Projeto foi aprovado para ser construído em Manaus e terá um investimento de 25,8 milhões de dólares.
Completamente na contramão da crise econômica que assola o país, a BMW Motorrad confirma que vai montar sua própria unidade fabril em Manaus, local onde será fabricada a G 310 R, sua roadster de pequena cilindrada apresentada ao público no Salão de Milão 2015. A informação foi confirmada pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), que recebeu a planta do projeto, orçado em um investimento de 25,8 milhões de dólares.
Com o anúncio oficial, a Dafra, que era a responsável pela fabricação das motos BMW em sistema CKD (Complete Knock-Down) – na qual os modelos chegam em caixas, em peças separadas, e são montados em solo brasileiro – deixará de ser responsável pelas motos S1000 R, S1000 RR, S1000 XR, R 1200 GS, F800R, F800 GS e G 650 GS, pois todas serão montadas na nova unidade fabril da BMW.
Agora, a transição das operações de parceria com a Dafra, que começou em 2009, será feita para a linha própria de maneira gradual, com o intuito de não desabastecer o mercado. Consultada, a Suframa informou que a BMW fabricará motocicletas acima de 450 cc cilindradas e também modelos entre 100 cc e 450 cc, categoria na qual se encaixa a G 310 R, gerando 170 empregos diretos em Manaus. A nova fábrica deve produzir cerca de 10 mil unidades em 2017, afirmou a BMW.
BMW G 310 R – É uma naked de baixa cilindrada que foi revelada ao público brasileiro ainda em sua versão conceito, durante o último Salão Duas Rodas, ocorrido em outubro do ano passado. Segundo a marca bávara, o modelo foi todo desenvolvido na Alemanha e, atualemente, é produzido na Índia, em parceria com a indiana TVS. A G 310 R vem equipada com inédito motor monocilíndrico de 313 cc, refrigerado a água, com duplo comando de válvulas e injeção eletrônica de combustível. Este propulsor é capaz de gerar até 34 cv de potência e 2,85 kgf.m de torque. Ainda de acordo com informações do fabricante, com peso declarado de 158,5 kg, o cilindro inclinado para trás e o cabeçote rotacionado a 180 graus, tecnologias presentes neste novo motor, permitem um ótimo desempenho para o modelo.
O visual da G 310 R é inspirado nos modelos de maior cilindrada da BMW, em especial na S 1000 R, incluindo rodas de 17 polegadas, altura do assento em 785 mm e sistema de freios ABS, agora com “dois canais”, equipamento básico na novidade. A dianteira vem equipada com um freio monodisco com pinça fixa de quatro pistões e disco de 300 mm de diâmetro. Já na traseira, o equipamento traz uma pinça flutuante de dois pistões, associado a um disco de 240 mm de diâmetro. O painel de instrumentos apresenta um grande display em LCD.
Fonte: BMW
Fotos: Divulgação/BMW
Por Rubens Junior, em 04/05/2016
Deixe um comentário