Esperamos que agora haja apenas um campeonato nacional de motovelocidade, com regras claras e bem definidas para a segurança e para o crescimento desse esporte no Brasil.
Depois de muitas idas e vindas, como já comentamos aqui no Moto Channel Brazil, finalmente a Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e o SuperBike Brasil (um dos principais campeonatos de motovelocidade das Américas) firmam uma parceria em prol do motociclismo brasileiro.
Em tese, essa união poderá gerar ganhos e benefícios a todas as partes envolvidas na execução de um campeonato nacional robusto, pois agora todos os regulamentos e práticas desportivas do Superbike Brasil passam a ser reconhecidos pela CBM, que passa a homologar o evento, via Federação Internacional de Motociclismo (FIM).
Comunicado Oficial: “A CBM levou em consideração, entre outros aspectos, que o avanço dos trabalhos que a Comissão de Segurança da Motovelocidade desenvolveu para o SBK Brasil são de profundidade e de qualidade inéditas no Brasil. Esses trabalhos abrem a possibilidade de reformulações e melhorias do posicionamento, do papel e dos serviços desempenhados por toda comunidade da motovelocidade nacional. Institui-se assim, a partir da CBM, o programa de Segurança Desportiva da Motovelocidade, para avançar ainda mais nas discussões e no desenvolvimento de processos e regulamentações relacionados à segurança desse esporte”.
“Em conjunto, SBK e CBM pretendem intensificar o trabalho de formação e atualização dos profissionais atuantes na motovelocidade brasileira, enviando os principais oficiais de prova para serem treinados na FIM, e organizando treinamentos, seminários e palestras em todo território nacional para os demais profissionais que atuam no setor”.
“Os trabalhos não se limitarão a essa esfera. Assim como na relação da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) com a CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), a certificação pela FIM de um engenheiro de segurança brasileiro para controle e validação dos circuitos faz parte da agenda”.
“Na perspectiva dos pilotos a mudança vai desde a obrigatoriedade da licença do atleta junto à Federação de sua preferência, até o usufruto de todas as melhorias técnicas e de segurança oriundas dessa parceria, que pretende ser contundente e duradoura”.
Comentários dos Dirigentes:
“Estou muito feliz com a união firmada. Tenho certeza que a CBM ira contribuir para a melhora dos processos e capacitação dos profissionais envolvidos no SBK Brasil” – Bruno Corano, fundador e idealizador do SBK Brasil.
“Estou seguro de que muito trabalho nos espera, e pouco a pouco iremos certamente elevar o nível dos profissionais da motovelocidade através dos seminários da FIM os quais são acessados apenas pela CBM” – Firmo Henrique Alves, presidente da CBM.
Aguardaremos o desenrolar dos próximos capítulos dessa nova fase entre as duas entidades, mas esperamos que agora haja apenas um campeonato nacional de motovelocidade, com regras claras e bem definidas para a segurança e para o crescimento desse esporte no Brasil.
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Fonte: Confederação Brasileira de Motociclismo
Fotos: Divulgação/Facebook
Por Editoria Moto Channel Brazil
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