Sprint Race na categoria MotoGP, aerodinâmica para aumentar a segurança e limite de idade nas classes Moto2 e Moto3.
O Mundial de Motovelocidade traz muitas novidades em 2023, a começar pela Sprint Race, corrida na qual os pilotos vão acumular pontos para o campeonato, mas que não vai interferir no grid de largada. “Um piloto terá várias voltas mais rápidas, pódios e vitórias, mas que que só vão contar a partir do domingo. Tudo em uma linha separada, onde você terá as vitórias e os pódios das corridas de Sprint, mas que não contarão para o total de pódios e vitórias no campeonato”, disse o CEO da Dorna, Carmelo Ezpeleta.
Nesse formato, o Treino Livre 4 (FP4) será extinto, para dar lugar à corrida com 50% da distância original. Dessa forma, as equipes só terão acesso à metade da capacidade de combustível. Esse formato não nos agrada, pois a as pontuações poderão ser “infladas” artificialmente, não servindo mais de parâmetros para recordes históricos.
Outra mudança se refere à parte técnica: a partir de agora, o “apêndice aerodinâmico”, colocado nas motos para surtir efeitos positivos no downforce, terão obrigatoriamente de estar a uma distância mínima de 35mm do solo e não mais a 15mm. A medida surge para tentar se evitar acidentes, como o que ocorreu em Misano no ano passado.
Por último, as classes Moto2 e Moto3 só vão aceitar pilotos com 18 anos ou mais, eliminando aqueles competidores de 16 e 17 anos, exceto os pilotos menores de idade que já tenham sido campeões de alguma dessas categorias: JuniorGP, Rookies Cup ou Europeu de Moto2, e tenham entre 16 e 18 anos incompletos.
O piloto brasileiro Diogo Moreira (#10), que compete pela equipe MSi, na classe Moto3 já renovou seu contrato para 2023 e tem 18 anos.
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Fonte: MotoGP
Fotos: Divulgação/MotoGP
Por Editoria Moto Channel Brazil
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