Naked top de linha da “marca da asa” perde peso e ganha potência com muita tecnologia embarcada.
Testamos a nova Honda CB 1000R, a naked top de linha da “marca da asa”, que mistura elementos modernos de uma esportiva com linhas retrô de uma “Café Racer”, apresentando assim o conceito Neo Sports Cafe, revelado pela empresa japonesa durante o Salão de Tóquio 2017 e que agora desembarca no Brasil.
Ao ligar a motocicleta percebemos que o pacote tecnológico começa pelo painel digital de fundo preto, com todas as principais informações muito fáceis de ser visualizadas. Lá podemos conferir velocímetro, conta-giros e indicador de marcha, além de informações sobre o consumo e nível de combustível. Destacam-se também o sistema de acelerador eletrônico Throttle By Wire (TBW) e o controle de tração, que oferece quatro modos de pilotagem, possibilitando alterar o nível de potência, do freio-motor e a intervenção do controle de tração:
- SPORT – a potência é ajustada em nível pleno e tanto controle de tração quanto freio-motor estão no nível menos intrusivo;
- STANDARD – a potência, o controle de tração e o freio-motor são parametrizados no nível intermediário;
- RAIN – a potência fica no nível mais baixo, o freio-motor em nível intermediário e o controle de tração em nível elevado;
- USER – permite desligar o controle de torque ou determinar o nível de cada um dos parâmetros ao gosto do piloto.
Na cidade, com trânsito, a nova CB 1000R agiu com desenvoltura. A suspensão dianteira é totalmente regulável, do tipo SFF-BP (Separate Function front Fork – Big Piston) fabricada pela Showa, e abriga todas as funções de amortecimento de um lado e reserva o outro lado para molas. Essa arquitetura garante respostas mais uniformes, conforto e controle, agindo em sintonia com a balança traseira, estilo monobraço, que está ligada a um conjunto mola-amortecedor, também Showa e regulável.
O visual da moto é muito interessante, conferindo uma personalidade própria que chama muito a atenção. Completando esse lindo design temos a iluminação da moto Full LED, com DRL (Daytime Running Light) na traseira e dianteira. Seu motor de quatro cilindros de 998 cc é originário da esportiva CBR 1000RR, mais potente, passando dos 125 cavalos para 145,5 cv. São 199 quilos (12 kg a menos que a antecessora) para 141,4 cv de potência: 1,4 kg/cv (cada cavalo do motor empurra 1,4 kg), 212 kg em ordem de marcha.
Na estrada conseguimos testar todos os modos de potência, com o consumo variando entre 18 e 16 km/l. O tanque da nova CB 1000R tem capacidade para 16,1 litros de combustível, o que nos permitiu rodar por aproximadamente 300 km, uma boa média para a potência do motor. Mais uma vez, o conjunto da moto se mostrou eficaz e confortável, inclusive nas ocasiões em que a moto foi pilotada com outra pessoa na garupa. Ponto positivo para o assento, que parece curto na traseira, mas pela altura das pedaleiras é extremamente bem projetado. Em altas velocidades, como em toda naked, sentimos um pouco a ausência de uma proteção aerodinâmica, mas a diversão que o modelo proporciona em estrada supera este detalhe.
O chassi da moto é do tipo monotrave, construído em liga de aço mais leve e tem dimensões compactas. A trave superior tem perfil quadrado e na região das pedaleiras do piloto se une a placas de alumínio, onde está fixado o eixo do monobraço da balança da suspensão traseira. Essa forma de construção do chassi determina a inclinação da coluna de direção (rake) a 25 graus e do trail (com 100 mm).
Combinado com a distância entre eixos de 1.452 mm, o resultado é muita agilidade e equilíbrio, com a distribuição de peso na proporção de 49/51% entre a frente e a traseira, inclusive sendo muito adequado em caso de pisos irregulares. Já o sistema de freios é composto por discos flutuantes de 310 mm na dianteira com cálipers radiais de quatro pistões. Na traseira há um disco de 256 mm e cáliper de dois pistões e as rodas são de 17 polegadas.
A Honda CB 1000R já está disponível nas concessionárias da marca ao preço público sugerido de R$ 60.900,00 (frete não incluso) nas cores vermelho metálico e preto perolizado.
Ficha Técnica – Honda CB 1000R
MOTOR
Tipo: DOHC, Quatro cilindros, 4 tempos, refrigeração líquida.
Cilindrada: 998,4 cc
Potência Máxima: 141,4 CV a 10500 rpm
Torque Máximo: 100 N.m a 8000 rpm
Transmissão: 6 velocidades.
Sistema de Partida: Elétrico
Diâmetro x Curso: 75,0 x 56,5 mm
Relação de Compressão: 11.6 : 1
Sistema Alimentação: Injeção Eletrônica, PGM FI
Combustível: Gasolina
SISTEMA ELÉTRICO
Ignição: Eletrônica
Bateria: 12V – 8.6 Ah (10H)
Farol: LED
CAPACIDADE
Tanque de Combustível: 16,1 litros
Óleo do Motor: 3,6 l. (2,7 litro p/ troca)
DIMENSÕES
Comprimento x Largura x Altura: 2117 x 789 x 1094 mm
Distância entre eixos: 1452 mm
Distância mínima do solo: 138 mm
Altura do assento: 830 mm
Peso Seco: 199 kg
CHASSI
Tipo: Diamond Frame
Suspensão Dianteira/Curso: Garfo telescópico / 120 mm
Suspensão Traseira/Curso: Mono-Shock / 131 mm
Freio Dianteiro/Diâmetro: A disco/ 310 mm
Freio Traseiro/Diâmetro: A disco / 256 mm
Pneu Dianteiro: 120/70ZR 17M/C (58W)
Pneu Traseiro: 190/55ZR 17M/C (75W)
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Fonte: Moto Channel Brazil/Honda
Fotos: Moto Channel Brazil
Por Editoria Moto Channel Brazil
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