Linha 2017 das motos marca as comemorações pelos 45 anos da marca japonesa no Brasil.
Nesta terça-feira (12/07), a Honda lançou a linha 2017 dos modelos CB 650F e CBR 650F. A apresentação fez parte das comemorações pelos 45 anos da marca japonesa no país, que representa R$ 1 bilhão de investimentos realizados nos últimos cinco anos, a maior parte dessa quantia investida na área produtiva da empresa, como uma fundição e uma fábrica de tubos para construir os chassis de suas motos, tudo nas novas instalações da gigantesca fábrica da Honda em Manaus (AM).
As duas motos da família 650 da Honda foram lançadas em 2014, para ocupar os espaços deixados pela saudosa Hornet e pela CBR 600F. Atendendo aos requisitos das normas de emissões de poluentes, a Honda unificou o motor de ambas, criando um propulsor mais compacto e eficiente, tanto do ponto de vista do consumo quanto das emissões, e agora realiza ajustes para esta nova fase das rigorosas normas em vigor no Brasil, que tornam a vida dos motores a combustão interna cada vez mais difícil.
No visual das motos, as mudanças nos grafismos seguem um padrão de imagem que os proprietários dessa classe de motocicletas esperam. “Os consumidores querem status, eles desejam ser reconhecidos que estão numa moto de 650 cc com 4 cilindros, uma máquina que inspira esportividade e que traz a ideia de alto desempenho”, disse Hayato Ikejiri, responsável pela área de planejamento de produto da Honda. Por isso, a “marca da asa” atualizou as duas motos com combinações tricolores que são exclusivas para o país e que remetem ao padrão de competições da marca japonesa (azul, vermelho e Branco), o Team HRC (Honda Racing Corporation).
Mesmo estando na categoria premium, a Honda posicionou as duas novidades como motos fáceis de pilotar. Isso se reflete na ciclística mais simples e compacta, adequada para o uso diário tanto em ambiente urbano quanto nas estradas. O motor, compartilhado entre os modelos, possui quatro cilindros em linha, com sistema DOHC (Double Over Head Camshaft), duplo comando de válvulas no cabeçote, 649 cc de capacidade, arrefecido a líquido. A potência máxima é de 87 cv a 11.000 rpm, com torque de 6,4 kgf.m a 8.000 rpm e câmbio de seis velocidades, com transmissão por corrente.
Outra novidade é o sistema de alimentação do motor, apresentando um processo de indução que regula o fluxo de ar do dentro do propulsor. Sua função é melhorar o torque em acelerações mais bruscas. A injeção eletrônica PGMF-I (Programmed Fuel Injection) de última geração, possui quatro sensores no corpo da borboleta, responsáveis por uma leitura mais precisa. Já na ciclística, o chassi de ambas é confeccionado em aço e do tipo Diamond, que fixa o motor em um posicionamento levemente adiantado, como forma de distribuir melhor o peso e proporcionar melhor equilíbrio.
Nos dois modelos, a balança traseira é do tipo monochoque, em alumínio fundido. Seu desenho tem forma curvilínea sobre o silenciador, à direita, sem utilização de solda. Totalmente ajustável e com curso de 43,5 mm, o único amortecedor da suspensão traseira permite sete estágios de configuração na pré-carga da mola, enquanto que a dianteira conta com garfo telescópico de 120 mm de curso. As rodas traseiras e dianteiras – nos dois modelos – são de 17 polegadas e o sistema de freios possui disco com diâmetro de 240 mm (cáliper simples) na traseira e dois discos de 320 mm, com cáliper duplo, na dianteira, integrados ao sistema ABS (não há versão sem ABS).
No painel, os dois modelos trazem as mesmas informações, com indicação de velocímetro, tacômetro e relógio digitais, além de medidor gráfico de combustível, hodômetro parcial/total e avisos luminosos sobre o funcionamento elétrico dos componentes. O tanque também é igual, com capacidade de 17,3 litros de combustível. Outro item presente nas duas motocicletas é o sistema H.I.S.S. (Honda Ignition Security System), que dificulta a possibilidade de furto ou roubo.
Com essa tecnologia, somente a chave original pode acionar o motor por meio da leitura de um chip eletrônico. As duas motos estarão disponíveis nas combinações de cores vermelho e preto e HRC, pelos preços públicos sugeridos de R$ 37.000,00 (CB 650F) e R$ 38.800,00 (CBR 650F).
Fonte: Honda
Fotos: Divulgação/Honda
Por Rubens Junior, em 12/07/2016
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