Evento foi aberto esta semana, com a apresentação dos principais modelos e lançamentos à imprensa.
Na próxima semana, o Salão Duas Rodas 2017 será aberto à imprensa para a apresentação dos principais modelos e lançamentos das grandes montadoras, máquinas que vão traçar as tendências do mercado brasileiro de motocicletas nos próximos dois anos e que pretendem reaquecer o segmento, que está bastante combalido por conta dos problemas econômicos que assolam nosso país. Terça-feira (14/11) o evento será aberto ao público, a partir das 14h.
Honda – A maior representante do setor no país, aposta na renovação do scooter Biz, cuja versão mais “incrementada” ganhou freios ABS combinados (sistema CBS). As primeiras unidades chegam às lojas no mês que vem, com a Biz 110 custando R$ 7.590,00, enquanto a Biz 125 sairá por R$ 9.390,00. Até 2019, ambas as versões passarão a contar com o sistema de frenagem CBS. A novidade também recebeu painel digital e tomada 12 volts.
Em outro extremo, a Honda também apresentará sua renovada CBR 1000 RR Fireblade, que ficou mais potente, agora com 190 cavalos, e visual mais agressivo, além de um pacote eletrônico melhorado. De acordo com a Honda, as melhorias feitas na nova Fireblade acarretaram uma melhora de 14% na relação peso-potência, a melhor da história para o modelo, desde seu lançamento em 1992. Outra novidade foi a adoção do sistema semi-ativo de suspensões, que faz um controle automático dos ajustes nos amortecedores.
Yamaha – A outra grande do mercado brasileiro também aposta nas pequenas, antecipando alguns detalhes da nova Fazer 250 2018. Além de uma campeã de vendas, que foi completamente reformulada para brigar com a CB Twister, a marca dos três diapasões traz ao mercado brasileiro a atualizada MT-09, que fora do Brasil já é bem conhecida.
BMW – Outra superesportiva que deve abalar as estruturas do Salão Duas Rodas é a exclusiva S 1000 RR HP4 Race, de apenas 750 unidades. Essa é uma máquina destinada apenas para a pista, com extremos 215 cavalos de potência e um preço para poucos mortais: R$ 490 mil. Seu motor é o mesmo da S 1000 RR, mas com pequenas modificações que lhe conferem 16 cavalos a mais que a moto original. Outra novidade está no câmbio, com uma relação de marchas melhor ajustada para render mais a cada volta nas pistas.
Como não poderia deixar de ser, a BMW dará destaque às “aventureiras”, o que inclui a G 310 GS, uma derivação da recém-lançada G 310 R, sendo considerada pela BMW outro modelo de vulto mundial. O lançamento conta com motorização monocilíndrica de 313 cc, injeção eletrônica e refrigeração líquida. Este propulsor, equipado na G 310 R, é capaz de gerar 34,4 cv a 9.500 rpm e torque de de 2,8 kgf.m a 7.500 rpm. O visual é inspirado na lendária R 1200 GS, principalmente no que diz respeito ao para-lama dianteiro e às carenagens fixadas nas laterais do tanque. Na traseira, o bagageiro também nos remete à “irmã maior”.
Kawasaki – A Kawasaki aposta na “Ninjinha 400”, recém-lançada no Salão de Tóquio. Com o motor de maior cilindrada, a Ninja 400 chega aos 45 cavalos de potência, enquanto a Ninja 300 alcança “apenas” 39 cavalos. O novo propulsor tem 399 cc e dois cilindros em paralelo. Na dianteira, está equipada com disco de freio de 290 mm de diâmetro, enquanto na traseira possui um de 220 mm. O ABS é opcional. Com tanque de 14 litros, o modelo tem peso total de 172 kg, para a opção sem ABS, e 174 quilos, para a versão equipada com o dispositivo.
A fábrica japonesa aposta também na onda retrô, prometendo trazer ao mercado brasileiro a Z900 RS, que traz como inspiração no seu design as linhas clássicas da Z1, considerada um verdadeiro ícone dos anos 70 para muitos motociclistas em todo o mundo. O conjunto mecânico da Z900 RS vem da recém-lançada streetfighter Z900, equipada com potente motor quatro cilindros de 948 cc, capaz de gerar 125 cv de potência a 9.500 rpm e torque de 10,1 kgf.m a 7.700 rpm.
Harley-Davidson – O ícone norte-americano traz as novidades da linha Softail, que apresenta novo chassi, motor e visual para oito modelos, enquanto outras cinco motos modelos touring foram renovadas. Isso demonstra que a marca norte-americana vem fazendo grandes mudanças em suas motos, algo não muito comum no passado da empresa. Dessa vez, a grande “revolução” foi nas Softail: Street Bob (foto acima), Fat Bob, Low Rider, Heritage Classic, Fat Boy, Deluxe, Softail Slim e Breakout, que são as integrantes da linha que recebeu novo chassi, motor e desenho visual. Agora, os modelos podem ser equipados com os motores Milwaukee-Eight 107 (1.746 cc) ou 114 (1.868 cc), e o chassi ficou mais rígido e leve.
Indian – A outra marca custom dos Estados Unidos começa o Salão apresentando a Chief Dark Horse (foto acima), sua moto mais “sombria”. O modelo, que aposta em visual negro em praticamente todas as suas peças, tem motor V2 de 1.819 cc e preço sugerido de R$ 69.990,00. Sua versão “estradeira”, a Chieftain Dark Horse, sai por R$ 94.990,00. Outra aposta é a Scout Bobber (foto abaixo), modelo mais acessível que será comercializada a partir de R$ 49.990,00. Mas, a notícia que foi destaque em relação à tradicional marca norte-americana foi o anúncio que sua atividade de produção CKD será interrompida no Brasil.
O processo de montagem em CKD (quando as partes chegam prontas ao país) era feito junto à Dafra, em Manaus. “A partir da linha 2018 iremos importar as nossas motos dos Estados Unidos”, afirmou Rodrigo Lourenço, diretor-geral da Indian. Os números atuais de vendas da marca estão bem abaixo das expectativas de 2015, quando a empresa desembarcou no país. Na última edição do salão, quando o setor de motos já estava em crise, a previsão era emplacar 800 motos por ano. “Atualmente, estamos na casa das 400 unidades anuais. E este número não justifica uma operação em CKD”, disse Lourenço. Segundo o executivo, a conta “fecha” com pelo menos 600 exemplares montados por ano. Se esta previsão foi mantida, ainda não será em 2018 que a Indian voltará a produzir por aqui. Isso porque a empresa espera comercializar cerca de 450 unidades no próximo ano. No entanto, os planos da fabricação não foram abandonados. “Deixamos todo o ferramental em Manaus”, disse o diretor da empresa.
Triumph – A centenária marca inglesa presenta em seu estande na edição 2017 do Salão Duas Rodas a nova geração da consagrada big trail Tiger 800, em três configurações para atender os anseios dos motociclistas com perfil mais aventureiro: XRx low seat, XRT e XCa. Segundo a Triumph, a renovada linha Tiger 800 passou por mais de 200 melhorias no chassi e motor, que permanece com o conjunto de três cilindros e que pode desenvolver uma potência de 95 cavalos. Outra novidade para o mercado brasileiro anunciada no Salão Duas Rodas é a nova Bonneville T100 Black, equipada com o tradicional motor de 900cc e que aparece com entre eixos reduzido em relação à versão anterior. Todas essas novidades da Triumph estão programadas para serem lançadas no mercado nacional em junho de 2018 e ainda sem preços definidos.
Ducati – A marca italiana trouxe para o Salão os modelos Monster 797, Scrambler Custom, além da principal novidade, a chegada da “esportiva de entrada”, SuperSport S. A primeira a chegar é a Scrambler, que começa a ser vendida em dezembro, por R$ 39.900,00. A diferença para as demais Scrambler é a customização de fábrica, que inclui grade no farol, retrovisor baixo e guidão esportivo. á a Monster 797 é a menor naked da Ducati. Ela traz motor de 2 cilindros e 803 cc. A potência é de 75 cavalos. Entre os equipamentos, há entrada USB, freios ABS e quadro de instrumentos de LCD. Assim como a Scrambler Custom, a Monster 797 custa R$ 39.900,00, e chega às lojas em janeiro do ano que vem.
Já a SuperSport S, modelo mais aguardado da marca, no entanto, ainda não teve o preço confirmado, e só começa a ser vendida no primeiro semestre de 2018. A Ducati também informou que, por enquanto, não irá vender a SuperSport “sem o sobrenome” no país. O modelo é a esportiva mais acessível da fabricante, e traz motor Testastretta 11°, de 937 cc. São 113 cv e 9,86 kgf.m. A SuperSport S traz suspensão ajustável, cobertura do banco traseiro, quadro de instrumentos em LCD e três modos de condução. O modelo estará disponível nas cores branca e vermelha.
Dafra – As novidades da Dafra para 2018 no Salão Duas Rodas são a Apache 200 e Next 300. As duas estão em processo de homologação, e só chegam às lojas no ano que vem. Ainda não há previsão de preços ou uma data mais precisa de lançamento. Feita em parceria com a TVS, a Apache está sendo testada por aqui há algum tempo. A moto tem motor monocilíndrico de 197,7 cc, que rende 21,02 cv, e já conta com freio CBS.
Todas as informações para o Salão Duas Rodas 2017 aqui
Fonte: Salão Duas Rodas
Fotos: Divulgação/Salão Duas Rodas
Por Editoria Moto Channel Brazil, em 11/11/2017
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