Modelo superesportivo vem ao Brasil para disputar mercado com a Ducati Superleggera.
A BMW apresentou sua nova moto derivada do Campeonato Mundial de Superbike, trata-se da HP4 Racing, uma versão “vitaminada” da S 1000 RR, que vem para rivalizar diretamente com a extravagante Ducati 1299 Superleggera. Esta supermáquina será lançada no Brasil durante o Salão Duas Rodas, que acontece em São Paulo, de 14 a 19 de novembro.
Lançada em produção limitada, com apenas 750 unidades fabricadas, a BMW HP4 Racing ainda não teve seu preço divulgado, ao contrário da sua rival italiana, com sua utilização restrita às pistas (autódromos), sendo vedada sua pilotagem fora de ambiente de competição – não pode ser emplacada, assim como a Superleggera.
Seu motor é o mesmo da S 1000 RR, mas com pequenas modificações que fazem o propulsor de quatro cilindros gerar 215 cv de potência, além de 12,24 kgm.f a 10.000 rpm. São 16 cavalos a mais que a moto original. Outra novidade está no câmbio, ajustado om uma relação de marchas melhor ajustada para render mais a cada volta.
O peso da BMW HP4 Racing foi diminuído graças à utilização de fibra de carbono no chassi monocoque (apenas 7,8 quilos) e em outros componentes. O subchassi também é feito do mesmo material, com três níveis de ajuste na altura. Até mesmo as rodas são em fibra de carbono, 30% mais leve que a liga convencional. Ao todo são 171 kg em ordem de marcha.
Para “domar” essa fera, a BMW providenciou equipamentos especiais, tais como garfo invertido Öhlins FGR 300, suspensão traseira Öhlins TTX 36 GP, disco duplo de freio dianteiro de aço T-Type-Racing de 320 milímetros e pinças monobloco Brambo GP4 PR. A eletrônica também é robusta, com um controle de tração 15 configurações, freio motor Engine Brake EBR ajustável em 15 posições, anti-wheelie linho ajustável para cada marcha, controle de largada e limitador de velocidade para o pit lane.
Fonte: BMW
Fotos: Divulgação/BMW
Por Rubens Junior, em 18/10/2017
Deixe um comentário