Toprak Razgatlioglu vence todas as provas na Indonésia, mas espanhol da Aruba.it Ducati faz os pontos necessários para faturar a taça.
Neste final de semana (12 e 13/11), Álvaro Bautista (#19) se sagrou Campeão do Mundial de Superbike 2022. O espanhol da equipe Aruba.it Ducati foi o mais constante durante todo o certame, vencendo provas e somando os pontos necessários para conquistar o Campeonato com uma prova de antecipação.
O título veio durante a realização da etapa Indonésia, realizada no Circuito Internacional Pertamina Mandalika, em Jakarta, contra o turco Toprak Razgatlioglu (#1), que venceu as três provas realizadas no final de semana – Corrida 1 (sábado), Superpole (domingo) e Corrida 2 (domingo) –, mas não resistiu às combinações matemáticas que deram o Campeonato a Bautista.
Na Corrida 1, que foi a 900ª prova do Mundial de Superbike, Razgatlioglu, da equipe Pata Yamaha, conquistou a vitória com boa vantagem. Apesar de um início disputado, o turco soube manter a regularidade, suportando melhor o calor intenso na pista e equilibrando seu equipamento para cruzar a linha de chegada em primeiro.
Completaram o pódio, respectivamente na segunda e terceira colocações, o postulante ao título, Bautista, e o britânico Jonathan Rea (#65), da Kawasaki Racing, que perdeu rendimento durante a corrida por desgaste nos pneus.
Corrida 1 (Top 6)
11ª Etapa WSBK 2022
Pertamina Mandalika – Jakarta
- Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha)
- Álvaro Bautista (Aruba.it Ducati) +4.324s
- Jonathan Rea (Kawasaki) +11.855s
- Andrea Locatelli (Pata Yamaha) +19.954s
- Michael Rinaldi (Aruba.it Ducati) +23.992s
- Xavi Vierge (Team HRC) +27.114s
No domingo, Razgatlioglu sofreu para segurar Jonathan Rea durante a realização da Superpole, mas o turco faturou a prova de 10 voltas, novamente se aproveitando da dificuldade do britânico para poupar equipamento e não perder rendimento.
Já na Corrida 2, um começo de prova disputadíssimo fez com que Bautista caísse para o pelotão intermediário. Porém, devido à vantagem que o espanhol tinha em relação a Razgatlioglu, bastou manter o ritmo e deixar com que os adversários perdessem rendimento e sua Ducati fosse conquistando posições.
O pouco peso (lastro) de Bautista foi determinante para que os pneus não se desgastassem na mesma proporção dos outros competidores, dando as condições necessárias para que ele chegasse na segunda colocação final e conquistando com propriedade o titulo de Campeão Mundial de Superbike 2022. Rea completou o pódio, em terceiro, uma repetição do pódio da Corrida 1.
Bautista dirigiu-se para a Corrida 2 sabendo que um pódio lhe garantiria o título e fez o suficiente para garantir o seu primeiro título na classe Superbike. Ao fazer isso, ele se torna o terceiro piloto diferente de um terceiro fabricante diferente em três temporadas a conquistar o título, depois de Razgatlioglu com a Yamaha em 2021 e Rea com a Kawasaki em 2020.
Lembrando que este é o segundo título que a Ducati fatura sobre a Yamaha em 2022, pois no Mundial de MotoGP, Francesco Bagnaia (Ducati) superou Fábio Quartararo (Yamaha) na conquista do Campeonato.
Corrida 2 (Top 6)
11ª Etapa WSBK 2022
Pertamina Mandalika – Jakarta
- Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha)
- Álvaro Bautista (Aruba.it Ducati) +1.230s
- Jonathan Rea (Kawasaki Racing) +2.825s
- Andrea Locatelli (Pata Yamaha) +7.595s
- Axel Bassani (Motocorsa Racing) +8.205s
- Scott Redding (BMW Motorrad) +12.478s
Classificação Mundial de Superbike 2022
A última etapa do WSBK 2022 acontece no próximo fim de semana, nos dias 19 e 20 de novembro. Clique aqui para acessar nosso calendário exclusivo e saber quando e onde vão acontecer as etapas do Mundial de Superbike 2023.
Siga-nos nas redes sociais
YouTube: https://www.youtube.com/mcbmotobrazil
Instagram: https://www.instagram.com/mcbmoto/
Facebook: https://www.facebook.com/mcbmoto/
Twitter: https://twitter.com/motochannelbr
Site: https://mcbmoto.com.br/
Fonte: WorldSBK
Fotos: Divulgação/WorldSBK
Por Editoria Moto Channel Brazil
Deixe um comentário