Lançamento da superesportiva era o mais esperado do Salão de Colônia (INTERMOT) 2016.
Acabou o mistério, pois nesta terça-feira (04/10), a Honda finalmente revelou aos jornalistas presentes no Salão de Colônia (INTERMOT), na Alemanha, a nova geração da CBR 1000RR Fireblade. Além de ter seu visual revitalizado, a superesportiva da marca japonesa ficou 15 kg mais leve e ganhou potência, chegando agora a mais de 190 cv.
De acordo com a Honda, esses dados significam uma melhora de 14% na relação peso-potência, a melhor da história para a Fireblade, desde seu lançamento em 1992. Esta nova versão adota um sistema semi-ativo para as suspensões, de acordo com o piso, fazendo um controle automático dos ajustes nos amortecedores. O pacote eletrônico traz ainda freios ABS, modos de pilotagem, controle de tração, quickshifter e downshift assist, estes dois últimos voltados para as trocas de marchas.
Em 2017, a Fireblade comemora seu 25º aniversário e todos nós esperávamos algo mais especial para marcar a data. Porém, em uma primeira análise, não vemos nada de tão diferente em relação às outras superesportivas já à venda no mercado. O que chamou mais nossa atenção é o fato de o modelo ser vendido nas versões SP e SP2.
A opção SP é também a primeira motocicleta Honda a ser equipada com suspensão Öhlins S-CE, sendo a dianteira NIX30 e traseira TTX36. Além de todos itens já presentes na SP (citados mais acima), a SP2 possui rodas Marchesini e uma calibragem diferente para o uso em autódromos. Segundo a Honda, “a moto está preparada para o uso em pista, apesar de ser homologada para as ruas”. Há também um sistema de elevação traseira (RLC), para ajudar a manter a roda de trás sob controle ao se frear forte, especialmente em curvas.
Fonte: INTERMOT/Honda
Fotos: Divulgação/Honda
Por Rubens Junior, em 04/10/2016
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