A aquisição do principal campeonato mundial de motociclismo expande o portfólio de ativos esportivos globais de alta qualidade da gigante global da mídia.
A Liberty Media Corporation anunciou um acordo para adquirir o MotoGP™. Desde a primeira temporada do Mundial de Motovelocidade, em 1949, que na época contou com apenas seis etapas em toda a Europa, o desporto cresceu e abrangeu mais de 20 Grandes Prêmios nos cinco continentes, com a transmissão televisiva atingindo centenas de milhões de pessoas em todo o mundo.
Este novo acordo fará com que a Dorna Sports SL, detentora exclusiva dos direitos comerciais e televisivos do MotoGP™, continue a ser uma empresa gerida de forma independente, atribuída ao potfólio do Grupo de Fórmula 1 da Liberty Media. Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna desde 1994, permanecerá no cargo e continuará a dirigir o negócio com sua equipe de gestão. A empresa permanecerá sediada em Madrid.
A Dorna também detém direitos exclusivos sobre outras séries de motociclismo, incluindo as categorias MotoGP™ Moto2™ e Moto3™, o Campeonato Mundial FIM Enel MotoE™, o Campeonato Mundial de Superbike MOTUL FIM e o novo Campeonato Mundial Feminino de Circuit Racing da FIM.
A Liberty Media irá adquirir aproximadamente 86% da Dorna, com a administração da Dorna retendo aproximadamente 14% do seu capital no negócio. A transação reflete um valor empresarial para a Dorna/MotoGP™ de 4,2 mil milhões de euros e um valor patrimonial de 3,5 mil milhões de euros, esperando-se que o saldo da dívida existente da MotoGP™ permaneça em vigor após o encerramento.
“Estamos entusiasmados por expandir o nosso portfólio de ativos líderes em desporto e entretenimento ao vivo com a aquisição do MotoGP”, disse Greg Maffei, presidente e CEO da Liberty Media. “O MotoGP é uma liga global com uma base de fãs leais e entusiasmados, corridas cativantes e um perfil financeiro altamente gerador de fluxo de caixa. Carmelo e sua equipe administrativa construíram um grande espetáculo esportivo que podemos expandir para um público global mais amplo. O negócio tem vantagens significativas e pretendemos fazer crescer o desporto para os fãs do MotoGP, equipes, parceiros comerciais e os nossos acionistas.”
“Este é o próximo passo perfeito na evolução do MotoGP e estamos entusiasmados com o que este marco traz à Dorna, ao paddock do MotoGP e aos fãs das corridas”, disse Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna. “Estamos orgulhosos do desporto global que desenvolvemos e esta transação é uma prova do valor do desporto hoje e do seu potencial de crescimento. A Liberty Media tem um histórico incrível no desenvolvimento de ativos desportivos e não poderíamos desejar um parceiro melhor para expandir a base de fãs do MotoGP em todo o mundo.
A aquisição deverá ser concluída até o final de 2024 e está sujeita ao recebimento de autorizações e aprovações pelas autoridades de concorrência e de investimento estrangeiro em várias jurisdições.
Siga-nos nas redes sociais
YouTube: https://www.youtube.com/mcbmotobrazil
Instagram: https://www.instagram.com/mcbmoto/
Facebook: https://www.facebook.com/mcbmoto/
Twitter: https://twitter.com/motochannelbr
Site: https://mcbmoto.com.br/
Fonte: MotoGP
Fotos: Divulgação/MotoGP
Por Editoria Moto Channel Brazil
Deixe um comentário