Medida será válida para todas as categorias que participam do Mundial de Motovelocidade.
Para aumentar a segurança dos pilotos e diminuir as sequelas em quedas, a partir da temporada 2018 será obrigatório o uso de macacões equipados com airbags em todas as categorias do Campeonato Mundial de Motovelocidade (Moto3, Moto2 e MotoGP). O airbag deve cobrir e proteger, no mínimo, os ombros e a clavícula.
A proteção das costas, que deve cobrir a coluna vertebral, ou central, é opcional. O sistema contém um poderoso microprocessador, alimentado por uma bateria interna que se conecta a um módulo de disparo alojado dentro de um revestimento compacto, à prova de choque, dentro do equipamento.
A peça, ergonomicamente desenhada, foi construída usando a tecnologia de tecido 3-D, não possui costuras, fica segura dentro do macacão de couro, e garante excelente ajuste ao corpo do piloto. O sistema monitora os movimentos dos pilotos e as forças sentidas, processando as informações a cada dois milésimos de segundo. No caso de perda de controle, o sistema é capaz de tomar a decisão de ativar totalmente o airbag em 50 milésimos de segundos. A velocidade, a sensibilidade e a segurança do sistema provou ser tanta, que a inflagem total do airbag está completa bem antes do impacto inicial, mesmo durante quedas de lado.
Fonte: MotoGP
Fotos: Divulgação/Dainese/Alpinestars
Por Editoria Moto Channel Brazil, em 19/01/2018
Deixe um comentário