Trail de entrada é a mais vendida em sua categoria de 300 cc.
A XRE 300 entrou no mercado brasileiro em 2009 e desde essa data se posiciona como a mais vendida de sua classe, mostrando a força da Honda quando o assunto se refere a categorias de entrada. Por ter uma fórmula vencedora, a XRE 300 segue praticamente a mesma moto, com o mesmo projeto. Porém, com o passar dos anos, a trail recebeu três upgrades, sendo o último apresentado em fins de 2018.
O painel eletrônico carece de um mostrador de marchas. Já o farol apresenta um desenho diferenciado, aos moldes da CB Twister, com uma nova carenagem. Junto a ele está o para-lama com um “bico” mais curto e estilizado (como na XRE 190), além das abas do tanque mais envolventes. Todas as carenagens laterais e traseiras são novas, assim como os retrovisores.
Na traseira, o destaque fica por conta da nova lanterna, que aparentemente é a mesma da naked CB Twister. Havia também alças laterais maiores. Farol, lanterna e piscas são totalmente em LED, que, de acordo com a Honda, proporcionam menor consumo de energia e maior durabilidade.
O motor flex de 291,6 cc quase não sofreu alterações desde que a XRE 300 chegou ao Brasil, porém o propulsor recebeu a tecnologia flex e agora atende aos novos padrões de emissões de poluentes. A atual linha da Honda XRE 300 é equipada com um motor OHC (Over Head Camshaft), monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar. Gera 25,4 cv de potência quando abastecido com gasolina e 25,6 cv com etanol, a 7.500 rpm. Já o torque é de 2,76 e 2,80 kgf.m, respectivamente, a 6.000 rpm. Junto a esse propulsor está um câmbio manual de cinco marchas e transmissão final por corrente.
Pilotamos a moto em ambiente urbano, rodando pelas ruas da Zona Sul do Rio de Janeiro, que, pasmem, estão em péssimas condições, o que demonstrou que uma trail é a melhor opção para o dia-a-dia nesta cidade. Em relação ao consumo, a Honda XRE 300 entrega médias que variam de 25 km/l a 28 km/l quando abastecida com gasolina. Essa média de consumo pode proporcionar uma autonomia de mais de 350 km com um tanque de combustível.
A Honda gentilmente nos cedeu o modelo “Adventure”, intermediário entre a XRE ABS e XRE Rally. A “Adventure” tem uma aparência um pouco mais ousada, que nos remete ao off-road. Ela tem grafismos interessantes e a inscrição “Adventure” na rabeta. Pode ser encontrada apenas na tonalidade Cinza Fosco com detalhes em Amarelo-Laranja.
- Honda XRE 300 ABS 2022 – R$ 22.450,00
- Honda XRE 300 Adventure 2022 – R$ 22.980,00
- Honda XRE 300 Rally 2022 – R$ 22.980,00
*Preços públicos são sugeridos para São Paulo e não incluem frete.
Seguindo com essas especificações, a XRE 300 2022 é vendida com garantia de três anos, sem limite de quilometragem. A marca oferece também sete trocas de óleos gratuitas.
Tipo: DOHC, monocilíndrico 4 tempos, arrefecido a ar
Cilindrada: 291,6 cc
Potência Máxima: 25,4 cv a 7.500 rpm (Gasolina) / 25,6 cv a 7.500 rpm (Etanol)
Torque Máximo: 2,76 kgf.m a 6.000 rpm (Gasolina) / 2,80 kgf.m a 6.000 rpm (Etanol)
Transmissão: 5 velocidades
Sistema de Partida: Elétrico
Diâmetro x Curso: 79,0 x 59,5 mm
Relação de Compressão: 9,0:1
Sistema Alimentação: Injeção Eletrônica PGM-FI
Combustível: Gasolina e/ou Etanol
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Fonte: MCB/Honda
Fotos: MCB
Por Editoria Moto Channel Brazil
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