A expectativa é que a YAMALOG esteja preparada para assumir novos negócios a partir do terceiro trimestre de 2017.
A Yamaha inaugurou, em janeiro, uma nova empresa: a YAMALOG – Yamaha Motor do Brasil Logística LTDA, com sede em Manaus (AM) e filiais na região Sudeste. Como diferencial, a YAMALOG vai reproduzir a notória qualidade dos produtos Yamaha, agora à prestação de serviços logísticos, através de uma criteriosa avaliação e entendimento das necessidades dos clientes, e assumindo o compromisso de atender a todos sempre da melhor forma, conforme declara o seu slogan “Sempre do seu Jeito”. A YAMALOG é a primeira empresa de logística do Grupo Yamaha não apenas no Brasil, mas também no mundo inteiro. Segundo declarou o presidente da Yamaha do Brasil, Sr. Itaru Otani, “as pessoas de todo o grupo estarão prestando atenção ao compromisso empresarial da YAMALOG”. Destacou também que “em primeiro lugar a nova empresa tem que se concentrar em Segurança Qualidade, como empresa logística e, em seguida, desenvolver serviços que ofereçam o máximo em benefícios e aumentem a competitividade da Yamaha no Brasil”. A Yamaha terceiriza o seu serviço logístico desde a fábrica até a concessionária. Após o produto finalizado na linha de montagem, começam as atividades de logística, primeiramente com a inspeção de produto, carregamento, transporte das motocicletas e produtos náuticos até o armazém de estoque.
Neste Centro de Distribuição de produtos acabados acontece toda a gestão de estoque e organização logística de expedição para os mais variados destinos. Na etapa seguinte da YAMALOG é a primeira empresa de logística do Grupo Yamaha mundial operação, os produtos são levados ao porto de Manaus, de onde, via balsa, são encaminhados ao porto de Belém, para serem escoados via transporte rodoviário para todo o Brasil. É uma operação cotidiana, complexa e que exige empresas comprometidas em oferecer o melhor resultado, pois um atraso qualquer nesse trajeto implica diretamente no descumprimento dos prazos de entrega assumidos com os consumidores finais. A YAMALOG começou a operar já oferecendo muitos desses serviços, tais como: transporte e operação in house desde a saída da linha de produção, expedição da fábrica, transferência dos produtos acabados da fábrica para o CD, gestão do estoque, inventários, expedição e faturamento, disponibilização de mão de obra e também equipamentos de movimentação de materiais. Em 2018 estará presente em todas as frentes do processo de logística da empresa, passando a atuar com armazenagem e distribuição em áreas autônomas em relação aos negócios das demais empresas do Grupo no Brasil. Vale ressaltar que embora a YAMALOG pertença ao Grupo Yamaha, não terá nenhum benefício nas licitações da Empresa e concorrerá com outros fornecedores de logística, assim como terá seu desempenho avaliado constantemente.
Por outro lado, a YAMALOG não foi criada única e especialmente para atender o Grupo, e sim para ser atuante em todos os mercados, oferecendo seus serviços a outros clientes. Também na cerimônia de inauguração, em Manaus, o diretor de negócios YAMALOG, Eurydes Barcellos, afirmou que o compromisso da nova empresa é “contribuir positivamente para melhorar o resultado comercial do grupo Yamaha no Brasil”, além de “fazer a diferença no mercado e tornar-se uma referência para a Yamaha no mundo inteiro, em termos de excelência e inovação”. O objetivo é atingir a missão da YAMALOG de fornecer uma logística de alta qualidade, com custos competitivos, que tragam mais satisfação para seus clientes finais. A expectativa é que a YAMALOG esteja preparada para assumir novos negócios a partir do terceiro trimestre de 2017.
A “marca dos três diapasões” – menção ao conhecido escudo com três diapasões sobrepostos –, se estabeleceu no Brasil em 1970, com a Yamaha Motor do Brasil LTDA. Foi a primeira fabricante de motocicletas a se instalar efetivamente no país. Já em outubro de 1974 passou a produzir em Guarulhos, São Paulo, o primeiro modelo nacional, a Yamaha RD 50. Em 1985 se estabelece em Manaus, Amazonas, com uma segunda unidade fabril, a Yamaha Motor da Amazônia LTDA. Hoje são 50 diferentes versões e 28 modelos de motocicletas, 10 WaveRunners (veículos aquáticos), 26 modelos de motores de popa e uma Rede com mais de 400 concessionárias e pontos de venda autorizados e capacitados no atendimento e serviços com qualidade.
O Grupo Yamaha Motor no Brasil é constituído por sete empresas, como a Yamaha Motor do Brasil LTDA, Yamaha Motor da Amazônia LTDA, Banco Yamaha Motor do Brasil S/A, Yamaha Administradora de Consórcio LTDA, Yamaha Motor do Brasil Corretora de Seguros LTDA, Yamaha Motor Componentes da Amazônia LTDA e Yamaha Motor do Brasil Serviços e Participações LTDA. Fazem parte do grupo também às filiais Yamaha Motor del Peru S/A, Yamaha Motor Uruguai S/A e Yamaha Motor Argentina S/A. A Yamaha do Brasil é um importante polo produtor e exportador para grupos seletos e exigentes como, Europa, Estados Unidos, Canadá, Japão, Oceania e Mercosul.
Fonte: Yamaha
Fotos: Divulgação/Yamaha
Por Editoria Moto Channel Brazil, em 29/01/2017
Deixe um comentário