A corrida de estrada mais perigosa do planeta completa 110 anos de história.
No dia 27 de maio de 2017, começa oficialmente a 110ª edição do Troféu Turista da Ilha de Man. O evento acontece tradicionalmente entre a última semana de maio e a primeira semana de junho, sendo as corridas principais realizadas entre as classes Superbike (1.000 cc), Senior (1.000 cc), Superstock (1.000 cc), Supersport (600 cc – duas corridas), Lightweight, Sidecars (duas corridas) e TT Zero (motos elétricas). Um mesmo piloto chega a disputar cinco corridas durante cada edição, em categorias diferentes.
Além das corridas, o TT conta com muitas atrações de apoio e outros eventos que ocorrem em toda a ilha. É, sem dúvida, considerada como a corrida de motos mais antiga do mundo, cuja origem pode ser rastreada até 1906, quando a Copa Internacional para Motociclos, realizada na Áustria, foi abalada por denúncias de fraude e práticas corruptas. Coube ao marquês de Mouzilly St. Mars fazer a sugestão para que a corrida continuasse no ano seguinte (1907), oficializando assim o Troféu Turista da Ilha de Man, com base nas corridas de carros em vias públicas fechadas.
O TT é disputado num circuito de 60 quilômetros, em rodovias que são fechadas para o evento, cruzando montanhas e vilarejos. O circuito engloba um total exato de 256 curvas. Seu trecho dentro das cidades é extremamente perigoso, pois os pilotos enfrentam desde guias de calçada, postes de energia elétrica, tampas de bueiros e desníveis no asfalto, tudo isso à velocidades altíssimas.
O trecho de montanha (Mountain Course) é de altíssima velocidade, com retas enormes e sequências intermináveis de curvas. Na categoria Superbike, onde as motocicletas recebem preparação profissional, chega-se à velocidade máxima de aproximadamente 330 km/h. Em 2010, Guy Martin quebrou esse recorde, alcançando a velocidade de 340 km/h, fora de giro em sexta marcha, e assim conquistando essa marca histórica de velocidade mais rápida da corrida.
Os maiores vencedores são: Joey Dunlop (26 vitórias em 78 corridas de várias categorias), John McGuinness, ainda em atividade (23 vitórias), Mike Hailwood (14 vitórias em 34 corridas de várias categorias), Steve Hislop (11 vitórias em 26 corridas de várias categorias) e Giácomo Agostini (10 vitórias em 16 corridas de várias categorias). John McGuinness (#5) e Guy Martin (#8) correrão juntos pela mesma equipe este ano, a Honda Racing.
Acesse o calendário completo do TT da Ilha de Man clicando aqui
Fonte: IOMTT
Fotos: Honda/IOMTT
Por Editoria Moto Channel Brazil, em 27/04/2017
Deixe um comentário