Conheça a verdadeira escola para futuros pilotos que almejam o reconhecimento mundial.
Durante as transmissões televisivas de corridas motociclísticas é muito comum os internautas perguntarem, via Twitter e outras redes sociais, sobre quem será o nosso representante no Campeonato de MotoGP. Essa indagação é muito comum porque durante anos ficamos acostumados a ver nosso grande Alex Barros (#4) – o único brasileiro a pilotar uma moto na classe GP – alinhar no grid da categoria máxima do motociclismo mundial, inclusive vencendo corridas no período em que esteve lá.
Barros parou de correr em 2007, ou seja, há quase dez anos não temos um brasileiro disputando uma prova na elite do motociclismo esportivo. Porém, devido às conquistas desse paulista nascido em 1970, buscamos na memória recente suas glórias, enquanto para o público em geral fica a pergunta: Quem será o novo Alexandre Barros?
Para responder a essa questão, a marca que mais comercializa motos no país, em parceria com o SuperBike Brasil, começa a investir no futuro do motociclismo de velocidade do Brasil, que vem ganhando impulso com a Honda Junior Cup. A proposta desse campeonato, que serve como categoria de acesso a outras classes, é destinada a garotos e garotas com idades que variam entre 8 e 16 anos. Eles utilizam motos Honda CG 160 Titan, que recebem carenagem e pintura semelhantes às da equipe oficial da marca para iniciar seu aprendizado com foco no cotidiano de um verdadeiro profissional do segmento.
A Honda Junior Cup existe desde 2013, sendo realizada durante as provas do Superbike Brasil, onde os pilotos recebem orientações de como se comportar na pista e também fora dela. A disciplina, a concentração e o foco necessários para a condução da motocicleta se refletem em outras atividades, inclusive no rendimento escolar, o que é relatado pelos pais e pelos próprios pilotos. Até porque alguns pais condicionam a prática do esporte à obtenção de boas notas.
Na terceira etapa, disputada em Interlagos (São Paulo), o piloto Lucas Cottet, de 12 anos, natural de São Paulo, estava “suspenso” pelo pai porque ficou com nota vermelha em Matemática. Ele se esforçou na prova de recuperação, tirou nota boa e recebeu sinal verde para correr. Outra orientação que a garotada recebe é com relação à saúde. O peso extra funciona como “lastro” e diminuiu a velocidade da moto na pista. Assim, o ideal é ter uma boa alimentação e hábitos saudáveis – atividade física entre eles – para ajudar a controlar o peso.
A questão do trabalho em equipe, respeito ao próximo, espírito de liderança também são trabalhados. Com isso, situações comuns a todas as crianças e adolescentes, como quarto bagunçado, roupas jogadas pelo chão e atrasos para compromissos foram sensivelmente reduzidos, segundo relatos dos pais. Atualmente, 15 crianças e adolescentes de várias partes do país participam da Honda Junior Cup. Alguns deles muito pequenos, como o paranaense (de Curitiba) Mário Salles, de oito anos, que precisa de ajuda para subir na moto e, na largada, necessita que alguém a mantenha em pé, pois seus pés não alcançam o chão. Apesar da pouca idade e do tamanho reduzido, ele anda sempre na frente.
No time dos menores estão ainda o paulista Eduardo Burr, o brasiliense João Arratia e a garota Raquel Vaz, também de Brasília, todos com nove anos de idade. Léo Manella, 13 anos, de Londrina (PR), é um dos mais promissores. Ele é comunicativo, dedicado e exibe um boletim daqueles de deixar os pais orgulhosos. Cinco etapas da Honda Junior Cup foram disputadas nesta temporada, quatro em Interlagos e uma em Curitiba. A próxima corrida será dia 23 de outubro, em Londrina, no Paraná. O piloto Leo Marin lidera a competição, com 91 pontos. Lincoln Melo é o segundo (86), seguido por Felipe Macan, Nicolas Cendesi e Alexandre Gonzalez. Portanto, antes de você perguntar pelo Twitter “quem será o próximo Alex Barros”… a resposta pode estar na Honda Junior Cup.
Fonte: VIPCOMM
Fotos: Divulgação/Marcello Zambrana/VIPCOMM
Por Editoria MCB, em 27/09/2016
1 Comment
Ana
6 de outubro de 2016 at 11:52Essa foto da Honda Junior Cup no pódio foi em Interlagos, onde o Bruno Gonzalez foi pole e o vencedor. Parabéns!