Apesar da vitória da Yamaha, o Suzuki Endurance Racing Team ficou com o título de Campeão do Mundial de Resistência 2016.
Neste sábado (27/08), a prova das 8 Horas de Oschersleben fechou a temporada 2016 do Campeonato Mundial de Resistência, com a vitória da equipe GMT94 Yamaha (#94). Porém, a corrida realizada no Motorsport Arena, na Alemanha, reservou grandes surpresas após seu término, quando a soma dos resultados na classificação geral da competição deu o título deste ano para o Suzuki Endurance Racing Team (#30), por apenas um ponto de diferença!
O certame teve um início particularmente aquecido e agitado. Após três horas de corrida, a YART (#7), equipe oficial da Yamaha, possuía uma grande vantagem, com uma volta completa à frente da GMT94 Yamaha e duas voltas à frente do Suzuki Endurance Racing Team. Gregory Leblanc, que tinha mantido a moto da equipe SRC Kawasaki (#11) em quinto lugar, teve de voltar aos boxes depois de apenas cinco voltas, por causa de problemas mecânicos.
O giro das duas horas finais foi decisivo, quando a YART (#7) voltou aos boxes para corrigir um problema de superaquecimento, perdendo duas voltas. Desse modo, a moto da GMT94 ganhou fôlego para se recuperar, vencer a corrida e também o título de Construtores, mas deixando para a Suzuki o título de Campeão Mundial da temporada 2016.
Este foi o 15º título mundial para a SERT, o décimo para o piloto francês e “capitão” da equipe Vincent Philippe, juntamente com os colegas Anthony Delhalle e Etienne Masson. Pela GMT94, os destaques foram o italiano Niccolò Canepa, o espanhol David Checa (irmão mais novo de Carlos Checa – Campeão da Classe Superbike em 2011) e Lucas Mahias.
Como registro final, deixamos aqui a informação sobre o estado de saúde do piloto britânico Bradley Smith depois do acidente ocorrido com ele nos treinos livres para as 8 Horas de Oschersleben: Smith, que é piloto da Yamaha Tech 3 na classe MotoGP, enfrenta uma espera ansiosa para determinar sua aptidão para disputar o Grande Prêmio de Silverstone no próximo fim de semana, devido a lesões nas pernas sofridas durante a etapa final do Mundial de Resistência.
O inglês iria participar da competição de endurance com o intuito de ajudar a equipe oficial da Yamaha a conquistar a coroa 2016 do EWC, mas se envolveu em uma colisão com outro competidor, resultando em uma suspeita de fêmur quebrado. Felizmente não houve fratura, porém Smith sofrerá uma cirurgia para sanar o problema do corte no joelho, que também afetou alguns ligamentos. O especialista em ortopedia Dr. Mir, de Barcelona, está à frente do diagnóstico e vai avaliar e definir o processo de recuperação para dizer se o piloto vai ou não correr seu GP “caseiro”.
Classificação final do Campeonato Mundial de Resistência 2016 (Top 10):
- Suzuki Endurance Racing Team – 88 pontos
- GMT94 YAMAHA – 87 pontos
- Team April Moto Motors Events – 78 pontos
- Honda Endurance Racing – 72 pontos
- SRC Kawasaki – 60 pontos
- YART Yamaha Official EWC Team – 60 pontos
- F.C.C. TSR Honda – 56 pontos
- Team 3Art Yam’Avenue – 50 pontos
- Team R2CL – 45 pontos
- AM Moto Racing Competition – 38 pontos
O próximo evento do Campeonato Mundial de Resistência acontece nos dias 17 e 18 de setembro, com a realização das 24 Horas de Bol d’Or, na França.
Fonte: EWC
Fotos: Divulgação/EWC
Por Rubens Junior, em 27/08/2016
Deixe um comentário