Novidade chegou ao mercado este mês por R$ 12.450,00 e seu preço se posiciona um pouco acima do PCX 150.
Na semana passada tivemos o prazer de estar com a equipe de produtos da Honda, para testar e avaliar o SH 150i, um scooter que pretende conquistar uma boa fatia do mercado brasileiro na faixa dos veículos de 150 cc. O trajeto escolhido para o test ride foi muito interessante, incluindo avenidas de alta velocidade, ruas estreitas com muito trânsito, além da subida para a “Vista Chinesa”, um dos cartões postais da cidade do Rio de Janeiro.
Nosso grupo saiu do Aterro do Flamengo, com o Pão de Açúcar emoldurando o cenário. Lá recebemos as primeiras instruções e começamos a aprender sobre as inovações do novo scooter da “Marca da Asa”. De cara, a chamada “chave inteligente” (Smart Key) nos chamou a atenção. O SH 150i possui um seletor, que é posicionado na opção para dar partida. Esse sistema possibilita ao motociclista ligar o scooter apenas girando este seletor e apertando o botão de saída com a chave no bolso. Ao acionar o botão de ignição sentimos pela primeira vez o motor monocilíndrico de 149,3 cc, capaz de gerar 14,7 cv a 7.750 rpm, e equipado com câmbio automático tipo CVT.
O scooter seguiu suave e logo vimos que apesar de ter “apenas” 150 cilindradas, o propulsor passa uma impressão bem robusta. Depois de sentir o desempenho em alta velocidade – cheguei a “cravar” a máxima de 120 km/h – foi a vez de encarar a realidade dos buracos em ruas com trânsito pesado. Nesse quesito o SH 150i se saiu bem melhor do que outros scooters que já pilotei, tudo por causa das rodas de 16 polegadas – melhores para superar os “obstáculos” das grandes cidades -, do assoalho tipo plano e do curso maior das suspensões, principalmente se compararmos com o PCX.
Já sentindo o clima agradável do bairro do Horto, próximo ao Jardim Botânico, chegou a hora de encarar a subida para a “Vista Chinesa”. Com suas ladeiras íngremes e estreitas, essa via exigiu bastante do SH, mas o bom torque e a linearidade do motor tornaram o “desafio” um verdadeiro passeio, inclusive sem “trancos” nas retomadas de aceleração após curvas fechadas.
O SH 150i nos levou até à “Vista Chinesa”, o ponto turístico erguido por trabalhadores trazidos de Macau (China) para a construção da “Estrada das Canoas”, outra via que dá acesso ao local. Lá pude estacioná-lo utilizando o cavalete central e conectar um cabo na tomada de energia de 12V do scooter, que me permitiu recarregar meu smartphone e gravar um vídeo para postar no Instagram do Moto Channel Brazil (@mcbmoto).
Na descida, o SH 150i mostrou boa ciclística, apesar de eu ter achado a distância entre assento e o chão um pouco alta, tenho 1,81 metros e fiquei na pontinha dos pés em algumas ocasiões. Mesmo assim, o scooter encarou bem as frenagens mais fortes e curvas fechadas. Outro detalhe sobre o banco é que este foi concebido em dois níveis, apresentando também um bagageiro com bom espaço interno.
Na última parte do trajeto, nossos intrépidos pilotos puderam curtir a orla carioca e todos os seus “atrativos”, mas sem perdermos a atenção do trânsito… é claro. Com três anos de garantia, a expectativa da empresa é vender cerca de 800 unidades do SH 150i por mês, com preço sugerido de R$ 12.450,00 (São Paulo), enquanto o PCX 150 chega em média a duas mil unidades mensais, ao preço sugerido de R$ 10.300,00. Os concorrentes diretos do novo scooter da Honda são: o Yamaha Neo (R$ 7.990,00) e o Suzuki Burgman i (R$ 9.490,00). Até o próximo teste!
Ficha Técnica – Honda SH 150i
Motor: Um cilindro, 149,3 cm³, OHC, arrefecimento líquido
Diâmetro e curso: 57,3 X 57,9 mm
Taxa de compressão: 10,6 : 1
Potência: 14,7 cv a 7.750 rpm
Torque: 1,40 kgf.m a 6.250 rpm
Alimentação: Injeção eletrônica
Transmissão: CVT
Partida Elétrica
Quadro Monobloco Underbone
Suspensão dianteira Garfo telescópico com 100 mm de curso
Suspensão traseira Sistema bichoque com 95 mm de curso
Freio dianteiro Disco de 240 mm de diâmetro e ABS
Freio traseiro Disco de 240 mm de diâmetro e ABS
Pneus 100/80-16 (Dianteira) e 120/80-16 (Traseira)
Dimensões: 2.026 mm de comprimento, 740 mm de largura, 1.158 mm de altura;
Distância entre-eixos: 1.340 mm
Distância mínima do solo: 146 mm
Altura do assento: 799 mm
Peso a seco: 129 kg
Capacidade do Tanque: 7,5 litros
Cores: Azul claro perolizado, azul marinho perolizado e prata fosco
Fonte: Honda
Fotos: Honda/Moto Channel Brazil
Por Rubens Junior, em 25/04/2017
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