio de 2025 146
    Frases…

    “Estou lutando. Obrigado por todo apoio” - Jorge Martin (#89), atual Campeão Mundial de Motovelocidade e piloto da Aprilia Racing, que pode ficar mais três meses afastado das pistas por fratura nas costelas.

    Fonte: MotoGP
    Nuvem de Tags
    Arena Cross BMW Campeonato Mundial de Motocross Campeonato Mundial de Motovelocidade Campeonato Mundial de Superbike City Competições Cruiser Custom Ducati Esportes Esportiva FIM Honda Kawasaki Maxitrail MCBMOTO Mercado Moto2 Moto3 Motocross MotoGP Motovelocidade Mundial de Motocross Mundial de Motovelocidade Mundial de Superbike MX2 MXGP Naked Off-Road On-Road Rally Rally Dakar Scooter Superbike SuperBike Brasil Supercross Superesportiva Supersport Touring Trail Triumph WorldSBK WSBK Yamaha
    • Home
    • Quem Somos
    • Notícias
    • Competições
    • Mercado
    • Calendários
    • Vídeos
    • Fale Conosco
    • Back to top
    © Moto Channel Brazil 2016. Todos os Direitos Reservados.
    Produzido e Desenvolvido por Mip Themes