• Home
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Competições
    • On-Road
    • Off-Road
  • Mercado
    • Superesportiva
    • Esportiva/Naked
    • Crossover/Motard/Scrambler
    • Custom/Cruiser/Touring
    • Trail/Cross
    • City/Scooter/CUB
    • Produtos/Serviços
  • Calendários
    • Esportivos
    • Eventos
  • Vídeos
  • Fale Conosco
Moto Channel Brazil
Moto Channel Brazil

Rio de Janeiro

18 de maio de 2025
  • Home
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Competições
    • On-Road
    • Off-Road
  • Mercado
    • Superesportiva
    • Esportiva/Naked
    • Crossover/Motard/Scrambler
    • Custom/Cruiser/Touring
    • Trail/Cross
    • City/Scooter/CUB
    • Produtos/Serviços
  • Calendários
    • Esportivos
    • Eventos
  • Vídeos
  • Fale Conosco
  • Siga-nos
    • Facebook
    • Twitter
    • Linkedin
    • Youtube
    • Instagram
  • Home
    Produtos/Serviços

    O que muda no setor de motos com Jair Bolsonaro?

    1 de novembro de 2018 Mercado, Notícias, Produtos/Serviços 0 comments 2137

    Compartilhe

    Facebook Twitter LinkedIn

    Economia deve retomar sua força, trazendo mais investimentos e fazendo com que fábricas retornem ao Brasil.

    Após o calor das eleições, podemos enfim falar sobre o que nos interessa com a definição do novo Presidente do Brasil: O que muda para o mercado de motos com a entrada do novo mandatário?

    Para começar, vamos abordar o aquecimento da economia, uma vez que observamos nos últimos dois anos a dificuldade de marcas como Ducati e Indian Motorcycle (Grupo Polaris) em se estabelecer no país. A Ducati ainda conseguiu se manter, pois conseguiu diversificar sua linha introduzindo motos com preços mais acessíveis no mercado nacional, porém a Indian – cujo meu relacionamento foi muito intenso por causa dos trabalhos que fizemos para o concessionário do Rio de Janeiro, Felipe Carlier, grande profissional e amigo – sucumbiu às baixas vendas causadas justamente pelo desaquecimento do mercado.

    No Rio de Janeiro, essa sensação de perda foi ainda maior, por conta, principalmente, da derrocada que o Estado sofreu através da corrupção instituída do Governo Sérgio Cabral, algo que esperamos ser combatido de forma ainda mais veemente, graças a escolha do juiz Sérgio Moro para o Ministério da Justiça. Lembramos também que a concessionária do Rio de Janeiro da Ducati encerrou suas atividades e não mais as retomou, o que demonstra aonde essa prática nociva da corrupção crônica nos levou.

    Sobre Bolsonaro, podemos dizer que ele já começa bem, pois já fala em reforma da Previdência e está formando um Ministério da Economia composto por notáveis, todos capitaneados pelo bem preparado Paulo Guedes, o “Chicago Boy”. Só com essa medida, o mercado financeiro já acenou positivamente e, caso essas medidas de saneamento econômico sejam implantadas rapidamente, provavelmente teremos uma recuperação da economia brasileira mais rápida do que imaginamos.

    Para aqueles que só gostam das corridas (sem se preocuparem com os movimentos do mercado) e para aqueles perguntam por que certos modelos não estão à venda no Brasil, cabe lembrar que uma operação de produção, distribuição, venda e manutenção no setor automobilístico (motociclístico) envolve uma soma de milhões de dólares, além de uma estrutura muito robusta para que funcione de maneira adequada. Por esse motivo, certas decisões têm de ser tomadas de forma lenta e consciente.

    Instituições como a ABRACICLO têm de se alinhar o mais rápido possível com essa nova equipe de governo, pois temos de retomar a ascendente sinalizada entre 2009 e 2011, também um período pós-crise (alta do dólar) que demonstrou o quanto o mercado de motos pode ser forte e influenciar positivamente na economia, claro se isso tiver o respaldo de medidas concretas e acertadas.

    Trazemos esta análise num momento em que a BMW Brasil bateu a marca de 50 mil motos fabricadas no país, em aproximadamente nove anos de operação por aqui, fato esse justificado pela coragem de a marca alemã investir num período de extrema crise – um aporte de 60 milhões de reais – e por ter tido a capacidade de lançar modelos mais baratos e direcionados ao mercado nacional, além de se firmar como umas das grandes fábricas nacionais, competindo com marcas tradicionais como Honda e Yamaha, a mais de 40 anos em nosso mercado.

    Por todas essas informações, Jair Bolsonaro e sua equipe econômica parecem ser uma ótima opção para termos cada vez mais opções em relação ao mercado de motos, inclusive com a possibilidade de marcas retornarem ao país em médio prazo e de a população aumentar sua renda para voltar a comprar com maior volume esses veículos, tão úteis e necessários ao progresso de um país.

     

    Fonte: MCB

    Fotos: Divulgação/Reprodução YouTube

    Por Rubens S. Junior, em 01/11/2018

    • Tags
    • Abraciclo
    • BMW
    • Ducati
    • Economia
    • Indian
    • Jair Bolsonaro
    • Jair Bolsonaro Moto
    • MCBMOTO
    • Mercado
    • Moto

    Compartilhe

    Facebook Twitter LinkedIn

    Veja Também

    Calendário Mundial de Superbike
    13 de maio de 2025

    Calendário Mundial de Superbike

    Festival Moto Brasil - RJ
    13 de maio de 2025

    Festival Moto Brasil - RJ

    Romain Febvre lidera o Mundial de Motocross
    11 de maio de 2025

    Romain Febvre lidera o Mundial de Motocross

    Deixe um comentário Cancelar comentário

    Assista também…
    Mais Lidas
    Calendário Mundial de Superbike Calendários

    Calendário Mundial de Superbike

    13 de maio de 2025 424
    Tiradentes Bike Fest - MG Calendários

    Tiradentes Bike Fest - MG

    15 de abril de 2025 366
    Calendário Mundial de Motocross Calendários

    Calendário Mundial de Motocross

    9 de maio de 2025 220
    Calendário Mundial de Motovelocidade Calendários

    Calendário Mundial de Motovelocidade

    11 de maio de 2025 207
    Festival Moto Brasil - RJ Calendários

    Festival Moto Brasil - RJ

    13 de maio de 2025 139
    Frases…

    “Estou lutando. Obrigado por todo apoio” - Jorge Martin (#89), atual Campeão Mundial de Motovelocidade e piloto da Aprilia Racing, que pode ficar mais três meses afastado das pistas por fratura nas costelas.

    Fonte: MotoGP
    Nuvem de Tags
    Arena Cross BMW Campeonato Mundial de Motocross Campeonato Mundial de Motovelocidade Campeonato Mundial de Superbike City Competições Cruiser Custom Ducati Esportes Esportiva FIM Honda Kawasaki Maxitrail MCBMOTO Mercado Moto2 Moto3 Motocross MotoGP Motovelocidade Mundial de Motocross Mundial de Motovelocidade Mundial de Superbike MX2 MXGP Naked Off-Road On-Road Rally Rally Dakar Scooter Superbike SuperBike Brasil Supercross Superesportiva Supersport Touring Trail Triumph WorldSBK WSBK Yamaha
    • Home
    • Quem Somos
    • Notícias
    • Competições
    • Mercado
    • Calendários
    • Vídeos
    • Fale Conosco
    • Back to top
    © Moto Channel Brazil 2016. Todos os Direitos Reservados.
    Produzido e Desenvolvido por Mip Themes