Novidades foram reveladas durante a feira Consumer Electronics Show, em Las Vegas, nos Estados Unidos.
Nesta terça-feira (05/01), durante a feira Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, nos Estados Unidos, a fabricante alemã de veículos BMW apresentou uma moto com farol a laser e um capacete que funciona como tela multimídia, projetando informações em tempo real para o condutor. O modelo escolhido para receber a novidade foi uma K 1600 GTL, moto mais cara da marca, cujas lâmpadas com laser são uma adaptação do sistema já existente nos carros Série 7 e no i8.
De acordo com a BMW, as lâmpadas do “Motorrad Laser Light” possuem um alcance que é o dobro das lâmpadas convencionais, podendo chegar até 600 metros à frente. Porém, mesmo sendo mais eficientes e durando mais, o custo ainda é bem elevado, admitiu a motadora bávara. “É esperado que o aumento da escala de produção dessas lâmpadas na indústria automobilística poderá resultar em redução de preço, possibilitando o uso em motos em médio prazo”, avaliou um dos representantes da marca.
Já o capacete utliza a tecnologia “head up display”, que também é um recurso que pode ser visto nos automóveis da BMW. Nos carros, informações como velocidade, combustível e nível do óleo, por exemplo, aparecem no para-brisa, enquanto que no capacete esses dados seriam projetados na viseira do capacete, evitando que o motociclista tire os olhos da via. O sistema contém um minicomputador e auto-falantes, tudo controlado na manopla esquerda, e também pode ser adaptado a capacetes já existentes. Também será possível exibir a rota planejada, além do reconhecimento de placas de trânsito e alerta de situação perigosa.
Fonte: BMW
Fotos: Divulgação/BMW
Por Rubens Junior, em 05/01/2016
Deixe um comentário