Modelo traz a tecnologia das principais aventureiras de competição da marca japonesa em uma versátil moto de produção.
Nesta semana, a Honda Brasil anunciou a chegada da esperada Honda CRF 1000L Africa Twin, um modelo que traz a tecnologia das principais aventureiras de competição da marca japonesa em uma versátil moto de produção. Com a Africa Twin a “marca da asa” retorna ao segmento maxitrail com força, encarando marcas já tradicionais neste segmento, tais como BMW (R 1200 GS), Triumph (Tiger Adventure) e Yamaha (Super Ténéré).
A CRF 1000L Africa Twin recebeu um motor bicilíndrico de 999 cc, capaz de gerar 95,2 cv de potência e 10 kgf.m de torque. A posição do escapamento é elevada, enquanto o sistema de exaustão tem o objetivo de melhorar a sonoridade e a sensação oferecida pelo funcionamento do motor. Outra grande vantagem desse novo motor é que sua concepção permitiu uma melhor centralização das massas, o que concede um centro de gravidade mais baixo ao modelo. Tudo isso é resultado do desenvolvimento dos programas de competição da Honda Racing Corporation (HRC) com os modelos das linhas CRF 250 e CRF 450.
Seu tanque tem capacidade para 18,8 litros de combustível, dando à moto (de acordo com o fabricante) uma autonomia que pode chegar até os 400 quilômetros. Dependendo dos opcionais, o peso dessa máquina, em ordem de marcha, varia entre 228 kg e 242 kg. A carenagem frontal é integrada a um pára-brisa, com regulagem de altura. Formando uma peça única, trazem um visual limpo e uma aerodinâmica eficiente. As duas pequenas entradas de ar têm a função de canalizar o ar em velocidades mais altas. O farol duplo e luzes de direção têm lâmpadas de LED, oferecendo maior luminosidade e menor consumo de energia. Já o painel de instrumentos é em LCD, com dois mostradores amplos e visualização suficiente mesmo em situações de alta luminosidade.
Esta moto traz uma proposta de uso misto, desempenhando suas funções de maneira eficiente tanto em terrenos acidentados quanto em estradas e rodovias asfaltadas. O modo “S” faz o propulsor e o câmbio trabalharem de maneira mais esportiva, oferecendo três níveis: S1, S2 e S3. Pensando no mercado como um todo, a Honda oferece também uma versão básica, sem freios ABS e sem o novo controle de torque desenvolvido exclusivamente para a nova Africa Twin. A versão básica custa R$ 64.900,00 e a versão completa, com o kit de malas e o protetor dianteiro, R$ 74.900,00. A moto poderá ser apreciada durante o Salão do Automóvel, que ocorre em São Paulo, também nesta semana.
Fonte: Honda
Fotos: Divulgação/Honda
Por Rubens Junior, em 09/11/2016
Deixe um comentário