Italiano da equipe Ducati Lenovo vence a última etapa da temporada 2023, confirmando constância e planejamento de um verdadeiro Campeão Mundial.

Foi uma grande final! Neste domingo (26/11), Francesco “Pecco” Bagnaia (#1) conquistou o Bicampeonato na categoria MotoGP™, após uma grande corrida e uma bela vitória no Circuito Ricardo Tormo, na Espanha.

Bagnaia chegou à última etapa da competição com uma vantagem de 14 pontos sobre o vice-líder Jorge Martin (#89), capitalizando com serenidade e inteligência as oportunidades que o levaram a vencer o Grande Prêmio da Comunidade Valenciana e, como prêmio principal, faturar seu segundo título na categoria máxima do motociclismo.

“Pecco”, que largou da pole, tomou a dianteira assim que as luzes vermelhas se apagaram, com o espanhol Jorge Martin – o sexto no grid – ganhando todas as posições possíveis e já na cola do italiano da Ducati depois da primeira curva.

A partir daí o que se viu foi um cerebral Bagnaia contra um “afobado” Martin, que logo no início da corrida cometeu o primeiro erro da sucessão de outros que o levaria a perder a condição de disputar o título. No final da reta longa, “Pecco” fez a tomada de curva, enquanto Martin, muito próximo do italiano na frenagem, foi “sugado” pelo vácuo e quase estampou a traseira da moto número #1, erro que o fez abrir a tangente da curva e o colocar na sexta posição quando voltou à pista.

Com este erro, Bagnaia pôde respirar mais tranquilo, pois além da vantagem na liderança, agora ele sabia que Martin precisaria superar outros adversários para tentar qualquer disputa pelo título. Desta feita, o espanhol literalmente enlouqueceu, superando Fabio Di Giannantonio (#49), da Gresini Racing, num primeiro momento e partindo para cima de Marc Márquez, para aí selar de vez deu destino no campeonato.

Talvez nos pensamentos de Jorge Martin, Márquez, por também ser espanhol, “aliviaria” a mão da manopla, “cedendo” a posição para que Martin – que disputava o título – continuasse sua luta contra o italiano do time oficial da Ducati, mas não foi o que aconteceu. Martin, em atitude visivelmente desesperada para ganhar mais uma posição, forçou a passagem sobre Márquez na Curva 4, que manteve a aceleração e espremeu Martin contra os limites da pista, fazendo com que o piloto da moto #89 cometesse o erro que lhe custaria um acidente impressionante, que lesionou Márquez e selou seu abandono da corrida, para dar adeus a todas as possibilidades.

Depois dessa grave ocorrência, Francesco Bagnaia conquistou uma bela vitória, mesmo tendo em seu encalço o compatriota Fabio Di Giannantonio e o francês Johann Zarco (#5), da Prima Pramac, que vieram forte para cima de “Pecco” nas últimas voltas. “Diggia” cruzou a meta em segundo e Zarco em terceiro. No entanto, uma sanção pós-corrida para Di Giannantonio, devido à baixa pressão dos pneus, o rebaixou o P4, com Zarco sendo promovido para P2 e Brad Binder (#33), Red Bull KTM, herdando o terceiro degrau do pódio.

Clique aqui para acessar nosso calendário exclusivo e saber quando e onde vão acontecer as próximas etapas do Mundial de Motovelocidade.
Siga-nos nas redes sociais
YouTube: https://www.youtube.com/mcbmotobrazil
Instagram: https://www.instagram.com/mcbmoto/
Facebook: https://www.facebook.com/mcbmoto/
Twitter: https://twitter.com/motochannelbr
Site: https://mcbmoto.com.br/
Fonte: MotoGP
Fotos: Divulgação/MotoGP
Por Editoria Moto Channel Brazil
Deixe um comentário