Menor superesportiva da marca italiana chega ao Brasil como boa opção de custo-benefício.
Durante a World Première da Ducati, ocorrida no dia de abertura do Salão de Milão, o CEO da fabricante italiana de motocicletas, Claudio Domenicali, fez questão de afirmar que a nova Panigale 959 é o equilíbrio ideal entre potência e esportividade para as ruas, dando a entender que as Panigales anteriores, mais potentes, seriam melhores para o uso em competições. Com essas palavras é certo que Domenicali aposta desde já no sucesso de vendas de sua inédita máquina superesportiva “média”.
Com novo visual, provido de entradas de ar maiores e nova traseira, a nova 959 vem para substituir a Ducati Panigale 899, trazendo um propulsor que saltou de 150 para 157 cv de potência, e com o sistema de exaustão já adaptado para o padrão europeu de emissão de poluentes Euro4. A ponteira dupla no lado direito dá uma identidade única ao modelo. Este novo motor é um Superquadro de dois cilindros em “L” com 955 cc, que apresenta mudanças empregadas nos pistões, bielas e virabrequim, contando agora conta com um novo sistema de lubrificação. O pacote eletrônico inclui ainda controle de tração, quickshifter, modos de pilotagem ajustáveis e ABS, além de painel totalmente digital em LCD.
Devido à redução do atrito interno, além de a moto ser enquadrada no padrão Euro4, com menos emissões, foi possível também reduzir o ruído mecânico. Outro detalhe que chamou a atenção foi a nova embreagem, cujo sistema possui um mecanismo que diminui o esforço necessário para acioná-la, além do sistema ride-by-wire do acelerador. O assento também foi reformulado, juntamente com os espelhos retrovisores, ambos seguindo os padrões da Panigale 1299, a “irmã maior”, também lançada a pouco tempo. O câmbio é de seis velocidades, com quick shift (DQS).
Ao contrário do modelo de maior cilindrada, a 959 não usa monobraço na traseira, mas sim a balança tradicional, confeccionada em alumínio, além de monoamortecedor com 130 mm de curso e múltiplas regulagens da marca Sachs. Já na dianteira, a suspensão é do tipo invertida (upside-down), da marca Showa, com tubos de 43 mm, 120 mm de curso e totalmente ajustável. Um amortecedor de direção e discos duplos semiflutuantes, com pinça de fixação radial e cáliper de quatros pistões da Brembo, completam o pacote.
Rodas de liga leve com dez raios, equipadas com pneus Pirelli Diablo Rosso Corsa (120/70 ZR17 – dianteira e 180/60 ZR17 – traseira) dão mais esportividade ao modelo. A nova 959 Panigale italiana chega ao Brasil neste mês, por R$ 62.900,00, e seu peso a seco é de 176 kg.
Fonte: Ducati
Fotos: Divulgação/Ducati
Por Rubens Junior, em 07/11/2016
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