A nova versão da superesportiva ganhou atualizações mecânicas e uma mudança significativa no visual.
A Kawasaki apresentou no Brasil a nova versão da Ninja ZX-10R, que recebeu atualizações mecânicas e uma mudança significativa no visual. Inspirada por mais um título conquistado por essa máquina no Campeonato Mundial de Superbike, a superesportiva ganhou um design diferenciado na parte frontal, o que para alguns fãs do modelo vai parecer menos belo que o anterior, todavia é preciso evoluir e com certeza os engenheiros sabem o que estão fazendo, mesmo que sacrifiquem um pouco da estética consagrada da Ninja. Para saber mais, acesse o vídeo abaixo e coloque o cursor aos 24 minutos de exibição.
Porém, a ideia aqui é a performance, “otimizada” pelo pacote aerodinâmico chamado denominado “Downforce”, com aletas laterais inovadoras. Os engenheiros da Kawasaki apresentaram também novos recursos para melhorar a pilotagem e a ergonomia, pois essas novas aletas criam uma força descendente adicional aproximadamente 17% maior que na Ninja atual. A parte traseira do assento sofreu alterações, combinada para criar uma zona de baixa pressão atrás do condutor.
O pacote tecnológico apresenta uma tela TFT com conectividade Bluetooth para Smartphone, quatro modos de condução, além de algumas opções interessantes, tais como o cruise control e os punhos aquecidos que não são de série na ZX-10R. A ciclística da ZX-10 inclui um novo pivô do braço oscilante inferior em 1 mm (regulável na ZX-10 RR), uma forquilha dianteira (Showa) 2 mm mais avançada e aumentaram em 8 mm o comprimento do braço oscilante.
O motor da nova Ninja ZX-10R equilibra uma grande potência com facilidade de condução. O posicionamento do conjunto contribui para uma melhor aceleração ao sair de uma curva. Com muitos recursos utilizados pela equipe Kawasaki Racing Team (KRT – equipe de fábrica que disputa o WSBK), este propulsor alcança um pico de potência de 203 cv, que pode ser facilmente ampliado com um sistema de escapamento para competições.
Já na transmissão, as relações entre as engrenagens foram aprimoradas com a 1ª, 2ª e 3ª mais curtas para se tirar o máximo de desempenho. Para manter a temperatura ideal do óleo foi montado um novo radiador refrigerado a ar desenvolvido pela própria KRT, permitindo um melhor arrefecimento sem comprometer o desempenho do motor e sua fácil manutenção. Todo o conjunto foi pensado para dar maior estabilidade e maior poder de tração.
A rigidez das molas, em ambas as suspensões, também foi modificada para que a frente ficasse mais suave e a traseira mais justa. A frenagem fica a cargo de um conjunto Brembo constituído por pinças de bloco único M50, discos dianteiros semi-macios de 330 mm e uma bomba – com tubos de malha de aço na versão RR – para deter o conjunto.
A versão ZX-10RR terá apenas 500 unidades limitadas para todo o mundo, com rodas Marchesini projetadas para este modelo, “calçadas” com pneus Pirelli Diablo Supercorsa SP de série. A rotação do motor é 400 rpm mais elevada que na ZX-10R. Já a Ninja ZX-10R 2021 estará disponível nas cores Verde e Preto, enquanto a ZX-10 RR existe num tom único Verde. Os preços estão abaixo, confirmando o lançamento pela fabricante japonesa desse icônico modelo no Brasil.
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Fonte: Kawasaki
Fotos: Divulgação/Kawasaki
Por Editoria Moto Channel Brazil
1 Comment
Luciano
14 de maio de 2021 at 14:55Coisa linda, a cada ano a moto fica mais tecnológica e insana, coitada da concorrência!