A nova tecnologia, batizada de TPI (Tranfer Port Injection) promete motores mais econômicos em termos de consumo, e que dispensam a mistura de óleo na gasolina.
Conforme o prometido, a KTM revelou dois modelos com propulsores 2 tempos de injeção eletrônica. O lançamento oficial aconteceu ontem (15/05), na Europa, com previsão de comercialização no próximo mês. Inicialmente, as motos lançadas são a 250 EXC TPI e a 300 EXC TPI.
A nova tecnologia, batizada de TPI (Tranfer Port Injection) promete motores mais econômicos em termos de consumo, e que dispensam a mistura de óleo na gasolina. A promessa também é de uma nova era no estilo de pilotagem, assim como no acerto das motos, que agora poderão ser feitas por sistema de computador, assim como já acontece nas 4 tempos.
Os modelos também apresentam um novo sistema de gerenciamento do motor e ventral eletrônica (ECU) que utiliza sensores para determinar o tempo de ignição perfeita e injeção de combustível. Para este novo propulsor, houve ajustes também no cilindro, na caixa do filtro de ar, na bomba de óleo e no tanque de combustível, para a aplicação da injeção de combustível.
“É um momento de muito orgulho para nós… lançamos as primeiras máquinas de competição de 2 tempos off-road com injeção eletrônica de combustível em série no planeta. Nós, da KTM, estamos comprometidos em desenvolver tecnologia revolucionária e conseguimos isso com os modelos KTM 250 EXC TPI e KTM 300 EXC TPI. Nossa meta era criar uma moto de enduro de dois tempos que não fosse complexa, com o mesmo desempenho de uma máquina carburada, mas com todos os benefícios da injeção de combustível, o que inclui a eliminação da necessidade de pré-misturar o combustível”, disse Joachim Sauer, gerente de produtos off-road da marca austríaca.
Nos Estados Unidos e no Canadá, elas devem estar disponíveis a partir de setembro. Infelizmente, no Brasil ainda não há previsão da chegada dessas incríveis máquinas.
Fonte: KTM
Fotos: Divulgação/KTM
Por Rubens Junior, em 16/05/2017
Deixe um comentário