Marco Solorza, Davi Costa e Alecsandre Brieda “Doca” foram as grandes estrelas da 20ª edição da tradicional prova de endurance.
Após acelerar por exatas cinco horas, cinquenta minutos e vinte e oito segundos, a equipe JC Racing Team, no comando de uma Kawasaki Ninja ZX-10R de numeral #12, venceu a 20ª edição das “500 Milhas de Motovelocidade”, disputada ao longo de toda a tarde deste domingo (12/02), no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP). A mais tradicional prova de endurance (resistência) do país reuniu 14 equipes e teve grandes disputas na pista. Ao longo das 187 voltas percorridas, três times se revezaram a liderança, após uma das principais equipes abandonar a prova nos primeiros 10 minutos e, nos momentos finais, a chuva dar o ar da graça, conferindo ainda mais emoção ao certame.
Já a Paulinho Superbikes (#202) – que disputou a prova pela categoria SuperSport – foi o segundo a cruzar a linha de chegada. O time realizou uma corrida bastante regular e logo nas primeiras voltas pulou da quinta para a terceira posição. Sem diminuir o ritmo, ultrapassou a equipe Ducati Campinas (#500) e assumiu a vice-liderança. Em seguida, iniciou a longa briga pela ponta com a JC Racing Team, mas encerrou a prova com a vitória em sua categoria, na segunda posição no geral. Apesar de vir forte para a prova, a JC Racing Team contou também com a “ajudinha” de alguns de seus principais adversários.
A equipe Honda Racing Team (#51), formada pelos pilotos Diego Faustino, José Luiz “Cachorrão” e Eric Granado, era um dos candidatos ao título. O time fez a melhor volta nos treinos classificatórios e garantiu a pole position. Já na largada, realizada no estilo “Le Mans” – pilotos alinhados de um lado da pista e motos, desligadas, do outro –, Eric Granado foi o mais rápido e colocou a Honda CBR 1000RR na primeira posição. Porém, uma queda ainda na sétima volta, enquanto liderava a corrida, tirou a moto da Honda da disputa. Em quase seis horas contínuas de pilotagem, o time da JC Racing Team manteve regularidade e dominou a maior parte da prova. Formada pelos pilotos Marco Solorza, Davi Costa e Alecsandre Brieda “Doca”, a equipe não teve grandes incidentes e precisou de sete paradas nos boxes para completar a corrida na primeira colocação. Além disso, este resultado conferiu mais do que apenas uma vitória à equipe. Alecsandre Brieda tornou-se o maior vencedor das 500 Milhas, com cinco títulos.
Outro time que pagou caro pela “má sorte” foi a Tecfil Racing Team. Ainda no início da prova, a BMW S1000RR de numeral #17 apresentou problemas eletrônicos e deixou os pilotos Danilo Lewis, Diego Viveiros, Cesar Barros e Marcio Bortolini na mão. Com isso, a equipe largou bem atrás dos ponteiros e precisou fazer uma grande corrida de recuperação. De volta à cronologia da prova, após a Honda dar adeus antecipado à corrida, os times da JC Racing Team e Paulinho Superbikes (#202), formado pelos pilotos André Veríssimo, Ives Moares e Lucas Bittencourt, brigaram pela primeira posição. As duas equipes revezaram a liderança no primeiro terço da prova – por vezes substituída nos momentos da parada nos boxes. Porém, a partir da 56ª volta, a JC Racing Team tomou a dianteira, abriu grande vantagem e manteve a posição até receber a bandeira quadriculada. Enquanto isso, a terceira colocação foi para a Tecfil. O time conseguiu se recuperar do incidente inicial e, aos poucos, foi ganhando posições. A equipe deixou o fim da fila e na metade da corrida já ocupava o quinto lugar no geral. Impondo um ritmo bem acima dos adversários, a Tecfil conseguiu fazer mais duas ultrapassagens e terminar a prova em terceiro. Já a equipe Ducati teve alguns altos e baixos ao longo da prova e obteve a quarta colocação com uma Ducati 1299R Panigale. Completando o pódio principal, o time da Misano Racing Team (#137), com os pilotos Daniel Toloni, James Michael e Mauricio Paludete, garantiu o quinto lugar nas 500 Milhas.
Considerando o resultado entre categorias, a JC Racing Team (#12) faturou também a vitória pela SuperBike. A Tecfil ficou com a segunda posição, logo à frente da Ducati Campinas em terceiro e da Misano em quarto. Fechando o pódio, a equipe Motonil Motors (#131), com os pilotos Pablo Flores e Fabrício Freitas, obteve o quinto lugar. Já pela SuperSport, o grande vencedor foi o time da Paulinho SBK, o segundo no geral. A vice-liderança da categoria ficou com a Masut Racing Team (#36), equipe formada pelos pilotos Alex Schultz, Leopoldo Bittar e Juninho Trudes – este último, dúvida para a prova devido a uma lesão no ombro. Já a SR Corse (#69), composta por Arthur Mazzucatto, Carlos Trivellato, José Ricardo Gandara e Yrio Azavedo, obteve o terceiro lugar.
Na categoria Força Livre, a primeira colocação foi para o time da Pitico Race Team (#25), com os pilotos Roque Eduardo, Anivaldo Neto, Cassiano Macedo e Fernando Souza. A Helder Afinity (#8) – composta por Alexandre Pereira, André Checcia, Helder Shad e Willians Surh – garantiu a segunda posição no pódio, logo à frente da Misano Racing Team (#135) – com Sérgio Hidani, José Cunha e Ricardo Seiji – em terceiro e da Ducati Campinas (#99) – com Eduardo Lelis, Marcelo Race e Guilherme Fullmann – na quarta posição.
Veja o resultado completo das 500 Milhas de Motovelocidade 2017:
- #12 JC Racing Team (SBK) – Campeã
- #202 Paulinho SBK (600), à 1 volta
- #17 Tecfil Racing (SBK), à 5 voltas
- #500 Ducati (SBK), à 9 voltas
- #137 Misano (SBK), à 11 voltas
- #25 PRT-Pitico Race (Força Livre), à 11 voltas
- #8 Helder Afinity (Força Livre), à 14 voltas
- #36 Masut Racing Team (600), à 16 voltas
- #135 Misano (Força Livre), à 18 voltas
- #69 SR Corse (600), à 27 voltas
- #99 Ducati (Força Livre), à 29 voltas
- #44 PRT-Pitico Race (Força Livre), à 39 voltas
- #131 Motonil Motors (SBK), à 92 voltas
- #222 RF Racing Team (Força Livre), à 121 voltas
- #59 Lupinetti Race (600), à 159 voltas
- #71 JC Racing Team (600), à 177 voltas
- #51 Honda Racing Team (SBK), à 181 voltas
Melhor volta: Honda Racing Team (51), 1:39.512 – Terceira volta
Fonte: SuperBike Brasil
Fotos: Divulgação/SuperBike Brasil
Por Editoria Moto Channel Brazil, em 13/02/2017
1 Comment
Dedicated servers
18 de setembro de 2017 at 18:06A equipe Ducati, que competiu com uma 1299R Panigale, ficou com o quarto lugar, em um podio que ainda teve a Misano Racing Team, em quinto.