• Home
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Competições
    • On-Road
    • Off-Road
  • Mercado
    • Superesportiva
    • Esportiva/Naked
    • Crossover/Motard/Scrambler
    • Custom/Cruiser/Touring
    • Trail/Cross
    • City/Scooter/CUB
    • Produtos/Serviços
  • Calendários
    • Esportivos
    • Eventos
  • Vídeos
  • Fale Conosco
Moto Channel Brazil
Moto Channel Brazil

Rio de Janeiro

16 de maio de 2025
  • Home
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Competições
    • On-Road
    • Off-Road
  • Mercado
    • Superesportiva
    • Esportiva/Naked
    • Crossover/Motard/Scrambler
    • Custom/Cruiser/Touring
    • Trail/Cross
    • City/Scooter/CUB
    • Produtos/Serviços
  • Calendários
    • Esportivos
    • Eventos
  • Vídeos
  • Fale Conosco
  • Siga-nos
    • Facebook
    • Twitter
    • Linkedin
    • Youtube
    • Instagram
  • Home
    Produtos/Serviços

    Por que grandes marcas não estarão no Salão Duas Rodas 2019?

    26 de abril de 2019 Mercado, Notícias, Produtos/Serviços 1 comments 1853

    Compartilhe

    Facebook Twitter LinkedIn

    Crise no mercado de motos, retomada lenta na comercialização e altos custos para participar do evento são alguns dos motivos.

    Na semana passada, após a divulgação de que o Salão Duas Rodas será realizado no Brasil até 2025, um “balde de água fria” atingiu em cheio a empresa Reed Exhibitions Alcantara Machado – organizadora do evento – e a ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – entidade que controla o setor motociclístico, apoiadora e incentivadora do empreendimento.

    O motivo da frustração foi o anúncio de que grandes marcas não participarão da edição 2019 do evento, que é o principal do setor na América Latina, e que este ano ocorre de 19 a 24 de novembro no São Paulo Expo (mesmo local que recebeu a última edição), na capital paulista. BMW, Ducati e a Harley-Davidson, todas fabricantes de peso no Brasil, já disseram que estão de fora esse ano. Mas, por que estes grandes nomes não vão participar do Salão este ano?

    A BMW afirmou em nota que “se retirou do evento, com o objetivo de focar e fortalecer o engajamento em atividades específicas de experiência da marca, e que está constantemente examinando a sua presença em feiras e outros compromissos”. A marca Bávara encerrou 2018 como a quinta maior vendedora de motocicletas no país, com 7.158 unidades comercializadas, inclusive possuindo uma fábrica recém-inaugurada em Manaus.

    Já a Harley-Davidson e a Ducati afirmaram que também vão investir em outros eventos, voltados diretamente para clientes. Além disso, o alto custo para participar do Salão Duas Rodas foi apontado como um dos fatores para a ausência por parte da Ducati. “Além de todos os problemas conceituais, o custo do evento no Brasil é muito elevado para o que temos em troca. E o resultado é muito diferente do que temos internacionalmente, como no Salão de Milão, onde o resultado é muito maior”, afirmou Diego Borghi, presidente-executivo da Ducati do Brasil.

    Ou seja, fala-se em retomada do crescimento no mercado de motos, porém ainda é muito cedo para que essa recuperação gere resultados efetivos e positivos para as empresas do setor. O segmento motociclístico ainda vive uma crise, apesar de o mercado no Brasil apresentar – depois de seis anos consecutivas de queda (de 2011 a 2017, quando as vendas caíram de 1,9 milhão para 846 mil unidades/ano) – uma recuperação em 2018, fechando o calendário com mais de 930 mil motos comercializadas.

    Observamos nos últimos dois anos a dificuldade de marcas como Ducati e Indian Motorcycle (Grupo Polaris) em se estabelecer no país. A Ducati ainda conseguiu se manter ativa por aqui, pois conseguiu diversificar sua linha, introduzindo motos com preços mais acessíveis no mercado nacional e outras medidas. Porém, a Indian encerrou suas atividades no país, devido às baixas vendas causadas por esse desaquecimento, principalmente no mercado de motos premium, segmento onde a marca norte-americana atuava.

    A previsão é que em 2019 sejam produzidas mais de 1 milhão de motocicletas no Brasil e o Salão Duas Rodas sempre teve papel de destaque na retomada do crescimento do setor. Mas, também é preciso analisar que as marcas que ficaram de fora do evento este ano não possuem a mesma “musculatura” de gigantes como Honda e Yamaha, por isso a Reed Exhibitions Alcantara Machado deve pensar em soluções mais “econômicas” e rentáveis para certos clientes, para em um próximo momento reconquistar o prestígio que o Salão Duas Rodas Merece.

    Já a ABRACICLO têm de se alinhar o mais rápido possível com essa nova equipe de governo, pois temos de retomar a ascendente sinalizada entre 2009 e 2011, também um período pós-crise (naquela ocasião causada pela alta do dólar), que demonstrou o quanto o mercado de motos pode ser forte e influenciar positivamente na economia, claro se isso tiver o respaldo de medidas concretas e acertadas.

    O mercado está acenando com uma retomada no crescimento sim, mas voltamos a afirmar que ainda vai levar tempo para que resultados concretos atraiam novas marcas para o país, além de gerar novos investimentos das que aqui já estão. Por esses motivos, é hora de todos os envolvidos reverem seus conceitos e, principalmente, a mídia especializada passar ao público informações reais sobre como podemos fortalecer o mercado de motocicletas no Brasil. Já as montadoras podem começar trazendo modelos modernos e mais acessíveis, enquanto os parceiros comerciais precisam entender que não dá para se trabalhar com margens muito elevadas no momento e assim atrair novos negócios. No mesmo diapasão, a ABRACICLO deve trabalhar fortemente com o Governo Federal, no sentido de baixar impostos e, consequentemente, baixar o preço final para o consumidor, pois todos sentem no bolso a carga tributária escorchante que pagamos para adquirirmos um veículo nesse país. No mais, é aguardar um milagre, caso nada seja feito.

     

    Siga-nos nas redes sociais:

    Instagram: https://www.instagram.com/mcbmoto/

    Facebook: https://www.facebook.com/mcbmoto/

    Twitter: https://twitter.com/motochannelbr

    Site: https://mcbmoto.com.br/

     

    Fonte: MCB

    Fotos: Divulgação/MCB

    Por Rubens S. Junior

    • Tags
    • BMW Motorrad
    • Ducati
    • Harley-Davidson
    • Honda
    • Mercado
    • Salão Duas Rodas
    • Salão Moto Brasil
    • Yamaha

    Compartilhe

    Facebook Twitter LinkedIn

    Veja Também

    Calendário Mundial de Superbike
    13 de maio de 2025

    Calendário Mundial de Superbike

    Festival Moto Brasil - RJ
    13 de maio de 2025

    Festival Moto Brasil - RJ

    Romain Febvre lidera o Mundial de Motocross
    11 de maio de 2025

    Romain Febvre lidera o Mundial de Motocross

    1 Comment

    1. Carlos Cesário de Sousa Junior
      27 de maio de 2019 at 09:34 Reply ↓

      Vale lembrar que compramos uma moto para maior mobilidade e economia e pagamos impostos altos para depois não ter o direito de ir e vir ,carros são placas de rodízio e motos são restrições nas marginais com a desculpa de acidentes , soluções não acham só proibições está ficando inviável ter motos em São Paulo sem contar os assaltos , restringem mas não diminuem os impostos é um lixo .

    Deixe um comentário Cancelar comentário

    Assista também…
    Mais Lidas
    Tiradentes Bike Fest - MG Calendários

    Tiradentes Bike Fest - MG

    15 de abril de 2025 331
    Calendário Mundial de Superbike Calendários

    Calendário Mundial de Superbike

    13 de maio de 2025 324
    Calendário Mundial de Motocross Calendários

    Calendário Mundial de Motocross

    9 de maio de 2025 253
    Calendário Mundial de Motovelocidade Calendários

    Calendário Mundial de Motovelocidade

    11 de maio de 2025 231
    Festival Moto Brasil - RJ Calendários

    Festival Moto Brasil - RJ

    13 de maio de 2025 119
    Frases…

    “Estou lutando. Obrigado por todo apoio” - Jorge Martin (#89), atual Campeão Mundial de Motovelocidade e piloto da Aprilia Racing, que pode ficar mais três meses afastado das pistas por fratura nas costelas.

    Fonte: MotoGP
    Nuvem de Tags
    Arena Cross BMW Campeonato Mundial de Motocross Campeonato Mundial de Motovelocidade Campeonato Mundial de Superbike City Competições Cruiser Custom Ducati Esportes Esportiva FIM Honda Kawasaki Maxitrail MCBMOTO Mercado Moto2 Moto3 Motocross MotoGP Motovelocidade Mundial de Motocross Mundial de Motovelocidade Mundial de Superbike MX2 MXGP Naked Off-Road On-Road Rally Rally Dakar Scooter Superbike SuperBike Brasil Supercross Superesportiva Supersport Touring Trail Triumph WorldSBK WSBK Yamaha
    • Home
    • Quem Somos
    • Notícias
    • Competições
    • Mercado
    • Calendários
    • Vídeos
    • Fale Conosco
    • Back to top
    © Moto Channel Brazil 2016. Todos os Direitos Reservados.
    Produzido e Desenvolvido por Mip Themes