Moto ganhou novo conjunto óptico, nova lanterna traseira em LED, painel totalmente digital e uma tomada 12volts junto ao guidão.
Juntamente com as mudanças que deram à nova Crosser um visual ainda mais atraente e tecnológico, estão todas as qualidades que a tornaram uma referência em agilidade, durabilidade, economia e conforto. A Crosser está disponível em duas versões, S e Z. A versão S traz um estilo mais urbano, com o para-lama baixo, próximo ao pneu e motor com acabamento em preto fosco, reforçando a pegada esportiva e mais urbana da moto. Já a versão Z traz inspiração do universo off-road, com o para-lama mais alto, que garante um visual mais radical e aventureiro.
No visual, o design da Nova Crosser ABS ficou mais moderno, com destaque para o novo conjunto óptico com luzes de posição e projetor de LED, muito mais impactante e eficiente. Esse sistema tem maior amplitude e potência de iluminação, tornando a condução noturna mais segura, além de oferecer maior durabilidade e menor consumo energético.
O painel multifunção é totalmente novo, e o mais completo da categoria. Ele é 100% digital e seu novo visual reforça a modernidade da nova Crosser. Sua iluminação é em LED e o fundo do tipo blackout, contrastando ainda mais as informações no display, facilitando a leitura tanto na pilotagem diurna quanto noturna. Traz ainda um útil Indicador de marcha, que facilita a condução, marcador do nível de combustível, conta-giros, velocímetro, hodômetro total e dois parciais, relógio e as luzes indicadoras do sistema de ABS, do sistema Blueflex, de funcionamento de sistema de injeção e de piscas, farol alto e neutro.
Um dos destaques da Crosser continua sendo o seu motor. Do tipo monocilíndrico arrefecido a ar, com 149 cc, é capaz de gerar a potência máxima de 12,2 cv quando abastecido com gasolina, e 12,4 cv com etanol. O propulsor chama atenção pela robustez mecânica e por seu fôlego, que tornam a pilotagem ágil e divertida, e se destaca pela suavidade no funcionamento com baixa vibração, que se traduz em uma pilotagem mais confortável.
Sua alimentação é feita pelo moderno sistema de injeção eletrônica de combustível BLUEFLEX, que permite o abastecimento com gasolina, etanol, ou mistura de ambos em qualquer proporção. Esse sistema garante ainda baixo consumo, refletindo na ótima autonomia alcançada com o tanque de 12 litros, possibilitando um amplo intervalo entre um abastecimento e outro. O design da traseira também é novidade. A nova lanterna, com desenho mais esportivo, é em LED, garantindo maior durabilidade e melhor visibilidade para que vem atrás.
Suas suspensões contam com garfo telescópico na dianteira, que tem curso de 180 mm e protetores do tipo sanfona, que protegem o garfo dianteiro de danos causados por impactos de pedras, poeira e outros detritos. Na traseira, o sistema é composto por um amortecedor único e seu curso é de 160 mm. Sua fixação na balança é feita através de links, que garantem maior conforto e suavidade na absorção de impactos.
A principal vantagem desse sistema em uma motocicleta on/off-road é tornar o funcionamento mais progressivo, com um amortecimento que começa macio e fica mais rígido à medida que é mais exigido, minimizando os riscos de que a suspensão chegue ao final de seu curso.
Ficha Técnica
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Fonte: Yamaha
Fotos: Divulgação/Yamaha
Por Editoria Moto Channel Brazil