Piloto da Yamaha Geração vence as duas baterias da penúltima etapa da competição.
Neste sábado (09/07), o clima ajudou e a população compareceu em peso à quarta etapa do Arena Cross 2016 na cidade de Campinas, quando mais de seis mil pessoas lotaram as arquibancadas da megaestrutura especialmente montada para o evento. A interação foi tanta que o público fez questão de vibrar com as fortes emoções da penúltima rodada da competição.
Na principal disputa da noite, a categoria MX Pró, viu Jean Ramos (#10), da Yamaha Geração, se firmar cada vez mais na liderança do campeonato. Desde a primeira curva, o público percebeu que a disputa seria polarizada entre os pilotos Jean Ramos, da Yamaha Geração, e Paulo Alberto (#1), da Honda Mobil. Já na largada, o português da Honda deu mostras de que não entregaria fácil a disputa, cravando o holeshot da noite.
Rápido, Ramos recuperou a liderança da prova ainda na primeira reta do traçado e lá se manteve com boa vantagem até as três últimas voltas, quando viu seu principal concorrente na prova e no campeonato, Paulo Alberto, reduzir a distância para menos de um segundo. Valente, Ramos defendeu a ponta da prova e garantiu valiosos pontos na classificação. A disputa foi tanta, que a notória terceira colocação de Jetro Salazar (#920), da Escuderia X Honda, ficou em segundo plano.
Resultados da primeira bateria na categoria MX Pró (Top 5):
1º Jean Ramos #10
2º Paulo Alberto #1
3º Jetro Salazar #920
4º Adam Chatfield #407
5º Humberto Martin #101
Que seria emocionante, todo mundo já esperava, mas ninguém contava com tantos fatos em uma única prova. De cara, Paulo Alberto viu a sorte mudar de lado, quando Jean Ramos se enroscou na primeira curva da prova. Na terceira colocação, Alberto ainda viu Adam Chatfield e Jetro Salazar, que lideravam a prova – cada um em um momento – caírem sozinhos.
Quando a vitória parecia certa, Jean Ramos encaixou uma volta final perfeita e com uma falha de Paulo Alberto na última curva, vencendo a segunda bateria da noite. “Tive um problema logo de cara e acabei mudando meu foco. Esqueci a prova e me dediquei a me manter próximo ao Paulo Alberto. Por sorte, consegui uma volta muito boa e a ultrapassagem na última curva”, comentou. O holeshot da prova ficou com o britânico Adam Chatfield.
Resultados da segunda bateria na categoria MX Pró (Top 5):
1º Jean Ramos #10
2º Paulo Alberto #1
3º Héctor Assunção #30
4º Jetro Salazar #920
5º Eduardo Lima #2
Somatória da classe Pró – Diferente das outras categorias, a MX Pró é sempre disputada em duas baterias e, no final, a somatória dos resultados é o que define o campeão da categoria. Com as duas vitórias nas baterias, Jean Ramos garantiu a quarta etapa e ainda aumentou sua vantagem na liderança.
Somatória da categoria MX Pró:
1º Jean Ramos #10 – 41 pontos
2º Paulo Alberto #1 – 34 pontos
3º Jetro Salazar #920 – 28 pontos
4º Héctor Assunção #30 – 24 pontos
5º Marcello Lima #5 – 20 pontos
“Tenho me mantido cada vez mais focado em minha situação no campeonato. O objetivo era manter a liderança e vim pra Campinas com o regulamento em mente. Felizmente, consegui meu principal objetivo, que era o maior número de pontos possíveis”, explicou Jean.
Classificação geral do campeonato – Categoria MX Pró (Top 5):
- Jean Ramos – 137 pontos
- Paulo Alberto – 125 pontos
- Carlos Campano – 97 pontos
- Adam Chatfield – 90 pontos
- Jetro Salazar – 81 pontos
Classe MX2 – Em uma disputa que começou bastante acirrada, com o piloto Caio Lopes cravando o holeshot na primeira curva, Enzo Lopes utilizou todo o seu talento ao perseguir e tomar a primeira colocação da corrida e acelerar abrindo boa vantagem sobre o segundo colocado da etapa, Pedro Bueno.
No final da disputa, mais de 22 segundos de vantagem garantiram a vitória. “Felizmente consegui me recuperar e fazer uma grande prova. A vantagem foi essencial para me ajudar a administrar a vantagem e vencer”, comentou o piloto.
Resultados da bateria na categoria MX2 (Top 5):
1º Enzo Lopes #16
2º Pedro Bueno #97
3º João Pedro #282
4º Leonardo de Souza #945
5º Caio Lopes #134
Classe Júnior – Quarto colocado nos treinos classificatórios, o piloto Leonardo Cassarotti mostrou que reverter o resultado era apenas uma questão de tempo e, depois de tomar a ponta da prova, administrou com tranquilidade seus 20 segundos de vantagem para o xará Leonardo Nunes, vencendo a prova e tomando a liderança da categoria, colocando-se na disputa pelo título. O holeshot da disputa ficou com Bruno Schmitz.
Classificação da categoria Júnior:
1º Leonardo Cassarotti #25
2º Leonardo Nunes #989
3º Joaquim de Oliveira #11
4º Bruno Zchnitz #40
5º Marcus Lera #92
Classe 65 cc – Emoção não faltou na disputa dos pequenos da 65 cc. Com mudanças na liderança durante a corrida, José Pedro Filho aproveitou de uma falha do então líder Marcello Leodorico para assumir a ponta da prova, vencer a disputa e de quebra garantir a liderança da competição. O holeshot da categoria ficou com o piloto Gabriel Mielke.
Classificação da categoria 65 cc:
1º José Antonio Pedro Filho #89
2º Marcelo Leodorico #44
3º Garmichel Giehl #4
4º João Vitor Oliveira #39
5º Gabriel Mielke #102
Classe 50 cc – Imbatível na temporada, Rafael Becker deu um importante passo em direção ao título da categoria, vencendo sua quarta prova consecutiva. Mesmo sem o holeshot da prova, que ficou com Bruno Rodrigues, Becker pilotou tranquilo e administrou sua vantagem como líder do campeonato.
Classificação da categoria 50 cc:
1º Rafael Becker #7
2º Bruno Rodrigues #317
3º Felipe Marques #160
4º Vitor Borba #28
5º Bernardo Tiburcio #3
O local da última etapa do Arena Cross 2016 será definido em breve, fique ligado no Moto Channel Brazil para saber.
Fonte: Arena Cross/Romagnolli Eventos
Fotos: Divulgação/Arena Cross/Walter Contessotti
Por Rubens Junior, em 09/07/2016
Deixe um comentário