Grande Prêmio do Japão é marcado por condições climáticas adversas, com chuva torrencial impedindo a relargada durante a prova da classe MotoGP.
Na madrugada deste domingo (01/10), horário do Brasil, foi realizado o Grande Prêmio do Japão, 15ª etapa do Mundial de Motovelocidade 2023. A corrida foi marcada por muitas reviravoltas desde a largada, quando a direção de prova já indicava forte possibilidade de chuva e mesmo assim os pilotos alinharam no grid com pneus slick.
Ao apagar das luzes vermelhas, o tempo fechou de vez, com os primeiros pingos de chuva começando já na primeira volta. Jorge Martin (#89), que largou da pole, manteve a liderança, enquanto o atual Campeão Mundial Francesco Bagnaia (#1) entrou na Curva 1 em quarto lugar, seguido por Brad Binder (#33), da equipe Red Bull KTM.
Com a pista cada vez mais molhada, foi a hora dos pilotos tomarem a decisão imediata de entrar no pitlane e trocar suas motos para outras equipadas com pneus de chuva, o que causou a primeira reviravolta, com Michele Pirro (#51) assumindo a ponta. Dos que escolheram trocar de moto, Martin liderou o grupo de volta à pista, com Aleix Espargaró (#41), Marc Márquez (#93) e Bagnaia no seu encalço.
Na Curva 10, Espargaró desafiou Martin pela liderança do grupo de motos trocadas, mas o piloto da Pramac contra-atacou. Na volta seguinte, Fábio Quartararo (#20) e o convidado Carl Crutchlow (#35) trocaram de máquina, enquanto Pirro, Stefan Bradl (#6) e Franco Morbidelli (#21), apostararam errado, continuando com pneus para pista seca.
Com as condições piorando, o ritmo diminuía, mas isso não impediu Marc Márquez de fazer ultrapassagens, já que o oito vezes Campeão do Mundo superou Marco Bezzecchi (#72) e assumiu a terceira posição na Curva 11. Ele ainda se aproximou de Bagnaia, mas então a bandeira vermelha tremulou. Os pilotos voltaram ao pitlane, incluindo Johann Zarco, que caiu momentos antes da bandeira vermelha.
Com 13 das 24 voltas completadas, um reinício aconteceria se as condições melhorassem, mas isso era um grande “se”. Parecia que as condições estavam suficientemente favoráveis para um reinício, mas antes que pudessem completar a volta de aquecimento, a bandeira vermelha foi agitada mais uma vez e o resultado da corrida foi declarado. Como mais de 50% da corrida foi concluída, foram atribuídos pontos completos.
Sem condições de reiniciar a corrida, Jorge Martin ficou com a primeira posição, seguido de Bagnaia e com Marc Márquez completando o pódio, em terceiro. Bezzecchi perdeu o pódio, mas somou 13 pontos à frente de Aleix Espargaró e Jack Miller em P5 e P6, respectivamente.
Grande Prêmio do Japão
15ª Etapa – Motegi (Top 10)
Classificação do Campeonato (Top 3)
Clique aqui para acessar nosso calendário exclusivo e saber quando e onde vão acontecer as próximas etapas do Mundial de Motovelocidade.
Siga-nos nas redes sociais
YouTube: https://www.youtube.com/mcbmotobrazil
Instagram: https://www.instagram.com/mcbmoto/
Facebook: https://www.facebook.com/mcbmoto/
Twitter: https://twitter.com/motochannelbr
Site: https://mcbmoto.com.br/
Fonte: MotoGP
Fotos: Divulgação/MotoGP
Por Editoria Moto Channel Brazil
Deixe um comentário