• Home
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Competições
    • On-Road
    • Off-Road
  • Mercado
    • Superesportiva
    • Esportiva/Naked
    • Crossover/Motard/Scrambler
    • Custom/Cruiser/Touring
    • Trail/Cross
    • City/Scooter/CUB
    • Produtos/Serviços
  • Calendários
    • Esportivos
    • Eventos
  • Vídeos
  • Fale Conosco
Moto Channel Brazil
Moto Channel Brazil

Rio de Janeiro

18 de maio de 2025
  • Home
  • Quem Somos
  • Notícias
  • Competições
    • On-Road
    • Off-Road
  • Mercado
    • Superesportiva
    • Esportiva/Naked
    • Crossover/Motard/Scrambler
    • Custom/Cruiser/Touring
    • Trail/Cross
    • City/Scooter/CUB
    • Produtos/Serviços
  • Calendários
    • Esportivos
    • Eventos
  • Vídeos
  • Fale Conosco
  • Siga-nos
    • Facebook
    • Twitter
    • Linkedin
    • Youtube
    • Instagram
  • Home
    City/Scooter/CUB

    Evoluímos tanto que voltamos a andar de patinete

    24 de maio de 2019 City/Scooter/CUB, Mercado, Notícias, Produtos/Serviços 1 comments 4566

    Compartilhe

    Facebook Twitter LinkedIn

    Novas tecnologias transformam antigas invenções em objetos de desejo e mobilidade, mas o Brasil está preparado para o futuro?

    Para quem ainda não sabe, o patinete foi inventado na década de 1910, nos Estados Unidos, por californianos que tiveram a ideia de pregar eixos com rodinhas de patins em um caixote de frutas, adaptando também um guidão de madeira, para criar, assim, um modelo de veículo original, mas bem arcaico.

    Após três décadas, uma versão do brinquedo, feita de madeira, virou moda no Brasil. Muito depois surgiram os patinetes feitos com metais leves e equipados com freios e até com motor.  Já na Segunda Guerra Mundial, havia um modelo de patinete motorizado utilizado por paraquedistas ingleses, com motor forte, dobrável e que podia ser carregado em uma embalagem metálica. Quando o fuzileiro pousava, abria e se locomovia rapidamente até o front de batalha.

    Atualmente, o patinete é usado como meio de transporte econômico nas grandes cidades, mas será que esse veículo pode – realmente – ser uma solução para o problema da mobilidade urbana em meio ao caos do trânsito crescente? Ou será que isso ainda não funciona bem no Brasil, um país reconhecido por não possuir regulamentação para o uso de patinetes e sequer ciclovias bem planejadas? Aproveitando a onda de “produtos ecologicamente corretos” e “engajados” com o problema dos veículos cada vez mais numerosos que entopem as vias urbanas e com o aumento da poluição, algumas empresas fabricantes de motocicletas e ciclomotores começam a investir pesado na fabricação de patinetes elétricos.

    Nesta semana, o jornal alemão Die Welt anunciou que a Volkswagen irá unir forças com a startup chinesa Niu para produzir patinetes movidos por baterias de íons de lítio. Leve e pequeno o suficiente para ser estacionado em qualquer lugar, o patinete Streetmate foi apresentado pela VW no ano passado como um conceito. Movido por um motor de 2 kW e com autonomia para 35 km, o patinete construído pela parceria entre a Volks e a empresa chinesa estaria à venda no Oriente até o final deste ano.

    Na esteira da VW, a BMW lançou a nova geração do X2City, um patinete elétrico que pode chegar a 20 km/h e ser utilizado nas ciclovias europeias. O veículo já atende à nova legislação da Europa para esse tipo de veículo, por isso exige um impulso inicial de até 6 km/h para o motor elétrico entrar em funcionamento. Todavia, é preciso lembrar que patinete não é um brinquedo, sendo um veículo que alcança aproximadamente os 20 km/h, velocidade que, em caso de queda, pode causar sérias lesões ao condutor ou ao pedestre que por ventura venha a ser “atropelado” pelo “aparelho”.

    Dados já dão conta que de janeiro a abril quase 50 acidentes envolvendo patinetes elétricos alugados via aplicativos, incluindo casos com fraturas, foram registrados em somente dois hospitais que funcionam perto da orla do Rio de Janeiro. Ou seja, o ser humano voltou a andar de patinete, porém nosso país não tem nenhuma garantia de regulamentação nem nos previne adequadamente quando o assunto é segurança… isso sem contar a poluição na cara e o calor – quando se trafega entre os carros, o que é proibido – além dos buracos e tantos outros obstáculos de ruas e avenidas em péssimo estado de conservação pelo Brasil afora… será que evoluímos mesmo ou os patinetes são uma realidade viável somente para países europeus ou os Estados Unidos?

    O que há de regulamentação no Brasil: A utilização dos patinetes, “em caráter experimental” deve respeitar as regras do Conselho Nacional de Trânsito – Contran, que permitem a circulação do veículo somente em áreas de tráfego de pedestres (com velocidade máxima de 6km/h), em ciclovias e ciclofaixas (velocidade máxima de 20km/h). Já o decreto do poder municipal só autoriza os patinetes nas vias para carros quando as pistas estiverem fechadas para o lazer.

     

    Fonte: Moto Channel Brazil

    Fotos: Divulgação

    Por Editoria Moto Channel Brazil

    • Tags
    • Avenida
    • BMW
    • City
    • CUB
    • Moto
    • Patinete
    • Rua
    • Scooter
    • Strret
    • VW

    Compartilhe

    Facebook Twitter LinkedIn

    Veja Também

    Calendário Mundial de Superbike
    13 de maio de 2025

    Calendário Mundial de Superbike

    Festival Moto Brasil - RJ
    13 de maio de 2025

    Festival Moto Brasil - RJ

    Romain Febvre lidera o Mundial de Motocross
    11 de maio de 2025

    Romain Febvre lidera o Mundial de Motocross

    1 Comment

    1. eu
      14 de março de 2021 at 18:10 Reply ↓

      … quanto mais as coisas mudam mais as coisas ficam na mesma …”

    Deixe um comentário Cancelar comentário

    Assista também…
    Mais Lidas
    Calendário Mundial de Superbike Calendários

    Calendário Mundial de Superbike

    13 de maio de 2025 425
    Tiradentes Bike Fest - MG Calendários

    Tiradentes Bike Fest - MG

    15 de abril de 2025 366
    Calendário Mundial de Motocross Calendários

    Calendário Mundial de Motocross

    9 de maio de 2025 220
    Calendário Mundial de Motovelocidade Calendários

    Calendário Mundial de Motovelocidade

    11 de maio de 2025 207
    Festival Moto Brasil - RJ Calendários

    Festival Moto Brasil - RJ

    13 de maio de 2025 139
    Frases…

    “Estou lutando. Obrigado por todo apoio” - Jorge Martin (#89), atual Campeão Mundial de Motovelocidade e piloto da Aprilia Racing, que pode ficar mais três meses afastado das pistas por fratura nas costelas.

    Fonte: MotoGP
    Nuvem de Tags
    Arena Cross BMW Campeonato Mundial de Motocross Campeonato Mundial de Motovelocidade Campeonato Mundial de Superbike City Competições Cruiser Custom Ducati Esportes Esportiva FIM Honda Kawasaki Maxitrail MCBMOTO Mercado Moto2 Moto3 Motocross MotoGP Motovelocidade Mundial de Motocross Mundial de Motovelocidade Mundial de Superbike MX2 MXGP Naked Off-Road On-Road Rally Rally Dakar Scooter Superbike SuperBike Brasil Supercross Superesportiva Supersport Touring Trail Triumph WorldSBK WSBK Yamaha
    • Home
    • Quem Somos
    • Notícias
    • Competições
    • Mercado
    • Calendários
    • Vídeos
    • Fale Conosco
    • Back to top
    © Moto Channel Brazil 2016. Todos os Direitos Reservados.
    Produzido e Desenvolvido por Mip Themes