Scooter de três rodas apresenta estabilidade, mas carece de mais potência.
Após evento exclusivo destinado à imprensa, podemos colocar nossas primeiras impressões sobre o veículo urbano de pequena cilindrada Tricity 125, da Yamaha. Este curioso scooter é dotado de duas rodas na dianteira e uma na traseira, mas se inclina nas curvas como uma motocicleta convencional graças a suas suspensões independentes. Apesar de nos remeter a outros triciclos já conhecidos, tais como o Can-Am Syder, a largura das rodas não se sobrepõe à das carenagens, formando uma estrutura que não atrapalha a locomoção no trânsito.
Segundo a Yamaha, as três rodas são para beneficiar a estabilidade do modelo em curvas e frenagens, o que facilita a condução por iniciantes. Ainda sem previsão de ser vendido no Brasil, o Tricity 125 concorre na Europa com o MP3, fabricado pelo Grupo Piaggio, que comercializa seu triciclo por aqui nas recém-inauguradas revendas Vespa. No mercado europeu já existe a versão de 155 cc, com mais potência, talvez uma versão mais indicada para o mercado brasileiro. Quando comparamos o peso-potência do Tricity 125, a sensação é de um propulsor não ideal para mover os 164 kg do veículo. Neste modelo de menor cilindrada – disponibilizado aos jornalistas – a configuração é de um motor monocilíndrico de 125 cc capaz de gerar 12,2 cv de potência máxima e 1,2 kgf.m de torque, dotado de câmbio CVT.
Outro fator que auxilia na condução em curvas e frenagens é o sistema UBS de freios combinados, que distribui a força entre as rodas dependendo do manete acionado pelo condutor. Quando o manete esquerdo é acionado, o efeito recai sobre a roda traseira, mas também sobre as rodas dianteiras, balanceando a frenagem. Apertando apenas o manete da mão direita, por sua vez, somente os freios dianteiros são acionados. Já pressionando ambos ao mesmo tempo, a carga de frenagem é distribuída entre as três rodas, fazendo com que o Tricity pare de forma suave. Porém, muita atenção: Apesar de toda essa tecnologia e de possuir três rodas, a novidade não é “à prova de quedas”.
Yamaha Tricity 125
Motor: SOHC, monocilíndrico, 125 cm³, quatro tempos, quatro válvulas, arrefecimento a ar
Potência: 11 cv a 7.500 rpm
Torque: 1,06 kgf.m a 7.250 rpm
Alimentação: Injeção eletrônica
Transmissão: CVT
Quadro: Tubular
Suspensão dianteira: garfo telescópico com 90 mm de curso
Suspensão traseira: sistema bichoque com 90 mm de curso.
Freios dianteiros: disco simples de 220 mm de diâmetro
Freio traseiro: disco simples de 230 mm de diâmetro
Pneus: 90/80-14 (Dianteiro) – 110/90-13 (Traseiro)
Dimensões: 1.980 mm de comprimento X 750 mm de largura X 1.210 mm de altura
Distância entre-eixos: 1.350 mm
Distância mínima do solo: 125 mm
Altura do assento: 780 mm
Peso em ordem de marcha: 152 kg
Fonte: Yamaha
Fotos: Divulgação/Yamaha
Por Editoria Moto Channel Brazil, em 16/02/2017
2 Comments
Erivaldo Rangel de Almeida
14 de março de 2021 at 23:43Existe o triciclo invertido da yamaha de 125cc para vende no Brasil?
João de deus amaral
7 de fevereiro de 2023 at 11:03Tem pra vender no Brasil