Problema no câmbio e vazamento de óleo no escapamento afetam os modelos.
Após problemas relacionados com as novas YZF-R1 e YZF-R1M, ocorridos na América do Norte e no Canadá há algumas semanas, a Yamaha decidiu convocar um recall nos modelos para corrigir falhas na caixa de câmbio provocadas por causa da montagem inadequada de alguns componentes, o que pode ocasionar travamento do equipamento, vazamento de óleo e incêndio. Este defeito foi detectado nas motos utilizadas em autódromos, em circunstâncias extremas, que revelaram alterações na engrenagem da segunda marcha, cujos dentes podem quebrar ou deformar em caso de reduções bruscas de cambiamento.
Certamente esse é um problema mecânico sério, mas a empresa japonesa ainda não detectou nenhuma alteração nas motos utilizadas em condições rodoviárias “normais”. Há dados e relatos de que o defeito no câmbio poderia afetar inclusive a terceira e a quarta marchas, também pelo uso e montagem de componentes inadequados, porém as principais ocorrências se relacionam com a segunda marcha e com um defeito no tubo de entrega de óleo, pois a borracha de vedação (o-ring) poderia deixar o fluido vazar para o sistema de escapamento, que, por estar aquecido, causaria combustão do óleo.
No Brasil não há nenhum relato sobre o problema, apesar de algumas unidades 2015 já estarem rodando por aqui, trazidas por importação direta, uma vez que as vendas oficiais ainda não começaram. Este é o segundo recall que afeta esta nova versão, pois no início deste ano o modelo R1M também apresentou uma falha no controle eletrônico do amortecedor traseiro fabricado pela Ohlins. Os norte-americanos estão sendo aconselhados a não utilizarem suas motos e a Yamaha já está entrando em contato com os proprietários que compraram as novas YZF-R1 e R1M em todo o mundo. Segundo a marca, os modelos 2016 da Yamaha R1 já virão com este problema sanado de fábrica.
Fonte: MCN
Fotos: Divulgação/Yamaha
Por Rubens Junior, em 29/12/2015
Deixe um comentário