Matthias Walkner vence a 10ª etapa e assume a liderança, enquanto o ponteiro Adrien Van Beveren abandonou o certame após sofrer forte queda.
O austríaco Matthias Walkner (#2), da Red Bull KTM, tornou-se o favorito ao título do Rally Dakar 2018 na categoria de motocicletas após vencer a décima etapa. Adrien van Beveren (#4), da Yamalube Yamaha, que liderava a competição até então, sofreu um acidente, e outros quatro candidatos à vitória acabaram se perdendo. O dia começou com seis pilotos “amontoados” a menos de 10 minutos do líder geral, Walkner, que agora detém uma boa vantagem de 39m42s.
O piloto da KTM teve um início difícil, quase sete minutos atrás do líder do dia, o argentino Kevin Benavides (#47), antes do intervalo. No entanto, quando a etapa foi reiniciada para atravessar os 373 km de especial, quase todos os ponteiros tentando achar o percurso correto. Benavides, Toby Price, Joan Barreda e Antoine Meo perderam muito tempo, com apenas Van Beveren e Walkner conseguindo navegar com precisão na etapa.
O francês Van Beveren estava em posição privilegiada para terminar o dia na liderança geral, quando sofreu uma queda a três quilômetros do final. O piloto da Yamaha foi diagnosticado com a clavícula direita quebrada, bem como lesões no tórax e coluna vertebral e não conseguiu completar a etapa. Pablo Quintanilla, da Husqvarna, e Gerard Farres, correndo de KTM, ficaram mais perto de Walkner, 11 e 16 minutos, no resultado da etapa. Joan Barreda Bort (#5), da Honda, é o segundo colocado na classificação geral, apenas dois minutos à frente do colega de equipe, Kevin Benavides. Farres aparece em quarto lugar, seguido pela dupla da KTM, Price e Meo, em quinto e sexto, respectivamente.
Classificação do Rally Dakar 2018 após dez etapas (Top 10):
Fonte: Rally Dakar
Fotos: Divulgação/Rally Dakar
Por Editoria Moto Channel Brazil, em 17/01/2018
Deixe um comentário