• Home
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Competições
    • On-Road
    • Off-Road
  • Mercado
    • Superesportiva
    • Esportiva/Naked
    • Crossover/Motard/Scrambler
    • Custom/Cruiser/Touring
    • Trail/Cross
    • City/Scooter/CUB
    • Produtos/Serviços
  • Calendários
    • Esportivos
    • Eventos
  • Vídeos
  • Fale Conosco
Moto Channel Brazil
Moto Channel Brazil

Rio de Janeiro

18 de maio de 2025
  • Home
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Competições
    • On-Road
    • Off-Road
  • Mercado
    • Superesportiva
    • Esportiva/Naked
    • Crossover/Motard/Scrambler
    • Custom/Cruiser/Touring
    • Trail/Cross
    • City/Scooter/CUB
    • Produtos/Serviços
  • Calendários
    • Esportivos
    • Eventos
  • Vídeos
  • Fale Conosco
  • Siga-nos
    • Facebook
    • Twitter
    • Linkedin
    • Youtube
    • Instagram
  • Home
    Trail/Cross

    Avaliamos a Honda CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports

    12 de abril de 2022 Mercado, Notícias, Trail/Cross 1 comments 364

    Compartilhe

    Facebook Twitter LinkedIn

    Big Trail apresenta potência e versatilidade com muita tecnologia embarcada.

    Após testarmos no ano passado a CRF 1100L Africa Twin standard, chegou a hora de irmos ao topo da cadeia alimentar com o modelo Adventure Sports. Na primeira oportunidade utilizamos uma moto dotada do sistema tradicional para a troca de marchas, agora, com muito mais tecnologia embarcada na Adventure Sports, utilizamos o sistema automático de câmbio, que dispensa o uso de embreagem e chama a atenção logo que você sobe a bordo desta máquina.

    Logo que você assume a posição de pilotagem é importante entender um pouco como funciona os equipamentos e funções disponíveis no pacote tecnológico. Se o dia estiver frio, você pode utilizar a função “punhos aquecidos”, selecionando o nível de aquecimento, porém com acionamento em outro botão (um pouco confuso). São muitos botões: setas, visor, controle de cruzeiro e, se for o modelo DCT, você ainda ganha as alavancas para trocas de marcha no punho esquerdo e os seletores de modo do câmbio no punho direito.

    A transmissão DCT é uma exclusividade da Honda em motocicletas. Assim como os câmbios borboleta dos carros esportivos, o sistema oferece trocas de marcha super-rápidas, permitindo ao piloto escolher entre três diferentes configurações, em que uma é manual e duas são automáticas.

    A Honda CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports se comporta muito bem em ambiente urbano, principalmente se mostrando bem equilibrada para condução em baixa velocidade. Apertando o botão D (Drive) a moto engata a “primeira” e aí é preciso se acostumar à tocada “estilo scooter”, mas sem nos esquecermos de que o motor dessa big trail tem 1.084 cm³, entregando 99,3 cv de potência e torque de 10,5 kgfm. Você acelera e a moto vai começa a se deslocar, mas é preciso ter cuidado com o acelerador, para não sair de forma brusca.

    Como notamos durante a pilotagem da moto, o câmbio merece destaque, tanto na utilização quanto na funcionalidade. No lado direito, existe um seletor que permite escolher o modo D (Drive) ou S (Sport). O modo S conta com outros três modos, todos entregando uma tocada mais esportiva. Ainda há outro seletor para o modo “Manual”, que permite trocas através de dois botões no punho esquerdo.

    Quando no modo manual, a Africa Twin Adventure Sports reage rapidamente aos comandos e o câmbio se mostra eficaz e obediente, porém a de se ficar atento ao momento certo para a troca, de acordo com o giro do motor. Mesmo em modo manual, se o piloto resolver parar em um semáforo ou pedágio em sexta marcha, a moto volta para a primeira automaticamente.

    Assim que levamos a moto para estradas de terra ou rodovias, a bolha invade um pouco o campo de visão, porém existe a opção de regular a altura do assento, o que pode ajudar. Nessas condições a Africa Twin Adventure Sports mostra toda a capacidade e elasticidade de seu motor, que entrega torque e potência com precisão, tudo isso devido à tecnologia do acelerador eletrônico TBW (Throttle By Wire), que faz uma leitura minuciosa da intensidade da aceleração aplicada pelo piloto. O ronco desse propulsor é um espetáculo à parte.

    No uso off-road vale uma pilotagem com mais atenção, pois a “falta” de embreagem tira um pouco da noção do comando da moto para quem ainda não está acostumado, mas, apesar do tamanho, a big trail está entre as mais leves da categoria. Seu quadro e subchassi mudaram e são fabricados em aço e alumínio, respectivamente. Segundo a Honda, para reduzir ainda mais a massa suspensa na parte traseira da moto, o mesmo ocorreu com a balança que, somada a outras atualizações de materiais, gerou uma redução de 10 kg no peso total da moto.

    No visual, destaque para as cores da HRC e para a iluminação full LED, com luzes diurnas e na Adventure Sports top as luzes de curva. O que favorece esse modelo é o sistema “Cornering ABS”, que aplica a força de frenagem ideal na roda, considerando o ângulo de inclinação dos sensores de medição inercial, a desaceleração da moto e a taxa de deslizamento das rodas dianteira e traseira. Além disso, essa funcionalidade auxilia a frenagem em superfícies inclinadas, melhorando a pilotagem e trazendo mais segurança ao piloto.

     

    Preços e Modelos

    • Africa Twin 1100L: a partir de R$ 75.510,00 (sem frete incluso)
    • Africa Twin 1100L Adventure Sports: a partir de R$ 94.853,00 (sem frete incluso)

    *Preços públicos são sugeridos para São Paulo e não incluem frete.

     

    Siga-nos nas redes sociais

    YouTube: https://www.youtube.com/mcbmotobrazil

    Instagram: https://www.instagram.com/mcbmoto/

    Facebook: https://www.facebook.com/mcbmoto/

    Twitter: https://twitter.com/motochannelbr

    Site: https://mcbmoto.com.br/

     

    Fonte: MCB/Honda

    Fotos: MCB

    Por Editoria Moto Channel Brazil

    • Tags
    • Africa Twin
    • Big Trail
    • Honda
    • Trail

    Compartilhe

    Facebook Twitter LinkedIn

    Veja Também

    Calendário Mundial de Superbike
    13 de maio de 2025

    Calendário Mundial de Superbike

    Festival Moto Brasil - RJ
    13 de maio de 2025

    Festival Moto Brasil - RJ

    Romain Febvre lidera o Mundial de Motocross
    11 de maio de 2025

    Romain Febvre lidera o Mundial de Motocross

    1 Comment

    1. Luciano
      29 de abril de 2022 at 15:19 Reply ↓

      A moto é bacana claro que é, mas por ter tanta tecnologia embarcada se torna muito cara para nosso padrão assim como todas as outras do seu segmento.
      Sou a favor de lançar uma standard, só com o essencial e uma embreagem deslizante e ABS para ter custo benefício, só assim para tentar ter uma.

    Deixe um comentário Cancelar comentário

    Assista também…
    Mais Lidas
    Calendário Mundial de Superbike Calendários

    Calendário Mundial de Superbike

    13 de maio de 2025 439
    Tiradentes Bike Fest - MG Calendários

    Tiradentes Bike Fest - MG

    15 de abril de 2025 376
    Calendário Mundial de Motocross Calendários

    Calendário Mundial de Motocross

    9 de maio de 2025 227
    Calendário Mundial de Motovelocidade Calendários

    Calendário Mundial de Motovelocidade

    11 de maio de 2025 216
    Festival Moto Brasil - RJ Calendários

    Festival Moto Brasil - RJ

    13 de maio de 2025 143
    Frases…

    “Estou lutando. Obrigado por todo apoio” - Jorge Martin (#89), atual Campeão Mundial de Motovelocidade e piloto da Aprilia Racing, que pode ficar mais três meses afastado das pistas por fratura nas costelas.

    Fonte: MotoGP
    Nuvem de Tags
    Arena Cross BMW Campeonato Mundial de Motocross Campeonato Mundial de Motovelocidade Campeonato Mundial de Superbike City Competições Cruiser Custom Ducati Esportes Esportiva FIM Honda Kawasaki Maxitrail MCBMOTO Mercado Moto2 Moto3 Motocross MotoGP Motovelocidade Mundial de Motocross Mundial de Motovelocidade Mundial de Superbike MX2 MXGP Naked Off-Road On-Road Rally Rally Dakar Scooter Superbike SuperBike Brasil Supercross Superesportiva Supersport Touring Trail Triumph WorldSBK WSBK Yamaha
    • Home
    • Quem Somos
    • Notícias
    • Competições
    • Mercado
    • Calendários
    • Vídeos
    • Fale Conosco
    • Back to top
    © Moto Channel Brazil 2016. Todos os Direitos Reservados.
    Produzido e Desenvolvido por Mip Themes