“Marca da Asa” apresenta modelos novos ou “renovados”, nas mais diferentes categorias.
Após apresentar a nova CBR 1000RR Fireblade no último Salão de Colônia (INTERMOT), realizado na Alemanha, chegou a hora de a Honda revelar suas novidades no principal evento mundial do setor de duas rodas, o Salão de Milão (EICMA), que começa hoje (08/11) e vai até o próximo domingo, dia 13 de novembro.
A começar pela categoria superesportiva, mais informações sobre a Fireblade foram revelados, incluindo a real potência, 189 cavalos a 13.000 rpm. Outras especificações eletrônicas também foram detalhadas, tais como controle de tração e controle de torque (HSTC) em nove níveis, que gerencia a roda traseira utilizando tecnologia “importada” da MotoGP. Os freios ABS da marca Bosch, também gerenciados pela unidade de controle da moto, oferece um sistema de elevação traseira (RLC) e controle de wheelie (“anti-empinada”).
Para a classe das esportivas e nakeds, as novidades são as renovadas CBR 650F e CB 650F, respectivamente. Para ambas, que dispõem da mesma plataforma mecânica, o motor de 649 cc recebeu um adicional de quatro cavalos de pico, gerando uma potência máxima de 89,8 cv a 11.000 rpm. Esse aumento, segundo a Honda, ocorre por causa do novo sistema de admissão e gestão de fluxo do escapamento. Na CBR 650F, algumas mudanças na carenagem para melhorar a aerodinâmica, enquanto que painéis laterais competam o visual das duas motos, que agora possuem um assento de 810 mm em relação ao solo.
Abrindo as novidades em sua categoria trail, a prática e versátil CRF 250L conquistou uma quantidade razoável de atualizações para 2017, em parte impulsionada pela necessidade de se adequar às novas leis de emissões Euro4. O chassi de aço e a longa suspensão Showa permanecem inalterados, mas o novo visual a aproxima muito da CRF 450R, dando-lhe uma aparência mais nítida e mais esbelta. O painel é digital e agora tem indicador de combustível, enquanto o sistema ABS é padrão de fábrica.
Outra novidade na linha trail é a CRF 250 Rally, que traz o DNA da CRF 450 Rally, moto utilizada pela Honda em competições fora-de-estrada. No visual, os faróis assimétricos e as luzes indicadoras são de LED, combinados com uma proteção do radiador, que a aproxima ainda mais de sua “irmã maior”. Enquanto a maior parte da moto, incluindo o motor, é idêntica à CRF 250L, a Rally recebe um tanque de combustível maior, o que lhe concede mais de 320 qulômetros de autonomia. O sistema ABS pode ser desligado na roda traseira e pontas dobráveis pretendem evitar danos às pedaleiras em caso de queda.
Muito aguardado, o X-ADV é um “scooter off-road” de 745 cc baseado no modelo conceito City ADV. A suspensão tem curso mais longo que a de scooters convencionais, tudo para encarar os terrenos mais difíceis. O modelo oferece ainda freios ABS, cinco modos de ajuste para o para-brisa e o compartimento de carga possui espaço para um capacete no estilo off-road. Atente para o detalhe das rodas raiadase para os pneus de uso misto.
Fonte: Honda/EICMA
Fotos: Divulgação/Honda/EICMA
Por Rubens Junior, em 08/11/2016
Deixe um comentário