Uma resenha sobre as duas primeiras etapas do Mundial de Motovelocidade 2017.
No domingo passado (09/04), Maverick Vinãles faturou sua segunda prova consecutiva no Campeonato Mundial de Motovelocidade, ganhando confiança e despontando como um dos nomes a serem considerados para a conquista do título de Campeão Mundial em 2017.
Nas corridas que Viñales disputou, uma no Qatar (na abertura) e outra na Argentina, observamos um Valentino Rossi um tanto quanto “conservador”, parecendo jogar apenas para acumular pontos. Após observarmos estes dois fatos e recebermos muitas perguntas de nossos leitores sobre o mesmo assunto, surgiu a questão: Será que Valentino Rossi está velho para disputar o Mundial de MotoGP?
Em primeiro lugar Rossi precisa resolver o acerto de sua moto, haja visto que o italiano não foi bem nos testes de pré-temporada com sua Yamaha M1. A questão principal é o pneu dianteiro, que ficou com o perfil mais largo e não agradou ao “Doutor”, mas a outros pilotos sim.
Este novo pneu vem prejudicando os competidores que gostam de frear no limite das entradas de curva, assim como Valentino Rossi e Marc Márquez. Pegando como exemplo a corrida da Argentina, começamos a entender essa lógica, uma vez que Márquez foi traído justamente pela sua forte frenagem na entrada da Curva 2 em Termas de Rio Hondo, quando caiu e abandou a prova. Márquez também não vem se adaptando bem ao novo pneu.
Então, a primeira questão não é a idade de Rossi, mas sim uma configuração técnica a qual Viñales se adaptou fácil e ele não. Mas Valentino não é bobo. Agora que Viñales venceu as duas primeiras corridas do ano, a imprensa internacional já o classifica como um dos favoritos ao título e essa “confiança” pode traí-lo.
Rossi é em sua essência um “jogador” e com certeza pode tirar partido de sua experiência em circuitos onde ele tem um domínio maior, inclusive levando seu companheiro de equipe ao limite. O italiano gosta de testar a capacidade dos seus adversários de suportar pressão, muitas vezes levando-os a cometer erros.
Apesar de não ir bem nos treinos e classificações até aqui, Rossi teve um bom desempenho nas corridas e aparece em segundo no campeonato, a 14 pontos de Viñales, e, mesmo sem estar totalmente à vontade com sua Yamaha M1, sabemos que Rossi é um piloto de domingo… um verdadeiro vencedor de corridas. Portanto, ainda é cedo para dizer que Rossi está velho para disputar o Mundial de MotoGP, mas certamente terá de se reinventar novamente, como já fez em anos anteriores.
A próxima etapa do Campeonato Mundial de Motovelocidade acontece no dia 23 de abril, nos Estados Unidos.
Para ver o calendário completo da categoria MotoGP, clique aqui
Fonte: MotoGP
Fotos: Divulgação/MotoGP
Por Rubens Junior, em 15/04/2017
Deixe um comentário