Com roda maior na dianteira, a moto ganha perfil mais “aventureiro”, mas sem perder o conforto para quem a utiliza no dia-a-dia.
Nesta semana, testamos a nova Honda CB 500X, modelo bastante versátil que integra a família de motos de 500cc da “Marca da Asa”. O novo projeto recebeu atualizações importantes, dentre os quais uma roda dianteira maior, passando para 19 polegadas, substituindo a antiga de 17 polegadas. A moto ganhou uma adequação mais off-road, porém sem perder o conforto para quem a utiliza no dia-a-dia.
Visualmente, a nova CB 500X apresenta um visual de robustez, harmonizado com novas linhas bem anguladas e acentuadas, o que deixam seu design mais agressivo e moderno. Seu para-brisa é fixo e agora está 11 cm mais alto, integrado às abas laterais do tanque, com capacidade 17,7 litros de combustível. Esse conjunto protege melhor o piloto, proporcionando maior conforto nas viagens, inclusive funcionando como quebra-vento.
Nas ferragens do para-brisa existe uma barra fixa, própria para instalar aparelhos de GPS ou smarthphones. Os novos faróis em LED dão ótima visibilidade e são bem eficientes durante a noite. Seguindo o conceito de modernidade, a moto conta com novo painel totalmente digital do tipo blackout (fundo preto), trazendo, além das informações habituais, tais como conta-giros, hodômetro e computador de bordo com consumo médio e instantâneo, indicador de marchas e shift light ajustável, para indicar a faixa de sua preferência na hora de trocar as marchas.
Com a roda maior na dianteira, a ergonomia também sofreu alterações – para melhor – com um novo assento e um novo guidão cônico, que apresenta uma “pegada” mais alta e aberta, auxiliando a pilotagem “em pé” em terrenos mais acidentados.
Sua suspensão dianteira, que também ficou mais longa, vem com um novo garfo dianteiro convencional, oferecendo regulagem na pré-carga da mola, nova calibragem e com 150 mm de curso. Na traseira, há conjunto de monoamortecedor com regulagem na pré-carga da mola ligado ao sistema Pro-Link, agora com 135 mm.
O motor de dois cilindros apresenta potência de 50,4 cv a 8.500 rpm com o pico máximo de torque de 4,55 kgf.m acontecendo em 6.500 rpm. Logo de saída a moto apresentou um “bom apetite” para encarar a estrada, e mesmo sendo equipada com um motor bicilíndrico, o que poderia dar uma sensação de trepidação, o propulsor vai ganhando uma linearidade agradável quando aceleramos. Também vale o destaque para a nova embreagem assistida e deslizante, mais macia no acionamento da alavanca e capaz de evitar o travamento da roda traseira em reduções mais acentuadas.
Os freios ABS possuem dois canais e funcionam muito bem tanto no asfalto quanto em estradas de barro. A Honda CB 500X também vem equipada com um dispositivo chamado Alerta de Frenagem ESS (Emergency Signal Stop), um sistema de atenção em caso de paradas de emergência, que aciona o pisca-alerta automaticamente.
Particularmente, no Rio de Janeiro, com muitas ruas esburacadas, a CB 500X se mostrou ágil e eficiente, muito confortável para andar no trânsito e superar “obstáculos”, mostrando que pode tranquilamente ser uma moto tanto para utilização diária, quanto para os fins de semana de viagem, inclusive para locais com acesso mais complicado. Os pneus são de uso misto e dão ainda mais versatilidade a esta máquina de 183 kg (Peso Seco).
O modelo está muito equilibrado e estável, marcando sua característica Trail & Adventure tal qual a apresentada no site da companhia, o que justifica perfeitamente sua categoria. Fácil e agradável de pilotar, a CB 500X está disponível nas cores prata metálico, preto ou vermelho perolizados, e tem preço público sugerido de R$ 30.057,00, mais frete conforme o estado, 3 anos de garantia sem limite de quilometragem, além do Honda Assistance, uma cobertura que abrange o Brasil, Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolivia.
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Fonte: Honda
Fotos: Divulgação/Moto Channel Brazil
Por Editoria Moto Channel Brazil
1 Comment
Luciano
14 de outubro de 2020 at 16:41Esta moto é muito bacana já andei em uma, os destaques são o conforto, leveza, agilidade, bons freios e um motor bem progressivo, mas tem dois fatores cruciais antes de adquirir uma, muito visada para roubo em grandes capitais o que torna o seguro inviável de tão caro, e o preço cobrado pela Honda, 25 mil seria um preço justo por ela.