Marca britânica será a fornecedora exclusiva dessa classe do Mundial de Motovelocidade a partir de 2019.
A Triumph Motorcycles foi anunciada como fornecedora exclusiva de motores, a partir de 2019, para o Campeonato Mundial de Motovelocidade na categoria Moto2 – uma das classes que integra o MotoGP, a mais importante competição de motovelocidade do planeta. A fabricante inglesa assinou um contrato de três anos com a Dorna (empresa detentora dos direitos comerciais da competição) para fornecer um motor Triumph de três cilindros com 765 cc, baseado no novíssimo propulsor que equipará a nova Street Triple 2017 – motocicleta que chegará ao mercado brasileiro em agosto deste ano.
Este propulsor, batizado como Triumph Moto2 765cc, foi desenvolvido e ajustado para proporcionar ganhos de potência e torque. No modo de pilotagem “estrada”, o motor proporciona o mais alto nível de desempenho para uma Street Triple, fornecendo potência de 123 cv (a 11.700 rpm) e torque de 77 Nm (a 10.800 rpm). O novo motor possui mais de 80 peças novas, em comparação com o motor da geração anterior, incluindo um aumento do diâmetro e do curso.
O novo motor é um desenvolvimento significativo do vitorioso motor Daytona 675R, que possibilitou a vitória desta esportiva em provas como “Isle of Man TT”, “Daytona 200” e “British Supersports” em 2014 e 2015. Com base na mais alta especificação do motor de 765 cc, a nova Street Triple RS foi desenvolvida para a Moto2 com as seguintes modificações:
- Cabeçote do cilindro modificado, com novas portas de admissão e de exaustão, para um fluxo de combustível otimizado.
- Válvulas de titânio e molas das válvulas mais rígidas, para um aumento de rotação.
- Kit alternador de baixa saída para redução de inércia.
- Relação de transmissão de primeira marcha mais longa.
- Embreagem deslizante/assistida (slipper clutch), desenvolvida para competição, na qual será ajustável.
- Módulo da injeção eletrônica específico de competição, que será desenvolvido em conjunto com a Magneti Marelli.
- Tampa do motor reprojetada para redução de largura.
- Cárter modificado para permitir uma melhoria no fluxo do coletor.
A tecnologia do novo motor Triumph 765 cc Moto2 foi desenvolvida para possibilitar que o motor aspire mais livremente e com maior rotação comparado a uma motocicleta padrão, aumentando ainda mais o desempenho geral. Outras alterações foram feitas especificamente para o uso em corridas.
Fonte: Triumph/MotoGP
Fotos: Divulgação/Triumph/MotoGP
Por Editoria Moto Channel Brazil, em 06/06/2017
Deixe um comentário