Big Trail apresenta potência e versatilidade com muita tecnologia embarcada.
Após testarmos no ano passado a CRF 1100L Africa Twin standard, chegou a hora de irmos ao topo da cadeia alimentar com o modelo Adventure Sports. Na primeira oportunidade utilizamos uma moto dotada do sistema tradicional para a troca de marchas, agora, com muito mais tecnologia embarcada na Adventure Sports, utilizamos o sistema automático de câmbio, que dispensa o uso de embreagem e chama a atenção logo que você sobe a bordo desta máquina.
Logo que você assume a posição de pilotagem é importante entender um pouco como funciona os equipamentos e funções disponíveis no pacote tecnológico. Se o dia estiver frio, você pode utilizar a função “punhos aquecidos”, selecionando o nível de aquecimento, porém com acionamento em outro botão (um pouco confuso). São muitos botões: setas, visor, controle de cruzeiro e, se for o modelo DCT, você ainda ganha as alavancas para trocas de marcha no punho esquerdo e os seletores de modo do câmbio no punho direito.
A transmissão DCT é uma exclusividade da Honda em motocicletas. Assim como os câmbios borboleta dos carros esportivos, o sistema oferece trocas de marcha super-rápidas, permitindo ao piloto escolher entre três diferentes configurações, em que uma é manual e duas são automáticas.
A Honda CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports se comporta muito bem em ambiente urbano, principalmente se mostrando bem equilibrada para condução em baixa velocidade. Apertando o botão D (Drive) a moto engata a “primeira” e aí é preciso se acostumar à tocada “estilo scooter”, mas sem nos esquecermos de que o motor dessa big trail tem 1.084 cm³, entregando 99,3 cv de potência e torque de 10,5 kgfm. Você acelera e a moto vai começa a se deslocar, mas é preciso ter cuidado com o acelerador, para não sair de forma brusca.
Como notamos durante a pilotagem da moto, o câmbio merece destaque, tanto na utilização quanto na funcionalidade. No lado direito, existe um seletor que permite escolher o modo D (Drive) ou S (Sport). O modo S conta com outros três modos, todos entregando uma tocada mais esportiva. Ainda há outro seletor para o modo “Manual”, que permite trocas através de dois botões no punho esquerdo.
Quando no modo manual, a Africa Twin Adventure Sports reage rapidamente aos comandos e o câmbio se mostra eficaz e obediente, porém a de se ficar atento ao momento certo para a troca, de acordo com o giro do motor. Mesmo em modo manual, se o piloto resolver parar em um semáforo ou pedágio em sexta marcha, a moto volta para a primeira automaticamente.
Assim que levamos a moto para estradas de terra ou rodovias, a bolha invade um pouco o campo de visão, porém existe a opção de regular a altura do assento, o que pode ajudar. Nessas condições a Africa Twin Adventure Sports mostra toda a capacidade e elasticidade de seu motor, que entrega torque e potência com precisão, tudo isso devido à tecnologia do acelerador eletrônico TBW (Throttle By Wire), que faz uma leitura minuciosa da intensidade da aceleração aplicada pelo piloto. O ronco desse propulsor é um espetáculo à parte.
No uso off-road vale uma pilotagem com mais atenção, pois a “falta” de embreagem tira um pouco da noção do comando da moto para quem ainda não está acostumado, mas, apesar do tamanho, a big trail está entre as mais leves da categoria. Seu quadro e subchassi mudaram e são fabricados em aço e alumínio, respectivamente. Segundo a Honda, para reduzir ainda mais a massa suspensa na parte traseira da moto, o mesmo ocorreu com a balança que, somada a outras atualizações de materiais, gerou uma redução de 10 kg no peso total da moto.
No visual, destaque para as cores da HRC e para a iluminação full LED, com luzes diurnas e na Adventure Sports top as luzes de curva. O que favorece esse modelo é o sistema “Cornering ABS”, que aplica a força de frenagem ideal na roda, considerando o ângulo de inclinação dos sensores de medição inercial, a desaceleração da moto e a taxa de deslizamento das rodas dianteira e traseira. Além disso, essa funcionalidade auxilia a frenagem em superfícies inclinadas, melhorando a pilotagem e trazendo mais segurança ao piloto.
Preços e Modelos
- Africa Twin 1100L: a partir de R$ 75.510,00 (sem frete incluso)
- Africa Twin 1100L Adventure Sports: a partir de R$ 94.853,00 (sem frete incluso)
*Preços públicos são sugeridos para São Paulo e não incluem frete.
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Fonte: MCB/Honda
Fotos: MCB
Por Editoria Moto Channel Brazil
1 Comment
Luciano
29 de abril de 2022 at 15:19A moto é bacana claro que é, mas por ter tanta tecnologia embarcada se torna muito cara para nosso padrão assim como todas as outras do seu segmento.
Sou a favor de lançar uma standard, só com o essencial e uma embreagem deslizante e ABS para ter custo benefício, só assim para tentar ter uma.