Entre o fim dos anos 50 e o começo da década de 60, a Panauto S.A. fabricou a Vespa na sua fábrica em Santa Cruz, no Rio de Janeiro.
No ano de 1958, de olho na febre mundial das motonetas, a Panauto S.A. – importadora e distribuidora dos carros Simca no Brasil – decidiu montar a Vespa por aqui. Para acabarmos de vez com a dúvida, cabe lembrarmos que a Vespa era um modelo projetado e montado na Itália, tendo como principal rival a Lambretta, scooter (também italiano) que já era produzido e vendido com muito sucesso em nosso país.
Já em 1960, os jornais noticiavam que a Panauto não dava conta dos pedidos de Vespa e assinara um contrato para construir os novos prédios e instalações de seu parque industrial, que foi construído no bairro de Santa Cruz, antigo Estado da Guanabara, hoje Rio de Janeiro. No final deste mesmo ano, o então governador Carlos Lacerda visitou a fábrica da Panauto, chegando a pilotar uma Vespa. Porém, os jornais divulgaram o fato afirmando que Lacerda andara de “lambreta” – com “L” minúsculo e somente um “T” mesmo… –, o que gerou protestos estridentes dos fabricantes da Vespa.
Apesar de a Lambretta ter sido muito popular no Brasil, na Itália acontecia o inverso. Pois a Vespa “nasceu” primeiro e sempre manteve seu pretígio em alta naquele país… Em Roma, por exemplo, toda Lambretta é chamada de “vespa”. Outra curiosidade é que a Panauto não fabricava só a Vespa no Brasil. A empresa também tinha em seu portfólio o triciclo Vespacar, muito utilizado para atividades laborais. Quem mora no Rio de Janeiro há muitos anos já deve ter comido um cachorro-quente da Geneal num desses “carrinhos”.
Infelizmente, no dia 12 de dezembro de 1963, uma nota no jornal anunciava o pedido de concordata da Panauto S.A., que acusava um passivo de “um bilhão de cruzeiros”, encerrando assim a primeira fase da Vespa no Brasil. Para nossa alegria, o Grupo Piaggio trouxe o scooter de volta ao país em 2016 (lembrando que a Vespa também chegou a ser vendida oficialmente por aqui na década de 80, em parceria com a Caloi, que montava os veículos).
Siga-nos nas redes sociais
YouTube: https://www.youtube.com/mcbmotobrazil
Instagram: https://www.instagram.com/mcbmoto/
Facebook: https://www.facebook.com/mcbmoto/
Twitter: https://twitter.com/motochannelbr
Site: https://mcbmoto.com.br/
Fonte: Grupo Piaggio/Asset Beclly/Arquivo Nacional
Fotos: Divulgação
Por Editoria Moto Channel Brazil
Deixe um comentário