Em evento para a imprensa e concessionários, fabricante japonesa apresenta a safra 2017 de off-roads.
Na semana passada, em evento realizado na pista Kalango Cego, em Itupeva (SP), a Kawasaki Brasil anunciou sua renovada linha cross, reunindo a imprensa e os concessionários da marca no país. Para esta matéria, contamos com a colaboração de Marcelo Fernandes, piloto de motocross e gerente de vendas da KZ Motos no Rio de Janeiro, que nos apresenta os modelos KX 450F, KX 250F e KX 100, todos safra 2017.
KX 450F (R$ 47.490,00) – Aprimorada em relação à última versão lançada, a nova KX 450F 2017 proporciona uma condução incrível, além de um equilíbrio de peso e potência que satisfaz desde pilotos novatos aos mais experientes. Em sua nova configuração, o destaque vai para as mudanças na mesa (superior e inferior), que tornaram a moto mais rígida, oferecendo mais estabilidade.
As bengalas da suspensão dianteira também foram revisadas, melhorando a posição em relação ao chassi e o desempenho do conjunto. A novidade, para quem é adepto da marca, é a inversão da posição das válvulas de regulagem de ar, agora interna e externa, mas com as funções do sistema permanecendo as mesmas, como no modelo 2016.
O banco tem algumas mudanças interessantes, com um frame mais rígido, proporcionando mais aderência e mais resistência ao apoiar com força nas curvas e saltos em que o piloto sai sentado. No visual, os gráficos são agora moldados diretamente no plástico, utilizando uma nova tecnologia que conserva a aparência do modelo por muito mais tempo.
A Unidade de Controle Eletrônico (ECU) foi reajustada, oferecendo aprimoramento de performance e melhoria na distribuição de potência. Outra mudança significativa ocorreu no espaço entre o link do amortecedor e a balança, que funciona melhor em situações de tração e no funcionamento do link, além de não deixar acumular resíduos do terreno nesse espaço, como acontece em muitos outros modelos.
KX 250F (R$ 44.490,00) – O grande destaque da linha 2017 é sem dúvida a KX 250F, agora totalmente reformulada e com todas as inovações implementadas na KX 450F em 2016. De acordo com a Kawasaki, a moto sofreu redução de peso, resultado de mudanças no motor e no chassi. No propulsor, esta evolução culminou no aumento de potência, enquanto que o quadro ganhou maior rigidez.
Seu peso final é de apenas 104,5 kg (em ordem de marcha), diferencial que facilita ainda mais a pilotagem da moto de 250 cc, trazendo um ganho de desempenho considerável sobre o modelo anterior. O tanque de combustível e todo o sistema de exaustão foram rebaixados em cerca de 20 mm, melhorando o centro de gravidade do modelo. O banco também foi redimensionado, garantindo melhor mobilidade ao piloto ao se deslocar para frente e para trás.
A KX 250F é a única motocicleta de produção em série a oferecer o sistema de injeção dupla e um pistão mais leve com fundo do tipo bridged-box. Outros pontos do pacote tecnológico são o modo de controle de largada, acionado através de um botão no guidão, o ajuste plug-and-play da injeção eletrônica, o fácil acesso a três mapas do motor e o kit de calibração KX FI (opcional), que não precisa de PC. A suspensão dianteira conta com tecnologia avançada e garfo com funções separadas (SFF) Tipo 2, com mola na direita e amortecimento na esquerda.
KX 100 (R$ 29.990,00) – Para pilotos que se encontram em pleno desenvolvimento e diferente das demais, a KX 100 carrega o mesmo DNA de suas irmãs maiores. O visual de moto profissional já chama a atenção dos jovens pilotos, mas as novidades incluem um novo chassi, que garante melhor desempenho na pilotagem, um motor de 99 cc 2 Tempos significativamente mais potente, uma melhor ergonomia, com esmero nos encaixes e fluidez das carenagens, um novo assento e um guidão com até seis posições de regulagem. Os cubos do eixo da roda nos garfos dianteiros foram revisados e estão 12,5 mm mais curtos, melhorando a performance em curvas.
A suspensão traseira Uni-Trak teve o mecanismo de amortecimento redesenhado, permitindo que a força de compressão possa ser gerada em velocidades menores em seu curso, contribuindo para uma tocada mais estável. Os discos de freio dianteiro e traseiro são em formato de margarida, como nas motos maiores da série KX.
O robusto quadro perimetral, desenhado para se adequar à potência do motor, oferece as vantagens de sua resistência e rigidez torcional, permitindo aos jovens pilotos imprimirem ritmo forte na pista. As modificações no motor de 2 Tempos resultaram em um aumento de potência e de torque em todas as faixas de rotação. Os ganhos são tão significativos que o motor pode ser considerado completamente diferente de seu antecessor.
Fonte: Kawasaki
Fotos: Divulgação/Kawasaki
Por Marcelo Fernandes, em 15/08/2016
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