Propulsores ganharam potência e mantiveram o peso de seus antecessores, apresentando a maior mudança nos “big twins” da marca desde 1999.
A Harley-Davidson dos Estados Unidos revelou sua nova família de motores “big twins”, apresentando a linha Milwaukee-Eight em três versões. Esta é a 9ª geração de propulsores bicilíndricos da marca, que vai equipar os modelos top de sua linha touring. Segundo a H-D, esta nova gama é marcante para a empresa, pois desde 1999 não havia uma renovação como essa, a última com o lançamento da família Twin Cam.
Os propulsores ganharam potência e mantiveram o peso de seus antecessores, trazendo melhor resposta aos comandos, maior poder de aceleração e comportamento mais suave. O torque aumentou em 10%, porém com menor vibração e esquentando menos, afirmou a Harley-Davidson. Formada por três versões, a nova linha Milwaukee-Eight vai equipar todas as motos touring e triciclos da empresa norte-americana.
Confira abaixo quais modelos 2017 receberão os novos propulsores Milwaukee-Eight:
– Milwaukee-Eight 107 de 1.750 cc (refrigeração a ar)
Street Glide/Street Glide Special, Road Glide/Road Glide Special, Electra Glide Ultra Classic, Road King
Freewheeler
– Twin-Cooled Milwaukee-Eight 107 de 1.750 cc (refrigeração líquida)
Ultra Limited/Ultra Limited Low, Road Glide Ultra e Tri Glide Ultra models
– Twin-Cooled Milwaukee-Eight 114 de 1.870 cc (refrigeração líquida)
CVO Limited e CVO Street Glide
Acompanhe como foi a evolução dos propulsores da Harley-Davidson ao longo dos anos:

Atmospheric V-Twin (1909) – O primeiro motor de dois cilindros da Harley-Davidson surgiu em 1909, o Atmospheric V-Twin, que recebeu esse nome devido à atuação de suas válvulas pelo vácuo criado durante o curso de admissão do pistão. Ele ganhou um lugar especial na história da H-D por ser o elemento mais distintivo do design da motocicleta da marca: o motor V-Twin refrigerado a ar de 45 graus.

F-Head (1911-1929) – Em 1911, o cofundador e engenheiro-chefe Bill Harley tinha resolvido os problemas de seu design V-Twin com a criação do motor F-Head, que tinha válvulas operadas mecanicamente. Até 1929 foi o principal motor da companhia até a introdução do V-Twin Flathead. Disponível em deslocamentos de 45 pol³ (polegadas cúbicas) e, posteriormente, de 74 pol³ e 80 pol³ (equivalentes a 738 cc, 1.212 cc e 1.311 cc), esses incríveis motores de válvula lateral provaram seu valor para a Harley-Davidson com grande longevidade, tendo sido comprovado por gerações de motociclistas pela sua simplicidade e confiabilidade do modelo, que permaneceu em produção até o início dos anos 1970 em servicars de três rodas.

Flathead (1929-1973) – A grande depressão foi um golpe para a indústria de motocicletas. Na tentativa de atender à demanda, Bill Harley testou várias novas opções de motor, até chegar ao incrível Flathead, incluindo os designs de quatro cilindros em linha e o “boxer”, de estilos opostos.

Knucklehead (1936-1947) – Foi o primeiro motor da Harley-Davidson a ter componentes e superfícies deliberadamente estilizadas que, mais tarde, se tornaram um marco do desenvolvimento de produtos da marca. Ele recebeu este nome devido às tampas do cabeçote de alumínio polido brilhante, com dois grandes parafusos dos balancins em cada cilindro. Com o mesmo ângulo de cilindro de 45 graus que seus antecessores, o motor totalmente novo proporcionou mais potência, parcialmente devido às válvulas no cabeçote. Com ele, também foi lançado o primeiro sistema de óleo recirculante de circuito fechado H-D. Logo, todos os motores da companhia teriam o novo sistema de cárter de óleo seco e, junto a ele, o emblemático tanque em forma de ferradura em torno da bateria.

Panhead (1948-1965) – O Knucklehead definiu a aparência básica dos motores Big Twin que foram criados posteriormente pela Harley-Davidson e inspiraram muitos de seus concorrentes. Em 1948, mudanças importantes foram feitas para a criação de um novo motor com arquitetura básica e deslocamento semelhantes ao Knucklehead, logo lançado como Panhead. O Panhead, que também tinha cabeçotes de alumínio mais eficientes e tuchos de válvula hidráulicos, eram mais silenciosos e precisavam de menos manutenção.

Shovelhead (1966-1984) – O Panhead foi seguido pelo Shovelhead para as motocicletas modelo/ano 1966 e apresentou, principalmente, uma melhoria na potência. As duas décadas seguintes viram uma proliferação de novos modelos que passaram a ser equipadas com motores Big Twin (como as motocicletas da família Dyna – Super Glide® 1971, o Low Rider® 1977, o Wide Glide® 1980 e muitas outras). Antes, os Big Twin só equipavam motos Touring.

Evolution (1984-1999) – O motor Evolution® passou a integrar os modelos de 1984. Com 80 polegadas cúbicas, foi o maior salto no formato dos motores Big Twin até aquele momento. Tinha um design sem vazamento de óleo, com ruído mecânico reduzido e uma vida útil muito mais longa, entre outros avanços. Todos os recursos do Evolution® que os clientes prezavam foram mantidos no novo motor Twin Cam 88® que estreou nas motos de 1999.

Twin Cam (1999-ainda em atividade) – O novo motor oferecia comandos de válvulas impulsionados por corrente e aumento de deslocamento. O Twin Cam 88® (1.442 cc) foi novamente aumentado em 2007, para se tornar o Twin Cam 96™ (1.563 cc). Mudanças significativas vieram com os modelos 103 (1.687 cc) e 110 (1.802 cc), ambos disponíveis com ou sem a refrigeração Twin-Cooled no modelo ano 2014. Juntamente com as várias melhorias do projeto Rushmore na família Touring, até então, o Twin Cam fez parte do maior projeto de desenvolvimento de produto da história da Harley-Davidson.

Os oito antecessores do Milwaukee-Eight
Fonte: Harley-Davidson
Fotos: Divulgação/Harley-Davidson
Por Rubens Junior, em 17/01/2017
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