No início do Salão de Tóquio, marca japonesa revela também que o “robô-motociclista” não é mais rápido que Valentino Rossi.
Baseada na ideia que “máquinas podem interagir com seres humanos, a Yamaha vai apresentar no Tokyo Motor Show (Salão de Tóquio – 27 de outubro e 5 de novembro) a Motodroid, um modelo conceito com visual futurista equipado com Inteligência Artificial, o que permitirá uma convivência harmoniosa com o piloto. Segundo a “marca dos três diapasões” o conceito será capaz de reconhecer seu proprietário e interagir com ele, como se fosse uma criatura viva. A fábrica garante que o Motoroid é um estudo para criar novas soluções de mobilidade que reproduzam também a personalidade do seu usuário. Outra novidade são as baterias elétricas superleves em formato de pilhas, que são encaixadas no quadro da moto e podem ser removidas para a recarga.
Desde 2015, a Yamaha vem trabalhando no projeto de um robô capaz de pilotar motocicletas e a meta para 2017 era “ser tão veloz como Rossi”. Mesmo aos 38 anos, Valentino continua disputando de igual para igual com a nova geração de pilotos, como o atual campeão de MotoGP Marc Márquez, de apenas 24 anos, e ainda é capaz de vencer corridas, apesar de estar longe da disputa para o título em 2017.
Apesar de ter batido na trave nos últimos anos, o italiano conseguiu três vice-campeonatos nas temporadas 2014, 2015 e 2016. Isso tudo e somado à grande legião de fãs que possui faz Rossi estar vencendo uma enquete no site da Yamaha sobre “quem seria o mais rápido”: Rossi ou o robô? O objetivo da empresa é utilizar esta tecnologia em sistemas de segurança para motos no futuro, além de levar dispositivos autônomos a controlar motocicletas.
Ainda na esteira de novidades, a Yamaha lança também a Nikken, primeira motocicleta de três rodas produzida em série pela marca, equipada com a plataforma de MT-09. Nas palavras dos diretores da empresa: “Este Leaning Multi-Wheeler (LMW) de longas distâncias é alimentado por um motor de três cilindros em linha resfriado a líquido. O modelo está equipado com a tecnologia LMW para proporcionar uma alta sensação de estabilidade ao inclinar. Uma máquina que consegue um desempenho excelente para várias superfícies rodoviárias, com capacidade de rodar livremente através de estradas sinuosas. O design do chassi faz pleno uso dos mecanismos de suspensão front-end sem precedentes, que combinam rodas dianteiras de 15 polegadas com garfos invertidos de dupla tubulação para acentuar visualmente o desempenho esportivo e criar uma aparência e sensação de alta qualidade ao mesmo tempo”.
Fonte: Yamaha
Fotos: Divulgação/Yamaha
Por Editoria Moto Channel Brazil, em 25/10/2017
Deixe um comentário