Equipe dos pilotos Pol Espargaró, Katsuyuki Nakasuga e Alex Lowes triunfa na terceira etapa do Campeonato Mundial de Resistência.
Neste domingo (31/07), a equipe oficial da Yamaha venceu a 39ª edição das 8 Horas de Suzuka, prova válida pela terceira etapa do Campeonato Mundial de Resistência 2016. A moto (#21) dos pilotos Pol Espargaró (MotoGP), Katsuyuki Nakasuga (Campeão Japonês e piloto de testes da Yamaha MotoGP) e Alex Lowes (Superbike) triunfou pelo segundo ano consecutivo nesta corrida, mostrando que a nova YZF-R1 é a máquina a ser batida no autódromo que é a “casa da Honda”.
Em 2015, Pol Espargaró, Katsuyuki Nakasuga e Bradley Smith foram os protagonistas que deram à Yamaha uma vitória que não ocorria desde 1996, agora Alex Lowes (que substituiu Smith no line-up) também sentiu o gosto de vencer essa disputa, que envolve tanto trabalho em equipe. Outro destaque da corrida foi o abandono por problemas técnicos da equipe Musashi, que contava com as estrelas Takumi Takahashi, Michael van der Mark (Superbike) e Nicky Hayden (ex-MotoGP e atual Superbike), promessas que levariam a Honda ao pódio das 8 Horas de Suzuka, algo que não aconteceu.
A vitória da Yamaha começou quando Nakasuga já havia se recuperado de uma largada ruim, dando uma pequena vantagem ao seu time no primeiro pit stop, que Lowes manteve antes de passar a máquina para Espargaró. Sem oposição em termos de ritmo, o trio dos “três diapasões” manteve sua concentração, sustentando uma diferença de quase uma volta em relação ao segundo colocado até a bandeira quadriculada, vencendo por uma folgada margem de 2m17s883.
O Kawasaki Green Team (#87), dos pilotos Yanagawa, Haslam e Watanabe, ficou em segundo, seguido pela moto da equipe Yoshimura Suzuki (#12), que completou o pódio da 39ª edição das 8 Horas de Suzuka na terceira colocação.
Top 10 das 8 Horas de Suzuka – Terceira Etapa do Mundial de Resistência 2016
- #21 Yamaha Factory Racing Nakasuga/Espargaro/Lowes
- #87 Team Green Yanagawa/Haslam/Watanabe +2m 17.883s
- #12 Yoshimura Suzuki Tsuda/Brookes/Haga +1 volta
- #7 YART Yamaha EWC Team Parkes/Nozane/Fujita +4 voltas
- #32 Moto Map Suzuki Waters/Aoki/Konno +4 voltas
- #17 Kagayama Suzuki Kagayama/Uramoto/Kiyonari +5 voltas
- #01 Eva RT Kawasaki Deguchi/Izutsu/Nigon +5 voltas
- #22 SatuHati Honda Team Asia Pratama/Wilairot/Zaidi +6 voltas
- #18 Mistresa ATS Honda Nakatsuhara/Kobayashi/Sekiguchi +6 Voltas
- #090 Teluru RT Honda Akiyoshi/Cudlin/Ohkubo +6 voltas
A próxima etapa do Campeonato Mundial de Resistência 2016 acontece na Alemanha, com a realização das 8 Horas de Oschersleben, no dia 27 de agosto.
Fonte: Federação Internacional de Motociclismo
Fotos: Divulgação/Federação Internacional de Motociclismo
Por Rubens Junior, em 31/07/2016
Deixe um comentário