Fãs das duas rodas se frustram com a falta de informação e posterior confirmação de que os canais ESPN não renovaram o contrato de exibição das provas do World SBK no Brasil.
Desde o início da semana passada estamos divulgando o calendário do Mundial de Superbike, o campeonato de motos produzidas em série que só perde em importância para o Mundial de MotoGP. Pois bem, após aguardarmos ansiosos pela divulgação dos horários de transmissão, recebemos a triste notícia – via leitores e colaboradores do site, além do próprio Gian Calabrese (piloto e comentarista desse campeonato no Brasil) – que o evento não será mais transmitido para o nosso país, pelo menos este ano.
Segundo apuramos, a emissora ESPN no Brasil não renovou o contrato com a Dorna, empresa detentora dos direitos de transmissão tanto do Mundial de Superbike, quanto do Mundial de MotoGP. Este último é transmitido por aqui pelos canais SporTV, que recebem mais investimento e verba publicitária, permitindo à empresa Globosat manter a transmissão do Mundial de Motovelocidade. Já os canais ESPN passam por uma reformulação de conteúdo e de prioridades – claro sempre o futebol! – e este ano ainda não decidiram ou ainda não optaram por investir na transmissão do WSBK.
Entendemos que a grana de transmissão e as verbas de patrocínio do futebol são vultosas, mas temos no Brasil um dos grandes mercados consumidores de motocicletas, que inclusive está se recuperando com os últimos ajustes econômicos e precisa, mais do que nunca, de visibilidade. E mais!!! Precisa ser respeitado por parte dos dirigentes das TVs que ainda não entenderam a paixão desses consumidores pelos produtos e serviços que podem gerar muita publicidade e investimentos a esses canais que gerenciam. Desse modo, nós do Moto Channel Brazil deixamos aqui em nosso editorial que a não transmissão do Mundial de Superbike é um retrocesso e anunciamos também que esta será a última matéria que publicaremos sobre esta competição, pois não faz sentido fomentarmos a divulgação dessa grande e bela competição se não temos mais o suporte de transmissão via TV do evento.
Investir tempo e dinheiro para manter os fãs informados sobre os resultados, fazer resenhas e outros comentários sobre o desempenho dos pilotos e suas máquinas não faz sentido se ninguém acompanhou as corridas ao vivo. Infelizmente, enquanto alguma emissora não se pronunciar pela volta do Mundial de Superbike, vamos priorizar nossos esforços em divulgar somente os campeonatos televisionados em nosso país, que hoje se limitam ao MotoGP (SporTV) e ao Mundial de Motocross, o MXGP, pelo canal BandSports. É desse modo que querem fazer o mercado de motos crescer e se desenvolver no Brasil?
Abaixo, a matéria completa sobre a etapa de abertura do Campeonato Mundial de Superbike 2019:
Na primeira corrida da etapa de abertura do Mundial de Superbike 2019 (23/02), o ex-piloto da classe MotoGP Álvaro Bautista (#19) conquistou uma vitória surpreendente com sua Ducati Panigale V4 R. O espanhol não tomou conhecimento de Jonathan Rea (#1), da Kawasaki Racing, e faturou a prova com incríveis 14,9 segundos de vantagem sobre o atual Campeão Mundial da categoria.
A vitória foi ainda mais acachapante, porque Bautista quebrou a sequência britânica de vitórias nas últimas treze baterias de 2018. Atrás do tetracampeão Rea chegou o italiano Marco Melandri (#33), da GRT Yamaha, que fechou o pódio em terceiro.
Resultado da Corrida 1 – Primeira Etapa WSBK 2019
Phillip Island – Austrália (23/02)
- Álvaro Bautista ESPAruba.it Racing – Ducati 22 voltas
- Jonathan ReaGBR Kawasaki Racing Team +14.983s
- Marco Melandri ITA GRT Yamaha +16.934s
- Alex Lowes GBR Pata Yamaha +16.984s
- Michael van der Mark NED Pata Yamaha +19.179s
- Toprak Razgatlioglu TUR Kawasaki Puccetti Racing +21.203s
- Tom Sykes GBR BMW WorldSBK Team +21.488s
- Sandro Cortese GER GRT Yamaha +23.018s
- Michael Ruben Rinaldi ITA Barni Racing Team Ducati +25.580s
- Chaz Davies GBRAruba.it Racing – Ducati +27.124s
- Jordi Torres ESP Team Pedercini Racing Kawasaki +28.214s
- Eugene Laverty IRE Team Go Eleven Ducati +30.055s
- Markus Reiterberger GER BMW WorldSBK Team +31.859s
- Leandro Mercado ARG Orelac Racing VerdNatura Kawasaki +34.793s
- Leon HaslamGBR Kawasaki Racing Team +41.009s
- Ryuichi Kiyonari JPN Moriwaki Althea Honda Team +45.523s
- Alessandro Delbianco ITA Althea Mie Racing Team Honda +1 volta
Não terminaram
Troy Herfoss AUS Penrite Honda Racing
Leon Camier GBR Moriwaki Althea Honda Team
Já na segunda corrida, disputada na madrugada deste domingo (24/02), novamente Álvaro Bautista subiu ao degrau mais alto do pódio. Assumindo a liderança na primeira volta, o espanhol tratou de abrir vantagem enquanto as Kawasakis oficiais de fábrica disputavam posições entre si.
Apesar de Marco Melandri tentar repetir o terceiro lugar, desta vez o italiano não conseguiu se aproximar de Jonathan Rea e Leon Haslam (#91), que fecharam o pódio na segunda e terceira colocações, respectivamente.
Resultado da Corrida 2 – Primeira Etapa WSBK 2019
Phillip Island – Austrália (24/02)
- Álvaro Bautista ESP Aruba.it Racing – Ducati 22 voltas
- Jonathan Rea GBR Kawasaki Racing Team +12.195s
- Leon Haslam GBR Kawasaki Racing Team +12.454s
- Michael van der Mark NED Pata Yamaha +16.574s
- Alex Lowes GBR Pata Yamaha +16.859s
- Marco Melandri ITA GRT Yamaha +17.329s
- Chaz Davies GBR Aruba.it Racing – Ducati +26.823s
- Sandro Cortese GER GRT Yamaha +27.580s
- Eugene Laverty IRE Team Go Eleven Ducati +29.116s
- Leon Camier GBR Moriwaki Althea Honda Team +29.178s
- Leandro Mercado ARG Orelac Racing VerdNatura Kawasaki +29.460s
- Markus Reiterberger GER BMW WorldSBK Team +29.896s
- Tom Sykes GBR BMW WorldSBK Team +31.231s
- Jordi Torres ESP Team Pedercini Racing Kawasaki +40.926s
- Ryuichi Kiyonari JPN Moriwaki Althea Honda Team +41.616s
- Michael Ruben Rinaldi ITA Barni Racing Team Ducati +1 volta
Não terminaram
Toprak Razgatlioglu TUR Kawasaki Puccetti Racing
Troy Herfoss AUS Penrite Honda Racing
Alessandro Delbianco ITA Althea Mie Racing Team Honda
Classificação Geral do Mundial de Superbike 2019 (Top 15):
A próxima etapa do Campeonato Mundial de Superbike acontece no dia 16 de março, em Buriram, na Tailândia, para acessar o calendário completo da competição, clique aqui
Siga-nos nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/mcbmoto/
Fan Page Facebook: https://www.facebook.com/mcbmoto/
Twitter: https://twitter.com/motochannelbr
Site: https://mcbmoto.com.br/
Fonte: WorldSBK/MCB/Facebook
Fotos: Divulgação/WorldSBK/MCB/Facebook
Por Rubens S. Junior
5 Comments
Adeilton José de Freitas Silva
24 de fevereiro de 2019 at 11:00É mesmo assim, infelizmente nem o brasileiro de SBK só vi nas reprises. Seria ótimo se o SporTV transmitisse o mundial e o brasileiro de SBK.
Paulo Vargas
24 de fevereiro de 2019 at 11:53É uma pena a ESPN não transmitir …… mas por favor vocês não deixem de trazer um resumo de cada etapa , assim como fizeram da etapa inicial …. nem que seja uma transmissão em espanhol….chinês ou sei lá.
obrigado por vocês nos deixarem apar do mundial SBK.
Paulo Vargas
24 de fevereiro de 2019 at 12:03é uma pena a ESPN não transmitir ….. mas obrigado a vocês por trazer um resumo desta etapa…. e por favor não deixem de fazer assim como fizeram na etapa inicial , nos tragam um resumo de cada etapa nem que seja em espanhol….Obrigado.
Toni Bressan
17 de março de 2019 at 11:27mandei vários tweeters para a ESPN e nenhuma resposta. Sou assinante ESPN e tem tanta bobagem que eles transmitem que imagino ñ dar tanto retorno qto o WSBK. Golf e surf por exemplo.
eduardo luiz espindola
9 de abril de 2019 at 12:49Para a america latina o grupo responsavel pelas transmissões é a Fox Sports, porque o Fox Sports Brasil não se interessou em estende-lo ao Brasil?