Companhia alemã enfrenta problemas ocasionados pelo escândalo da manipulação dos índices de poluição dos seus carros movidos a diesel.
Esta semana, a Volkswagen anunciou que não quer mais se desfazer de uma das suas principais marcas, a Ducati. Adquirida pela Audi em 2012, por 860 milhões de euros, a empresa italiana é uma das que compõem o vasto portfólio do grupo alemão, que engloba companhias como Skoda, Porsche, Bentley, Man, Scania, Bugatti, Lamborghini e Seat.
O Grupo Volkswagen ainda enfrenta problemas ocasionados pelo escândalo da manipulação dos índices de poluição dos seus carros movidos a diesel, o “Dieselgate”, que foi descoberto em 2015 nos Estados Unidos e gerou indenizações milionárias às entidades que fiscalizam as emissões no mundo. De acordo com fontes do mercado financeiro, a venda da Ducati serviria para pagar essas indenizações, mas o Grupo Volkswagen vem conseguindo se reerguer sem que haja necessidade de abrir mão de sua marca no segmento motociclístico.
Segundo a agência de notícias Reuters, a Ducati obteve lucros anuais de aproximadamente 100 milhões de euros, vendendo 55.451 motos no ano passado e obtendo um crescimento de 1,2% em relação a 2015, fazendo com que seu valor de aquisição praticamente dobrasse, chegando agora à marca de 1,5 bilhões de euros.
Em junho do ano passado, o Grupo Volkswagen já falava em “revisar seu portfólio”, levantando especulações sobre a venda de “submarcas não essenciais” como a Ducati. A companhia alemã já está cortou gastos em todo o grupo, com a redução de funcionários e investiu na produção de veículos elétricos e novos serviços de mobilidade.
Fonte: Reuters
Fotos: Divulgação/Volkswagen/Ducati
Por Editoria Moto Channel Brazil, em 14/12/2017
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