Modelo não é exatamente um conceito derivado da nova família “Master of Torque”, mas uma moto com base na nova YZF-R1.
Com a presença de Valentino Rossi (#46) e Jorge Lorenzo (#99), estrelas do Mundial de MotoGP, a Yamaha apresentou no Salão de Milão, que foi aberto ao público nesta terça-feira (17/11), a inédita MT-10. Na verdade, apesar da denominação “MT”, o modelo não é exatamente um conceito derivado da nova família “Master of Torque”, mas uma moto naked com base na nova YZF-R1, equipada com propulsor 4 cilindros crossplane de 998 cc, ainda sem potência revelada. Mesmo assim, a Yamaha fez questão de frisar que a novidade é uma evolução da MT-09, e vem para completar a linha MT, que conta ainda com a MT-07 e a MT-03.
O chassi da MT-10 foi desenvolvido a partir do quadro Deltabox da R1, combinando equilíbrio e rigidez, oferecendo uma posição de pilotagem mais ereta. Ainda segundo a Yamaha, esse conjunto proporciona maior agilidade e facilidade na condução, pois sua distância entre-eixos é de apenas 1.400 milímetros, aproveitando o mesmo braço oscilante da “irmã” superesportiva. A suspensão KYB invertida também é derivada da R1, com tubos de 43 mm e 120 mm de curso.
Essas configurações específicas do modelo são usadas para entregar um curso inicial macio em situações de pouco peso, mas com firmeza e dirigibilidade de esportiva em alta velocidade. Tanto a suspensão dianteira quanto a traseira são totalmente ajustáveis. Com ABS de série, a nova MT-10 recebeu discos flutuantes com 4 pinças radiais de 320 mm na dianteira, enquanto a traseira apresenta disco de 220 mm e pinça deslizante.
O painel em LCD é completo, incluindo velocímetro, tacômetro, indicador de combustível, hodômetro, indicador de marcha, informações sobre o modo de pilotagem, entre outras informações. Há também um shift light programável, e todas as luzes indicadoras usuais. Completando o pacote tecnológico, a moto tem ainda sistema de controle de tração, piloto automático para velocidade de cruzeiro, que é desativado quando se aciona os freios, a embreagem ou o acelerador, e embreagem com mecanismo que a torna bem mais macia. Prevista para começar vendida apenas na Europa, o modelo estará disponível naquele continente a partir de maio do ano que vem, em três cores: azul, preta e cinza.
Fonte: Yamaha
Fotos: Divulgação/Yamaha
Por Rubens Junior, em 17/11/2015
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